Verstappen garante “pole” nos Países Baixos
O neerlandês da Red Bull conquistou a “pole position” para o Grande Prémio dos Países Baixos de Fórmula 1, 13.ª prova do Campeonato do Mundo. O bicampeão mundial realizou o melhor tempo ao “cair do pano”, rodando em 1m10,567s. Os britânicos Lando Norris (McLaren) e George Russell (Mercedes) foram segundo e terceiro, respetivamente.
PEDRO RORIZ E CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt)
As duas interrupções na Q3, em consequência dos despistes do norte-americano Logan Sargeant (Williams/Mercedes) e do monegasco Charles Leclerc (Ferrari), permitiram que o asfalto do traçado neerlandês de Zanvoort secasse e os pilotos pudessem recorrer aos pneus macios.
Um cenário que fez com que os derradeiros quatro minutos da sessão, momento do recomeço depois do despiste do monegasco, fossem emotivos.
Os pilotos da McLaren chegaram a dar a sensação de puderem monopolizar a primeira linha da grelha, já que estavam nas duas primeiras posições no momento da segunda interrupção.
Contudo, na derradeira volta, o ídolo local, o neerlandês Max Verstappen (Red Bull/Honda), levou os milhares de espectadores presentes no traçado à loucura ao garantir a primeira posição da grelha de partida, à frente de Lando Norris que, na derradeira tentativa, não conseguiu suplantar o campeão do mundo.
Foi a oitava “pole position” da temporada de Max Verstappen, 28.ª da carreira, o que o coloca a uma do argentino Juan Manuel Fangio.
Mas se Lando Norris (McLaren/Mercedes) garantiu um lugar na primeira linha, já Oscar Piastri (McLaren) viu-se relegado para o oitavo lugar da grelha.
O piloto australiano foi batido pelo inglês George Russell (Mercedes), pelo tailandês Alexander Albon (Williams/Mercedes), os espanhóis Fernando Alonso (Aston Martin/Mercedes) e Carlos Sainz (Ferrari) e o mexicano Sergio Perez (Red Bull/Honda).
Já o monegasco Charles Leclerc (Ferrari) só na derradeira volta da Q1 conseguiu garantir a presença na Q2, e Logan Sargeant impedido de tentar fazer melhor por causa do seu despiste.
De assinalar que a Williams, tal como a Red Bull, a McLaren e a Ferrari colocou os seus dois pilotos na Q3, algo que é raro acontecer, o que deixa excelentes perspectivas para a corrida,enquanto o inglês Lewis Hamilton (Mercedes) não passou da Q2 e foi relegado para a sétima linha da grelha, por não ter parado para colocar pneus macios nos últimos minutos da Q2.
GRELHA DE PARTIDA
Max Verstappen | |
Red Bull RB19/Honda) | |
1’10,567” | |
Lando Norris | |
McLaren MCL60/Mercedes | |
1’11,104″ | |
George Russell | |
Mercedes W14/Mercedes | |
1’11,294″ | |
Alexander Albon | |
Williams FW45/Mercedes | |
1’11,419″ | |
Fernando Alonso | |
Aston Martin AMR23/Mercedes | |
1’11,506″ | |
Carlos Sainz | |
Ferrari SF-23/Ferrari | |
1’11,754″ | |
Sergio Perez | |
Red Bull RB19/Honda) | |
1’11,880″ | |
Oscar Piastri | |
McLaren MCL60/Mercedes | |
1’11,938″ | |
Charles Leclerc | |
Ferrari SF-23/Ferrari | |
1’12,635″ | |
Logan Sargeant | |
Williams FW45/Mercedes | |
1’16,718″ | |
Lance Stroll | |
Aston Martin AMR23/Mercedes | |
1’20,121″ | |
Pierre Gasly | |
Alpine A523/Renault | |
1’20,128″ | |
Lewis Hamilton | |
Mercedes W14/Mercedes | |
1’20,151″ | |
Yuki Tsunoda | |
Alpha Tauri AT04/Honda | |
1’20,230″ | |
Nico Hulkenberg | |
Haas VF-23/Ferrari | |
1’20,250″ | |
Guanyu Zhou | |
Alfa Romeo C43/Ferrari | |
1’22,067″ | |
Esteban Ocon | |
Alpine A523/Renault | |
1’22,110″ | |
Kevin Magnussen | |
Haas VF23/Ferrari | |
1’22,192″ | |
Valtteri Bottas | |
Alfa Romeo C43/Ferrari | |
1’22,260″ | |
Liam Lawson | |
Alpha Tauri AT04/Honda | |
1’23,420″ |