FPAK eleva os padrões do impacto mediático…
À semelhança do que tem vindo a acontecer nos últimos anos, os valores de impacto mediático do automobilismo e karting têm vindo a subir significativamente e, 2024, não fugiram à regra, fruto da aposta clara e inequívoca da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting.
carlos.sousa@autolook.pt – Foto: JOÃO DA FRANCA
Em 2024, os valores ascendem aos 170 milhões de euros face aos 106 milhões registados no ano anterior. Este aumento prende-se, sobretudo, numa aposta clara de todos os intervenientes no nosso desporto em comunicar e divulgar as diversas modalidades.
A Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK) faz uma aposta clara nessa matéria, ajudando, claramente, a atingir estes números históricos nunca registados desde 2016. A notoriedade do nosso desporto é um aspeto fundamental para atrair público, apoios, mas também novos praticantes.
Os dados agora revelados pela Cision, empresa líder global em serviços e software de pesquisa, monitorização e análise de media, engloba 10 modalidades desportivas: Ralis, Todo-o-terreno, Montanha, Velocidade, Karting, Ralicross, Trial 4X4, Regularidade, Drift e Novas Energias e são avaliados meios televisivos, radiofónicos, imprensa escrita e sites de informação.
Como vem sendo habitual e até pelo número de provas e campeonatos, os Ralis são a modalidade que mais impacto apresenta (101.798.420 euros), seguido do Todo-o-terreno (15.271.819 euros), Velocidade (13.059.774 euros), Montanha (10.875.841 euros), Karting (9.772.833 euros), Ralicross (9.475.000 euros), Novas Energias (4.125.189 euros), Regularidade (3.532.682 euros), Drift (3.035.265 euros) e por fim o Trial 4X4 (1.044.722 euros) e por fim o Trial 4X4 (1.044.722 euros).