Africa Eco Race: de Monte Carlo a Dakar

Criado em 2009 pelo francês René Metge, o Africa Eco Race vai cumprir a 10.ª edição, levando uma caravana de mais de 100 concorrentes de Monte Carlo a Dakar, recuperando o projecto inicial de Thierry Sabine, o criador do “Dakar”.

Texto: PEDRO RORIZ (auto.look2010@gmail.com)

Quando, em consequência do assassinato de turistas franceses, a ASO, entidade organizadora do “Dakar”, decidiu cancelar a edição de 2008, que partia de Lisboa, e levar o “Dakar” para a América do Sul, René Metge viu a oportunidade de fazer regressar o espírito da prova e em 2010 lançou o Africa Eco Race, competição que tem vindo a ganhar cada mais participantes. É certo que, ao contrário do que sucedia antes, a prova decorre junto à costa atlântica de Marrocos, Mauritânia e Senegal, mas aos poucos tem vindo a ganhar adeptos e, embora não tenha o impacto comunicacional do “Dakar”, tem vindo a ganhar concorrentes e espaço mediático sendo uma aposta ganha.

Além disso a participação na prova é muito mais económica do que no “Dakar” e as dunas e a areia dominam num percurso repleto de “armadilhas”, mas que é sempre desafiante, e onde a navegação vai ser determinante. Tudo vai começar em Monte Carlo, este sábado (29 de Dezembro), depois de dois dias de verificações, em Menton, com a caravana a celebrar a passagem do ano no meio do Mediterrâneo, antes de chegar a Nador, cidade marroquina, onde, no primeiro dia do ano, começa a parte competitiva.

De seguida serão cerca de 6.000 km de competição que terminam dia 13 no mítico Lac Rose, situado nos arredores da capital senegalesa, onde todos os que chegarem serão vencedores, ainda que só alguns inscrevam o nome nas respectivas listas. Cinco etapas em Marrocos, seis na Mauritânia, duas delas em “ronde”, e uma no Senegal fazem o traçado que os mais de 100 participantes vão ter de enfrentar para irem da cidade marroquina de Nador até à capital do Senegal.

 

DIAETAPAEXTENSÃOSS
1Nador – La Momie648,6890,57
2La Momie – Agdal433,89431,22
3Agdal  – Oued Draa415400,71
4Oued Draa – Fort Chacal494,57492,75
5Fort Chacal – Dakhla638,4419,37
6Descanso em Dakhla
7Dakhla – Chami559,93176,57
8Chami – Chami500,99480,98
9Chami – Amodjar506,85445,12
10Amodjar – Amodjar482,82374,37
11Amodjar – Akjoujt519,86471,58
12Akjoujt – St. Louis556,2217,69
13St. Louis – Dakar299,7521,93

 

Elisabete Jacinto e Jean-Louis Schlesser

OS VENCEDORES

O francês Jean-Louis Schlesser, vencedor de mais de metade das edições realizadas, é o dominador nos automóveis, com as últimas quatro edições a terem vencedores diferentes. De assinalar que nos seus seis triunfos, Jean-Louis Schlesser foi acompanhado por quatro navegadores.

 

 

 

VENCEDORES NOS AUTOMÓVEIS

 

ANOEQUIPACARRO
2009Jean-Louis Schlesser/Arnaud DebronSchlesser
2010Jean-Louis Schlesser/Arnaud DebronSchlesser
2011Jean-Louis Schlesser/Céline Merle-BeralSchlesser
2012Jean-Louis Schlesser/Cyril EsquirolSchlesser
2013Jean-Louis Schlesser/Cyril EsquirolSchlesser
2014Jean-Louis Schlesser/Thierry MagnaldiSchlesser
2015Jean-Antoine Sabatier/Jean-Luc RojatBugga One
2016Kanat Shagirov/Vitaliy YevtyekhovToyota
2017Vladimir Vasilyev/Konstantin ZhiltosvMini
2018Mathieu Serradori/Fabian LurquinMCM

 

NÚMERO DE VITÓRIAS

PILOTOS

6 – Jean-Louis Schlesser

1 – Jean-Antoine Sabatier, Kanat Shagirov, Mathieu Serradoni, Vladimir Vasilyev

NAVEGADORES

2 – Arnaud Debron, Cyril Esquirol

1 – Céline Merle-Beral, Fabian Lurquin, Thierry Magnaldi, Jean-Luc Rojat, Vitaly Yevtyekhov, Konstantin Zhiltsov

MARCAS

6 – Schlesser

1 – Bugga One, MCM, Mini, Toyota

 

VENCEDORES NAS MOTOS

Nas motos, a exemplo do que sucede no “Dakar”, o domínio é da KTM, com oito vitórias, com o norueguês Pal Anders Ullvalseter a ser o único piloto a bisar.

 

 

 

ANOPILOTOMOTO
2009Jose Manuel PellicerBMW
2010Marco CapodacquaKTM
2011Willy JobardKTM
2012Oscar PoliKTM
2013Martin FontynKTM
2014Michael PisanoHonda
2015Pal Anders UllvalseterKTM
2016Pal Anders UllvalseterKTM
2017Gev Teddy SellaKTM
2018Paolo CeciKTM

 

NÚMERO DE VITÓRIAS

PILOTOS

2 – Pal Anders Ullvalseter

1 – Marco Capodacqua, Paolo Ceci, Martin Fontyn, Willy Jobard, Jose Manuel Pellicer, Michael Pisano, Óscar Poli, Gev Teddy Sela

MARCAS

8 – KTM

1 – BMW, Honda

PESOS PESADOS

Tomas Tomecek e Anton Shibalov com a Kamaz

Nos “pesos pesados” o checo Tomas Tomecek e o russo Anton Shibalov somam três triunfos, com a Kamaz, com quatro, a ser a marca mais vitoriosa, sendo de assinalar que o holandês Gerard De Rooy, o ultimo vencedor, alcançou o triunfo 10 anos depois do pai, Jan, ter ganho a primeira edição da prova, naquelas que são as duas vitórias de Iveco

 

ANOEQUIPACAMIÃO
2009Jan De Rooy/Dany Colebunders/Darek RodewaldIveco
2010Miklos Kovacs/Peter Czegledi/TomasTothScania
2011Tomas Tomecek/Vojtech MoravekTatra
2012Tomas Tomecek/Vojtech MoravekTatra
2013Anton Shibalov/Evegny Yakolev/Dmitry SotnikovKamaz
2014Tomas Tomecek/Vojtech MoravekTatra
2015Anton Shibalov/Robert Amatych/Almaz KhisamievKamaz
2016Anton Shibalov/Robert Amatych/Almaz KhisamievKamaz
2017Andrey Karginov/Andrey Mokeev/Dmitrii NikitinKamaz
2018Gerard De Rooy/Darek Rodewald/Moi TorrellardonaIveco

 

NÚMERO DE VITÓRIAS

PILOTOS

3 – Tomas Tomecek, Anton Shibalov

1 – Gerard De Rooy, Jan De Rooy, Andrey Karginov, Miklos Kovacs

NAVEGADORES

3 – Vojtech Moravek

2 – Robert Amatych, Dany Colebunders, Peter Czegledi, Almaz Khisamiev, Darek Rodewlad, Tomas Toth, Evgeny Yakolev

MARCAS

4 – Kamaz

3 – Tatra

2 – Iveco

1 – Scania

 

Partilhe

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever  
Notificação