Diego Ruiloba vitorioso no “Vinho Madeira”
Diego Ruiloba foi quem colheu os louros do Rali Vinho Madeira, mas o madeirense Alexandre Camacho, mesmo após uma longa paragem de uma dezena de meses e de fazer a sua estreia aos comandos do carro japonês Toyota GR Yaris Rally2, esteve em excelente plano, cedendo apenas 3,7 segundos para o espanhol.
PEDRO RORIZ E CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt)
Foi na segunda passagem pela classificativa da Calheta, onde perdeu 2,5 segundos que Alexandre Camacho (Toyota GR Yaris Rally2) desperdiçou a oportunidade de vencer, pela sétima vez, o Rali Vinho Madeira. O piloto madeirense ganhou 1,7 segundos no último confronto, mas não chegaram para impedir o triunfo do espanhol Diego Ruiloba (Citroën C3 Rally2) que, após 11 anos de triunfos portugueses, voltou a colocar uma equipa estrangeira no lugar mais alto do pódio.
Uma vitória justa de Diego Ruiloba que, a partir do momento em que se viu no comando da prova, em consequência da penalização do italiano Simone Campedelli (Skoda Fabia RS Rally2), o “vencedor moral”, se é que isso existe, depois de ter triunfado em nove das 15 classificativas, soube gerir a escassa vantagem de que dispunha, para atacar a uma prova de classificação do fim, o que pode ter condicionado a moral do seu adversário.
Excelente prova de Alexandre Camacho (Toyota GR Yaris Rally2), que tinha contra si o facto de estar a fazer a primeira prova da temporada e de conduzir pela primeira vez o carro da marca japonesa, que fazia a estreia nas provas portugueses guiado por um português.
Armindo Araújo (Skoda Fabia RS Rally2) acabou por garantir o derradeiro lugar do pódio e arrecadar a pontuação máxima para o Campeonato de Portugal, com José Pedro Fontes (Citroën C3 Rally2) a sair da estrada na derradeira classificativa e a perder a oportunidade de terminar no pódio, o que parecia estar ao seu alcance.
Como consequência do facto de ser o mais pontuado em termos de Campeonato de Portugal, Armindo Araújo ascendeu ao primeiro lugar com sete pontos de vantagem sobre Kris Meeke, o seu adversário, quando faltam duas provas para o final do campeonato.
Recorde-se que o inglês Kris Meeke (Hyundai i20 N Rally2), que começou o rali com um princípio de incêndio e que o obrigou a não cumprir a super-especial de abertura, custou-lhe 10 minutos de penalização e não foi além do sétimo lugar entre os que pontuam para o campeonato.
Se Alexandre Camacho venceu de forma clara entre os madeirenses, é Miguel Nunes (Skoda Fabia Rally2 Evo), quarto da geral, o maior beneficiado por ascender ao comando do campeonato insular,.
Miguel Nunes beneficiou do atraso de João Silva (Skoda Fabia Rally2 Evo) que, logo na fase inicial da prova bateu num muro, o que lhe custou um atraso de oito minutos, para os mais rápidos, impossíveis de recuperar, apesar de ter partilhado com Simone Campedelli muitas das duas primeiras posições nas especiais.
Fica a dúvida de saber se Alexandre Camacho vai cumprir o que falta do calendário madeirense, pois se o fizer pode “baralhar” as contas dos candidatos ao título.
Rui Jorge Fernandes (Renault Clio Rally4) venceu as Duas Rodas Motrizes, depois de dominar a quase totalidade da prova, já que só após a Super Especial de abertura é que não esteve no comando da categoria, posição nessa altura ocupada por Gonçalo Henriques (Renault Clio Rally4).
Por sua vez, Hugo Lopes (Peugeot 208 Rally4) triunfou na Peugeot Rally Cup Portugal e na Peugeot Rally Cup Iberica, vendo aqueles que foram os seus mais directos adversários, Vítor Sá (Peugeot 208 Rally4) e o espanhol Miguel Garcia (Peugeot 208 Rally4), que também passaram pelo comando desistirem.
TRÊS FERIDOS EM DESPISTE
NO RALI VINHO MADEIRA
Três pessoas ficaram hoje feridas na sequência do despiste de um automóvel em prova no Rali Vinho Madeira, numa classificativa no concelho da Ponta do Sol, na zona oeste da ilha, indicou a organização da prova. A viatura n.º 30 é um Porches pilotado por Américo Gouveia.
«No decorrer a PEC 13 – Ponta do Sol 2, na zona o Carvalhal, a viatura n.º 30, sofreu um despiste. Entre os espetadores houve três feridos. Foram acionados imediatamente os meios, que chegaram lá rapidamente», refere a organização em comunicado.
A nota esclarece que os feridos foram avaliados «pelo médico que estava no local como outros que foram destacados da partida», bem como pela Equipa Médica de Intervenção Rápida (EMIR).
«Foram enviados para o hospital, que estava em alerta para recebê-los, por precaução», refere a organização, indicando que fornecerá mais informações sobre o estado de saúde dos mesmos mais tarde.
«Na prova, os pilotos que ainda não haviam partido seguiram por percurso alternativo para a PEC seguinte. Os que estavam em prova continuaram e os que estavam retidos vão fazer em ligação até à PEC seguinte», adianta o comunicado da organização do Rali Vinho Madeira.
Não foram divulgadas informações sobre a identidade dos feridos, mas o Diário de Notícias da Madeira noticiou que se trata de duas crianças e um adulto. A viatura n.º 30 é um Porches pilotado por Américo Gouveia.
A edição de 2024 do Rali Vinho Madeira teve início quinta-feira e termina hoje no Funchal, com a cerimónia de chegada das viaturas prevista para as 18h30, na Avenida do Mar e das Comunidades Madeirense.
FICHA DA PROVA
Prova – Rali Vinho Madeira
Data – 1/3 de Agosto
Organizador – Club Sports da Madeira
Estrutura – 666,63 km divididos por três etapas: Funchal – Funchal (10,07 km); Funchal – Funchal (325,98 km); Funchal – Funchal (330,58 km)
PC – 15 (1 + 7 + 7)
Extensão das PC – 189,70 km (2,18 km + 93,34 km + 94,18 km)
Percentagem das PC – 28,45 %
Inscritos – 85 (18 RC2, 1 RC3, 36 RC4, 3 RC5, 6 RGT, 1 P5, 2 P4, 1 P2, 5 P1, 4 X2, 8 X1)
Participantes – 85 (18 RC2, 1 RC3, 36 RC4, 3 RC5, 6 RGT, 1 P5, 2 P4, 1 P2, 5 P1, 4 X2, 8 X1)
Classificados – 64 (14 RC2, 1 RC3, 28 RC4, 2 RC5, 5, RGT, 1 P5, 1 P4, 1 P2, 4 P1, 2 X2, 5 X1)
COMANDANTES SUCESSIVOS
Absoluto – Simone Campedelli, da 1.ª à 4.ª PC; Diego Ruiloba, da 5.ª à 15.ª PC
RC2 – Simone Campedelli, da 1.ª à 4.ª PC; Diego Ruiloba, da 5.ª à 15.ª PC
RC3 – Nuno Caetano, da 1.ª à 15.ª PC
RC4 – Gonçalo Henriques, na 1.ª PC; Rui Jorge Fernandes, da 2.ª à 15.ª PC
RC5 – André Freitas, na 1.ª PC; José Romero, da 2.ª à 15.ª PC
RGT – Joachim Wagemans, da 1.ª à 15.ª PC
P5 – Nelson Silva, da 1.ª à 15.ª PC
P4 – Marco Oliveira, na 1.ª PC; Adruzilo Lopes, da 2.ª à 15.ª PC
P2 – Gil Silva, na 1.ª PC; Nuno Ferreira, na 2.ª PC; Gil Silva, na 3.ª PC; Nuno Ferreira, na 4.ª e 5.ª PC; Gil Silva, na 6.ª PC; Nuno Ferreira, da 7.ª à 15.ª PC
P1 – João Alix, na 1.ª PC; Sandro Teixeira, da 2.ª à 15.ª PC
X2 – Cláudio Nóbrega, da 1.ª à 15.ª PC
X1 – Filipe Silva, na 1.ª PC; Márcio Ferreira, da 2.ª à 8.ª PC; Filipe Silva, da 9.º à 15.ª PC
VENCEDORES
Absoluto – Diego Ruiloba/Angel Vela (Citroën C3 Rally2)
RC2 – Diego Ruiloba/Angel Vela (Citroën C3 Rally2)
RC3 – Nuno Caetano/Rui Vilaça (Ford Fiesta Rally3)
RC4 – Rui Jorge Fernandes/João Pedro Freitas (Renault Clio Rally4)
RC5 – José Romero/Miguel Freitas (Citroën DS3 R1)
RGT – Joachim Wagemans/Thijs Ozeel (Alpine A110 Rally RGT)
P5 – Nelson Silva/Paulo Silva (Toyota Yaris Proto)
P4 – Adruzilo Lopes/Vítor Hugo (Skoda Fabia N5)
P2 – Nuno Ferreira/Luís Ribero (Renault Clio RS R3T)
P1 – Sandro Teixeira/João Neves (Citroën C2 R2)
X2 – Cláudio Nóbrega/Hugo Martins (Datsun 1200)
X1 – Filipe Silva/Nélio Martins (Citroën Saxo Kir Car)
CLASSIFICAÇÃO
POS. | EQUIPA | CARRO | TEMPO |
1.º | Diego Ruiloba/Angel Vela | Citroën C3 Rally2 | 2.00’03,9″ |
2.º | Alexandre Camacho/Carlos Magalhães | Toyota GR Yaris Rally2 | a 3,7″ |
3.º | Armindo Araújo/Luís Ramalho | Skoda Fabia RS Rally2 | a 21,2″ |
4.º | Miguel Nunes/João Paulo | Skoda Fabia Rally2 Evo | a 41,2″ |
5.º | Ricardo Teodósio/José Teixeira | Hyundai i20 N Rally2 | a 2’28,1″ |
6.º | Mguel Caires/João Paulo Sousa | Skoda Fabia Rally2 Evo | a 2’49,9″ |
7.º | Joachim Wagemans/Thijs Ozeel | Alpine A110 Rally RGT | a 3’12,8″ |
8.º | Ernesto Cunha/Rui Raimundo | Skoda Fabia Rally2 Evo | a 5’08,2″ |
9.º | Rui Alberto Pinto/Marco Macedo | Skoda Fabia Rally2 Evo | a 6’05,0″ |
10.º | Gil Freitas/Duarte Miranda | Alpine A110 Rally RGT | a 7’12,3″ |
OS MAIS RÁPIDOS
1.º | 2.º | 3.º | 4.º | 5.º | 6.º | |
Simone Campedelli | 9 | 4 | 0 | 0 | 0 | 0 |
Diego Ruiloba | 3 | 2 | 2 | 6 | 0 | 1 |
João Silva | 2 | 5 | 1 | 1 | 2 | 0 |
José Pedro Fontes | 1 | 1 | 1 | 3 | 2 | 5 |
Armindo Araújo | 0 | 2 | 2 | 1 | 5 | 2 |
Alexandre Camacho | 0 | 1 | 8 | 3 | 1 | 1 |
Miguel Nunes | 0 | 1 | 0 | 3 | 2 | 3 |
Kris Meeke | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 | 2 |
Ricardo Teodósio | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 |
PRÓXIMAS PROVAS – Rali d’Água – Transibérico – Chaves – Verin, dias 13 e 14 de Setembro, organizado pelo Clube Aventura do Minho, para o Campeonato de Portugal; Rali Municípios do Funchal e Câmara de Lobos, dias 27 e 28 de Setembro, organizado pelo Clube Desportivo Nacional, para o Campeonato Coral de Ralis da Madeira; MARMA Rajd Rzeszowski, de 8 a 10 de Agosto, na Polónia, para o ERT.
CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO DE PORTUGAL – 1.º, Armindo Araújo, 139 pontos; 2.º, Kris Meeke, 132 pontos; 3.º, Ricardo Teodósio, 64; 4.º, José Pedro Fontes, 60; 5.º, Ernesto Cunha, 60, 6.º, Pedro Almeida, 44; 7.º, Paulo Neto, 38; 8.º, Lucas Simões, 32; 9.º, Ricardo Filipe, 26; 10.º, Gonçalo Henriques, 25.