Chuva condicionou e levou a três interrupções
A terceira sessão de treinos livres para o Grande Prémio dos Países Baixos, ficou marcada por condições meteorológicas adversas, com Max Verstappen a registar o melhor tempo, batendo George Russell e Sergio Pérez, segundo e terceiro classificado, respetivamente.
PEDRO RORIZ E CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt)
A constante alteração das condições de aderência do traçado de Zandvoort, porque a chuva apareceu, antes do início da sessão e manteve-se na fase inicial, mas parou e foi possível utilizar pneus intermédios na fase final, o que fez com que o momento de esta em pista fosse determinante para a obtenção de um bom tempo.
Sem surpresa acabou por ser o neerlandês Max Verstappen (Red Bull/Honda) a registar o melhor tempo, à frente do inglês George Russell (Mercedes) e do mexicano Sergio Perez (Red Bull/Honda).
Contudo, as equipas viram os seus planos de trabalho serem prejudicados, não só, pela chuva, mas também, pelo facto de a sessão ter sido interrompida por três vezes, com a consequente perda de tempo, uma vez que o relógio não pára.
A primeira provocada pela saída de pista do dinamarquês Kevin Magnussen (Haas/Ferrari), logo na primeira volta em que saiu da “box”, o que levou a que não cumprisse uma única passagem pelo traçado, depois por causa do despiste do chinês Guanyu Zhou (Alfa Romeo/Ferrari) e, por fim, pelo facto do neozelandês Liam Lawson (Alpha Tauri/Honda), que fez um meio pião e ficou parado na pista, sem que o piloto conseguisse colocá-lo no sentido correcto.
Refira-se que Liam Lawson faz a estreia na Fórmula 1, em substituição do australiano Daniel Riccardo que partiu o pulso esquerdo no despiste de ontem a evitar acertar no carro do seu compatriota Oscar Piastri (McLaren/Mercedes),
Em destaque voltou a estar o tailandês Alexander Albon (Williams/Mercedes), que registou o sexto tempo, atrás, ainda, do espanhol Fernando Alonso (Aston Martin/Mercedes) e Lewis Hamilton (Mercedes), mas à frente do australiano Oscar Piastri (McLaren/Mercedes), do finlandês Valtteri Bottas (Alfa Romeo/Ferrari), do monegasco Charles Leclerc (Ferrari) e do inglês Lando Norris (McLaren/Mercedes), o que colocou carros de sete equipas diferentes no lote dos 10 mais rápidos.
TEMPOS DO TREINO
PILOTO | CHASSIS | MOTOR | TEMPO |
Max Verstappen | Red Bull RB19 | Honda | 1’21,631″ |
George Russell | Mercedes W14B | Mercedes | 1’22,010″ |
Sergio Perez | Red Bull RB19 | Honda | 1’22,631″ |
Fernando Alonso | Aston Martim AMR23 | Mercedes | 1’22,634″ |
Lewis Hamilton | Mercedes W14B | Mercedes | 1’22,723″ |
Alexander Albon | Williams FW45 | Mercedes | 1’22,750″ |
Oscar Piastri | McLaren MCL60 | Mercedes | 1’22,892″ |
Valtteri Bottas | Alfa Romeo C43 | Ferrari | 1’22,965″ |
Charles Leclerc | Ferrari SF-23 | Ferrari | 1’23,093″ |
Lando Norris | McLaren MCL60 | Mercedes | 1”23,158″ |
Pierre Gasly | Alpine A523 | Renault | 1’23,210″ |
Carlos Sainz | Ferrari SF-23 | Ferrari | 1’23,438″ |
Yuiki Tsunoda | Alpha Tauri AT04 | Honda | 1’23,544″ |
Logan Sargeant | Williams FW45 | Mercedes | 1’23,570″ |
Nico Hulkenberg | Haas VF-23 | Ferrari | 1’23,640″ |
Esteban Ocon | Alpine A523 | Renault | 1’23,806″ |
Liam Lawson | Alpha Tauri AT04 | Honda | 1’26,343″ |
Gaunyu Zhou | Alfa Romeo C43 | Ferrari | 1’28,482″ |
Lance Stroll | Aston Martim AMR23 | Mercedes | 2’14,058″ |
Kevin Magnussen | Haas VF-23 | Ferrari | sem tempo |