RALIS

RallySpirit: a apologia auto de competição

O RallySpirit é um espetáculo cada vez mais consolidado dentro do panorama nacional e internacional do conceito Rally Legends. A edição deste ano prestou homenagem à Diabolique Motorsport e o saudoso Joaquim Santos. Parabéns a Carlos Fernandes e a Pablo Pazó pelas respetivas vitórias entre Spirit e Históricos.

carlos.sousa@autolook.pt

Uma festa das corridas de automóveis ao longo dos tempos, dos ralis em particular, com uma conjugação de fatores como a maior lista de inscritos de sempre, condições atmosféricas ideais e um conjunto cada vez mais precioso de carros. Um rali que ano após ano atrai cada vez mais os regulares participantes nos eventos mundiais de Rally Legends, para além naturalmente dos indefetíveis e também cada vez em maior número pilotos portugueses. Receita de sucesso que veio para ficar e crescer, uma caravana que não deixa ninguém indiferente, velhos e novos, homens e mulheres.

«Acaba de acabar» e já todos querem que recomece. Que um ano passe num lapso de tempo e que todos possam reviver tudo de novo já amanhã. É essa a sensação que fica entre quem assiste, mas também é esse o sentimento entre os participantes, que de sorriso aberto garantem que vão regressar.

FERNANDES VENCE NOS SPIRIT

E PAZÓ NOS HISTÓRICOS

Desportivamente, a dupla Carlos Fernandes/Valter Cardoso, em Mitsubishi Carisma GT, liderou entre os Spirit desde o primeiro troço, consolidando a vantagem ao longo de toda a prova até terminar com 1m39,8s de vantagem sobre os segundos classificados, Rui Madeira e Paula Madeira, em Mitsubishi Lancer Evo3.

Rui Madeira rodou no segundo posto ao longo do primeiro dia, mas perderia a posição para Hugo Lopes e Magda Oliveira (Citroën Saxo Kit Car) na derradeira classificativa de sexta-feira, a Super Especial Braga, devido a um problema mecânico.

Problema resolvido na última assistência do dia, o vencedor da Taça do Mundo de Grupo N de 1995 entrou ao ataque logo a abrir manhã da 3.ª etapa, disputada este sábado, e recuperou o lugar intermédio do pódio a Hugo Lopes, para não mais o perder, embora sempre sob alguma pressão do viseense, como os 9,3s que os separaram no final o demonstram.

Já os espanhóis Eugenio González e Luis Comesaña (Ford Escort MKII) ultrapassaram Rui Salgado e Luís Godinho, em VW Golf II GTI, chegando à segunda posição após a PE10, a terceira deste sábado. Foram consolidando ligeiramente o lugar intermédio do pódio até aos 13,8s que os separaram do terceiro posto de Godinho.

“A MAIOR E MELHOR LISTA DE SEMPRE”

«O balanço é muito positivo. Estamos a consolidar cada vez mais o rali internacionalmente e penso que o resultado deste esforço ao longo das nove edições tem sido o constante elevar da fasquia», começou por afirmar Pedro Ortigão.

«Este ano, conseguimos a maior lista de inscritos de sempre, com um salto idêntico na qualidade dos carros presentes. Correu tudo muito bem», acrescentou.

«Aliás, quando vemos pilotos que fazem as provas de referência a nível mundial afirmarem que para o ano estarão cá outra vez e que vão dizer aos amigos para também vir a Portugal, esse é o melhor incentivo que um organizador pode ter», prosseguiu um dos responsáveis da X Racing.

O RallySpirit é organizado pela X Racing, com a habitual colaboração desportiva do Clube Automóvel de Santo Tirso, e integra o exclusivo circuito dos Rally Legends europeus, o Slowly Sideways Europe.

Esta edição proporcionou mais três dias de grande espetáculo, com carros de sonho a percorrer troços exigentes e de grande beleza ao longo de florestais e de importantes centros urbanos das regiões do Minho e Douro Litoral. O RallySpirit 2024 terminou, viva o RallySpirit 2025!

CLASSIFICAÇÕES

SPIRIT

1.º Carlos Fernandes/Valter Cardoso (Mitsubishi Carisma GT), 57m15.0s

2.º Rui Madeira/Paula Madeira (Mitsubishi Lancer Evo3), a 1m39.8s

3.º Hugo Lopes/Magda Oliveira (Citroën Saxo Kit Car), a 1m49.1s

HISTÓRICOS

1.º Pablo Pazó/Ezequiel Salgueiro (Talbot Sunbeam Lotus), 58m21.5s

2.º Eugenio González/Luis Comesaña (Ford Escort MKII), 2m48.1s

3.º Rui Salgado/Luís Godinho (VW Golf II GTI), 3m01.9s

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *