RALIS

Sébastien Loeb: a vedeta no Azores Rally

Afastado dos Campeonatos da Europa e de Portugal, o Azores Rally passou a integrar o calendário do Tour European Rally Series (TER), do qual é a terceira prova, depois dos ralis Terra Valle de Tevere e Sierra Morena, que decorreram em Itália e Espanha, respectivamente.

PEDRO RORIZ E CARLOS SOUSA  (carlos.sousa@autolook.pt)

Apesar de ter perdido a presença em campeonatos mais importantes, o Grupo Desportivo e Comercial (GDC) não baixou os braços e conseguiu atrair a S. Miguel vários pilotos de nomeada e reunir 11 RC2, os carros mais competitivos a seguir aos WRC.

O clube açoriano demonstrou uma capacidade de reacção que poucos julgaram possível, que contou com o apoio das entidades oficiais, conscientes da importância da prova na promoção turística da região. E não há melhor propaganda do que as imagens da especial das Sete Cidades em dia de sol.

E foi essa apoio que permitiu contar com a presença do nove vezes campeão mundial, o francês Sébastien Loeb (Skoda Fabia RS Rally2), que se estreia ao volante de um carro da marca checa e também pela primeira vez no rali açoriano.

Ao experiente piloto francês juntam-se os noruegueses Andreas Mikkelsen (Skoda Fabia RS Rally2), vencedor em 2012 e 2021, e Ole Christian Veiby (Skoda Fabia Rally2 Evo), o checo Erik Cais (Skoda Fabia RS Rally2) e os espanhóis Nil Solans (Skoda Fabia Rally2 Evo) e Pablo Diez (Skoda Fabia R5), o que deixa antever uma intensa luta pela vitória, ainda que o francês tenha de ser apontado como favorito.

O trabalho desenvolvido pelo GDC não pode deixar de ser louvado e deverá causar inveja a organizações com mais pergaminhos e integradas em campeonatos de nível superior, esperando-se que a inspecção que vai ser feita pela Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK), para o regresso ao Campeonato de Portugal, que começou por ser garantida, permita o regresso ao mais importante calendário nacional, já que em termos europeus será mais difícil.

O campeão açoriano, Luís Miguel Rego (Skoda Fabia Rally2 Evo), e Ricardo Moura (Skoda Fabia Rally2 Evo) deverão ser os pilotos locais que vão entrar na luta com os estrangeiros, ainda que o primeiro, apostado na revalidação do título, possa optar por alguma contenção, enquanto o segundo, sem essas preocupações, pode tentar repetir o feito de 2016, quando venceu a prova que, na altura, contava para o “Europeu”.

O lote de pilotos locais ao volante dos RC2 completa-se com Bruno Amaral (Ford Fiesta R5), Ruben Rodrigues (Skoda Fabia Rally2 Evo), campeão em 2021, que se estreia ao volante do carro da marca checa e que querer reconquistar o ceptro, e Pedro Câmara (Citroen C3 Rally2), vencedor das duas últimas provas do ano passado, o PicoWimes Rali e o Rali Além Mar – Ilha Lilás, numa demonstração de uma cada vez maior adaptação ao carro da marca francesa.

O facto de a prova ter visto reduzida a sua importância em termos de calendários que integra levou a organização a reduzir a sua extensão, para a dimensão definida para o Campeonato dos Açores de Ralis, o que implicou, para além da redução do número de classificativas, o encurtar as clássicas Sete Cidades, Tronqueira e Graminhais, reduzindo-as sensivelmente a metade da sua extensão anterior.

Foram muitos os fãs de automobilismo e público em geral que não quiseram perder a oportunidade de conhecer os concorrentes ao 57.º Azores Rallye na cerimónia de partida que teve lugar ontem à noite, no centro de Ponta Delgada, cidade anfitriã do evento incluído na Tour European Rally Series, Campeonato dos Açores de Ralis e Troféu de Ralis de Terra dos Açores.

ara além dessa cerimónia, a passagem das equipas que, a partir de hoje, estarão na estrada pela zona nobre da cidade foi ocasião para recolha de autógrafos, convívio e as já inevitáveis selfies com as estrelas mundiais de passagem pelos Açores e também com os principais protagonistas da modalidade no arquipélago.

A prova começa esta sexta-feira, à tarde, com uma dupla passagem pelas especiais de Feteiras (7,46 km – 13h33 e 16h20) e Sete Cidades (10.69 km – 14h16 e 17h03), com o dia a terminar com a primeira visita à Super Especial Grupo Marques (3,12 km – 18h00), que atrai milhares de espectadores.

No sábado, os concorrentes têm pela frente a dupla passagem pelas provas de classificação de Tronqueira (12,28 km – 9h38 e 14h55), a mais extensa, Graminhais (11,44 km – 10h28 e 15h45) e Ribeira Grande (9.67 km – 11h18 e 17h30), com a segunda passagem pelo Grupo Marques (12h15) a separar as duas voltas.

Nota – em Portugal Continental e na Madeira é mais uma hora

CLASSIFICAÇÃO DO TER

PILOTOS – 1.º, “Pepe” Lopez, 33 pontos; 2.º, Andrea Crugnola, 32; 3.º, Ivan Ares, 26; 4.º, Umberto Scandola, 24; 5.º, Jean-Pierre Quilichi e Jose Antonio Suarez, 22; 7.º, Tommaso Ciuffi e Jose Luis Pelaes, 19; 9.º, Daniele Cecoli e Sergi Perez, 17. Estão classificados mais 12 pilotos.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *