FÓRMULA 1

Triunfo de Max Verstappen para não… variar

Piloto da Red Bull venceu a caótica “sprint race” do Grande Prémio da Bélgica em Fórmula 1 e cimentou ainda mais o comando no campeonato. Oscar Piastri foi segundo, neste que é o primeiro pódio da carreira.

PEDRO RORIZ E CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt)

O neerlandês Max Verstappen (Red Bull/Honda) venceu a corrida “Sprint” do MCS Cruises Belgian Grand Prix, depois de ter garantido a “pole position” ao bater o australiano Oscar Piastri (McLaren/Mercedes) por 0,011 segundos.

A segunda linha foi dividida pelos Ferrari, com vantagem do espanhol Carlos Sainz (Ferrari), que ficou a 0,025 segundos do neerlandês, sobre o monegasco Charles Leclerc (Ferrari).

A chuva marcou o início da corrida, que foi sucessivamente atrasada, depois da qualificação também ser retardada, por não haver condições de segurança para a sessão começar. Apesar dos sucessivos adiamentos, a corrida começou com o pelotão atrás do “Safety Car”, que só saiu da pista ao fim de quatro voltas.

Imediatamente, antes da saída do “Safety Car”, Oscar Piastri parou nas “boxes” para trocar de pneus de chuva pelos intermédios e, com uma excelente volta de saída das boxes, ascendeu ao primeiro lugar, tirando proveito do facto dos seus adversários só o fazerem depois de cumprida uma volta ao traçado de Spa-Francorchamps.

O australiano chegou a dar a sensação de poder vencer a corrida, mas o despiste do espanhol Fernando Alonso (Aston Martin/Mercedes) levou a nova intervenção do “Safetry Car” e ao reagrupar do pelotão.

Quando a corrida recomeçou, o piloto da McLaren não resistiu ao ataque de Max Verstappen e teve de contentar-se com o segundo lugar à frente do francês Pierre Gasly (Alpine/Renault).

Entretanto, o inglês Lewis Hamilton (Mercedes) foi penalizado, em cinco segundos, por um incidente de corrida de que resultou o abandono do mexicano Sergio Perez (Red Bull/Honda), quando lutavam pelo quarto lugar, e como consequência “caiu” de quarto para sétimo, deixando a posição que ocupava para o Carlos Sainz. Charles Leclerc (5.º), Lando Norris (6.º). George Russell (8.º) foi o último a  terminar nos pontos.

Com esta vitória, Max Verstappen somou oito pontos e ainda fez a volta mais rápida. Max Verstappen tem, agora, 289 pontos, contra os 171 de Sérgio Pérez, que mantém o segundo lugar. Este domingo disputa-se a corrida principal.

Classificação – 1.º, Max Verstappem (Red Bull RB19/Honda); 11 voltas (76,920 km), em 24’58,433 (184,801 km/h; 2.º, Oscar Piastri (McLaren MCL60/Mercedes), a 6,667”; 3.º Pierre Gasly (Alpine A523/Renault), a 10,733”, 4.º, Carlos Sainz (Ferrari SF-23), a 12,648”; 5.º, Charles Leclerc(Ferrari SF-23), a 15,016”; 6.º, Lando Norris (McLaren MCL60/Mercedes), a 16,052”; 7.º, Lewis Hamilton (Mercedes W14B/Mercedes), a 16,757”; 8.º, George Russel (Mercedes W14B/Mercedes), a 16,822”; 9.º, Esteban Ocon (Alpine A523/Renault), a 22,410”; 10.º, Daniel Riccardo (Alpha Tauri AT04/Honda), a 22,806”. Classificaram-se mais oito pilotos

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *