Africa Eco Race: de Monte Carlo a Dakar
Criado em 2009 pelo francês René Metge, o Africa Eco Race vai cumprir a 10.ª edição, levando uma caravana de mais de 100 concorrentes de Monte Carlo a Dakar, recuperando o projecto inicial de Thierry Sabine, o criador do “Dakar”.
Texto: PEDRO RORIZ (auto.look2010@gmail.com)
Quando, em consequência do assassinato de turistas franceses, a ASO, entidade organizadora do “Dakar”, decidiu cancelar a edição de 2008, que partia de Lisboa, e levar o “Dakar” para a América do Sul, René Metge viu a oportunidade de fazer regressar o espírito da prova e em 2010 lançou o Africa Eco Race, competição que tem vindo a ganhar cada mais participantes. É certo que, ao contrário do que sucedia antes, a prova decorre junto à costa atlântica de Marrocos, Mauritânia e Senegal, mas aos poucos tem vindo a ganhar adeptos e, embora não tenha o impacto comunicacional do “Dakar”, tem vindo a ganhar concorrentes e espaço mediático sendo uma aposta ganha.
Além disso a participação na prova é muito mais económica do que no “Dakar” e as dunas e a areia dominam num percurso repleto de “armadilhas”, mas que é sempre desafiante, e onde a navegação vai ser determinante. Tudo vai começar em Monte Carlo, este sábado (29 de Dezembro), depois de dois dias de verificações, em Menton, com a caravana a celebrar a passagem do ano no meio do Mediterrâneo, antes de chegar a Nador, cidade marroquina, onde, no primeiro dia do ano, começa a parte competitiva.
De seguida serão cerca de 6.000 km de competição que terminam dia 13 no mítico Lac Rose, situado nos arredores da capital senegalesa, onde todos os que chegarem serão vencedores, ainda que só alguns inscrevam o nome nas respectivas listas. Cinco etapas em Marrocos, seis na Mauritânia, duas delas em “ronde”, e uma no Senegal fazem o traçado que os mais de 100 participantes vão ter de enfrentar para irem da cidade marroquina de Nador até à capital do Senegal.
DIA | ETAPA | EXTENSÃO | SS |
1 | Nador – La Momie | 648,68 | 90,57 |
2 | La Momie – Agdal | 433,89 | 431,22 |
3 | Agdal – Oued Draa | 415 | 400,71 |
4 | Oued Draa – Fort Chacal | 494,57 | 492,75 |
5 | Fort Chacal – Dakhla | 638,4 | 419,37 |
6 | Descanso em Dakhla | ||
7 | Dakhla – Chami | 559,93 | 176,57 |
8 | Chami – Chami | 500,99 | 480,98 |
9 | Chami – Amodjar | 506,85 | 445,12 |
10 | Amodjar – Amodjar | 482,82 | 374,37 |
11 | Amodjar – Akjoujt | 519,86 | 471,58 |
12 | Akjoujt – St. Louis | 556,2 | 217,69 |
13 | St. Louis – Dakar | 299,75 | 21,93 |
OS VENCEDORES
O francês Jean-Louis Schlesser, vencedor de mais de metade das edições realizadas, é o dominador nos automóveis, com as últimas quatro edições a terem vencedores diferentes. De assinalar que nos seus seis triunfos, Jean-Louis Schlesser foi acompanhado por quatro navegadores.
