Mundial de Ralis 2025 arranca esta quinta-feira
Sem híbridos, com mais uma prova e com o regressado Kalle Rovanperä. O Vodafone Rally de Portugal volta a estar incluído no calendário so Campeonato do Mundo da especialidade, de 15 a 18 de maio
carlos.sousa@autolook.pt – Fotos: JOÃO RICARDO BRANCO (ENVIADO ESPECIAL A MONTE CARLO)
O campeonato arranca já esta quinta-feira, com o Rali de Monte Carlo, no Mónaco, seguido da Suécia (fevereiro) e Safari (março), antes de uma das principais novidades deste ano, o Rali das Canárias, em Espanha (de 24 a 27 de abril). O Campeonato do Mundo de Ralis (WRC) tem, este ano, um calendário mais longo, com mais uma corrida (14 no total) e o regresso do antigo campeão, o finlandês Kalle Rovanperä (Toyota Yaris), num ano em que foi banido o sistema híbrido.
Kalle Rovanperä será previsivelmente o principal adversário do campeão de 2024, o belga Thierry Neuville (Hyundai i20), enquanto o francês Sébastien Ogier (Toyota Yaris) continuará a tempo parcial, participando apenas em algumas rondas. O Vodafone Rally de Portugal volta a estar incluído no calendário, de 15 a 18 de maio, sendo a quinta das 14 rondas previstas este ano, mais uma do que vinha sendo habitual, devido à introdução de quatro novas provas.
O campeonato arranca já esta quinta-feira, com o Rali de Monte Carlo, no Mónaco, seguido da Suécia (fevereiro) e Safari (março), antes de uma das principais novidades deste ano, o Rali das Canárias, em Espanha (de 24 a 27 de abril). Segue-se Portugal, Sardenha (junho), Grécia (junho), a novidade Estónia (julho) e Finlândia (agosto). De 28 a 31 de agosto disputa-se outra das novidades deste ano, o Rali do Paraguai, que antecede o Rali do Chile, em setembro.
O campeonato regressa, então, ao Velho Continente, para o Rali da Europa Central (outubro), antes da ronda final na Ásia, com o Rali do Japão (novembro) e a prova final, outra das novidades, na Arábia Saudita, de 27 a 30 de novembro.
Relativamente ao campeonato passado, saíram Croácia, Letónia e Polónia. Outra das novidades passa pela reformulação do sistema de pontuação. Depois da experiência mal sucedida em 2024, em que se atribuíam alguns pontos no final do dia de sábado e os restantes no domingo, a Federação Internacional resolveu dar um passo atrás.
Deixa de haver distribuição de pontos ao domingo, passando a pontuação a ser atribuída no final de cada prova, com distribuição de pontos pelos 10 primeiros (25-17-15-12-10-8-6-4-2-1). Contudo, mantém-se o esquema de “Super Domingo”, em que os cinco melhores do derradeiro dia de competição recebem pontos, assim como os cinco melhores da power stage (a especial final).
Segundo a FIA, isto significa que estarão em jogo um máximo de 35 pontos em cada rali (mais cinco do que anteriormente), colocando «mais ênfase na vitória absoluta, mas mantendo oportunidades de recuperação e estratégia».
Mas a principal diferença está nos regulamentos técnicos. De forma a tornar a competição mais barata e apelativa para as marcas, foi eliminado o sistema híbrido, que dava potência extra mas encarecia os carros de Rally 1, a principal categoria. Assim, em Monte Carlo os carros serão, este ano, mais leves mas, também, menos potentes, numa prova afetada este ano pelo frio e queda de neve.
«Para além das dificuldades normais em Monte Carlo, teremos o desafio de haver um novo fornecedor de pneus (a Hankook substitui a Pirelli), pelo que serão muitas as surpresas. Teremos de ir passo a passo», sublinhou o campeão mundial, Thierry Neuville.
O piloto belga admite esperar «condições mais invernosas do que nos anos anteriores que tornarão a prova ainda mais desafiante». «O primeiro objetivo é terminar», garantiu.
Em Monte Carlo estarão 70 pilotos, 10 deles em carros da principal categoria, com destaque para a Toyota (cinco), com a Hyundai a inscrever três e a M-Sport Ford dois. Os japoneses levam Sébastien Ogier, Kalle Rovanperä, o britânico Elfyn Evans e o japonês Takamoto Katsuta, aos quais se junta o finlandês Sami Pajari, campeão mundial de WRC2 em 2024, com um Yaris da equipa Toyota GAZOO Racing WRT2.
A Hyundai Motorsport defende o título de pilotos com Thierry Neuville, o estónio Ott Tänak e o francês Adrien Fourmaux. Pela M-Sport alinham o belga Grégoire Munster e o irlandês Josh McErlean. Na categoria WRC2 estão inscritos 24 carros.
PROGRAMA DO RALI DE MONTE CARLO
Pelo segundo ano consecutivo, a cidade de Gap a será o “quartel-general” do Rali de Monte Carlo, depois de dois anos de permanência na zona portuária do Mónaco. A 93.ª edição da prova organizada pelo Clube Automóvel de Mónaco vai desafiar as estrelas do Campeonato do Mundo de Ralis ao longo de 343,80 quilómetros.
Após a tradicional cerimónia de partida na Praça do Casino, no Mónaco, os procedimentos intensificam-se com três troços cronometrados realizados após o anoitecer de quinta-feira, 23 de janeiro, totalizando 54,16 quilómetros cronometrados.
Localizadas nos departamentos de Alpes-de-Haute-Provence e Hautes-Alpes, o trio de troços de abertura inclui os 21,18 quilómetros de Faucon-du-Caire/Bréziers – a mais longa da primeira noite – e Avançon/Notre-Dame-du-Laus, que tem início marcado para as 21H06, hora local, numa distância de 13,97 quilómetros.
O rali recomeça a partir de Gap na sexta-feira, 24 de janeiro, com os departamentos de Hautes-Alpes e Alpes-de-Haute-Provence a acolherem a ação. Três etapas repetidas e uma paragem de serviço ao meio-dia em Gap estão incluídas no itinerário, que cobre uma distância competitiva de 107,34 quilómetros. A especial de Saint-Maurice/Aubessagne, que abre o dia, é a mais longa da etapa, com 18,68 quilómetros.
O percurso de sábado (25 de janeiro) está centrado no departamento de Drôme, com duas voltas de três novas especiais e 131,40 quilómetros cronometrados. Com 27,00 quilómetros, a especial de dupla utilização La Motte-Chalancon/Saint-Nazaire é a mais longa do rali.
A etapa decisiva, no domingo, 26 de janeiro, marca a partida de Gap para a viagem para sul até à meta no Mónaco. Consiste em 50,90 quilómetros divididos em três troços. A Power Stage La Bollène-Vésubie/Peïra-Cava, que sobe o emblemático Col de Turini, tem início previsto para as 11h15 de Portugal continental e Madeira.