VENCEDORES NOS AUTOMÓVEIS
ANO | EQUIPA | CARRO |
2009 | Jean-Louis Schlesser/Arnaud Debron | Schlesser |
2010 | Jean-Louis Schlesser/Arnaud Debron | Schlesser |
2011 | Jean-Louis Schlesser/Céline Merle-Beral | Schlesser |
2012 | Jean-Louis Schlesser/Cyril Esquirol | Schlesser |
2013 | Jean-Louis Schlesser/Cyril Esquirol | Schlesser |
2014 | Jean-Louis Schlesser/Thierry Magnaldi | Schlesser |
2015 | Jean-Antoine Sabatier/Jean-Luc Rojat | Bugga One |
2016 | Kanat Shagirov/Vitaliy Yevtyekhov | Toyota |
2017 | Vladimir Vasilyev/Konstantin Zhiltosv | Mini |
2018 | Mathieu Serradori/Fabian Lurquin | MCM |
NÚMERO DE VITÓRIAS
PILOTOS
6 – Jean-Louis Schlesser
1 – Jean-Antoine Sabatier, Kanat Shagirov, Mathieu Serradoni, Vladimir Vasilyev
NAVEGADORES
2 – Arnaud Debron, Cyril Esquirol
1 – Céline Merle-Beral, Fabian Lurquin, Thierry Magnaldi, Jean-Luc Rojat, Vitaly Yevtyekhov, Konstantin Zhiltsov
MARCAS
6 – Schlesser
1 – Bugga One, MCM, Mini, Toyota
VENCEDORES NAS MOTOS
Nas motos, a exemplo do que sucede no “Dakar”, o domínio é da KTM, com oito vitórias, com o norueguês Pal Anders Ullvalseter a ser o único piloto a bisar.
ANO | PILOTO | MOTO |
2009 | Jose Manuel Pellicer | BMW |
2010 | Marco Capodacqua | KTM |
2011 | Willy Jobard | KTM |
2012 | Oscar Poli | KTM |
2013 | Martin Fontyn | KTM |
2014 | Michael Pisano | Honda |
2015 | Pal Anders Ullvalseter | KTM |
2016 | Pal Anders Ullvalseter | KTM |
2017 | Gev Teddy Sella | KTM |
2018 | Paolo Ceci | KTM |
NÚMERO DE VITÓRIAS
PILOTOS
2 – Pal Anders Ullvalseter
1 – Marco Capodacqua, Paolo Ceci, Martin Fontyn, Willy Jobard, Jose Manuel Pellicer, Michael Pisano, Óscar Poli, Gev Teddy Sela
MARCAS
8 – KTM
1 – BMW, Honda
PESOS PESADOS
Nos “pesos pesados” o checo Tomas Tomecek e o russo Anton Shibalov somam três triunfos, com a Kamaz, com quatro, a ser a marca mais vitoriosa, sendo de assinalar que o holandês Gerard De Rooy, o ultimo vencedor, alcançou o triunfo 10 anos depois do pai, Jan, ter ganho a primeira edição da prova, naquelas que são as duas vitórias de Iveco
ANO | EQUIPA | CAMIÃO |
2009 | Jan De Rooy/Dany Colebunders/Darek Rodewald | Iveco |
2010 | Miklos Kovacs/Peter Czegledi/TomasToth | Scania |
2011 | Tomas Tomecek/Vojtech Moravek | Tatra |
2012 | Tomas Tomecek/Vojtech Moravek | Tatra |
2013 | Anton Shibalov/Evegny Yakolev/Dmitry Sotnikov | Kamaz |
2014 | Tomas Tomecek/Vojtech Moravek | Tatra |
2015 | Anton Shibalov/Robert Amatych/Almaz Khisamiev | Kamaz |
2016 | Anton Shibalov/Robert Amatych/Almaz Khisamiev | Kamaz |
2017 | Andrey Karginov/Andrey Mokeev/Dmitrii Nikitin | Kamaz |
2018 | Gerard De Rooy/Darek Rodewald/Moi Torrellardona | Iveco |
NÚMERO DE VITÓRIAS
PILOTOS
3 – Tomas Tomecek, Anton Shibalov
1 – Gerard De Rooy, Jan De Rooy, Andrey Karginov, Miklos Kovacs
NAVEGADORES
3 – Vojtech Moravek
2 – Robert Amatych, Dany Colebunders, Peter Czegledi, Almaz Khisamiev, Darek Rodewlad, Tomas Toth, Evgeny Yakolev
MARCAS
4 – Kamaz
3 – Tatra
2 – Iveco
1 – Scania