MotoGP

Aleix Espargaro “herdou” o triunfo na Sprint

Marc Márquez e Pedro Acosta fecharam o pódio totalmente espanhol na Catalunha, numa corrida em que caíram três líderes. A três voltas do final, continuou o pesadelo da Trackhouse Racing. Miguel Oliveira que rodava no sétimo lugar acabou por cair.

PEDRO RORIZ E CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt)

Aleix Espargaro (Aprilia)

Foi uma corrida decidida por eliminação com três dos pilotos que passaram pelo comando a caírem quando já tinham alguma vantagem sobre a concorrência. Se de entrada houve hoje algumas mudanças de comandante, o espanhol Raul Fernandez (Aprilia) assumiu o comando, na terceira volta, ganhou alguma vantagem.

Deu a sensação de que o piloto poderia chegar à primeira vitória, mas caiu e deixou o comando nas mãos do sul-africano Brad Binder (KTM) que, duas voltas depois também experimentou a dureza do asfalto catalão.

Foi a vez do italiano Francesco Bagnaia (Ducati) assumir o comando, mas o campeão do mundo também caiu, na derradeira volta, e Aleix Espargaro (Aprilia), que partiu mal e “caiu” da “pole” para a quinta posição, acabou por garantir a vitória.

O piloto espanhol terminou à frente do seu compatriota Marc Marquez (Ducati), que largou da 14.ª posição, à frente do piloto português Miguel Oliveira (Aprilia), e terminou em segundo, a menos de um segundo do vencedor.

Pedro Acosta (GasGas) completou um pódio todo espanhol, com motos de três marcas diferentes e Jorge Martin (Ducati), com uma corrida tranquila, aproveitou o que aconteceu para terminar em quarto e ganhar mais alguns pontos aos seus mais directos perseguidores, agora encabeçado pelo compatriota Marc Marquez, que está a 37 pontos de Jorge Martin.

Também o português, que tinha chegado ao sétimo lugar, depois de sair da 15.ª posição da grelha, caiu, a três voltas do fim e comprometeu a boa corrida que estava a fazer.

CLASSIFICAÇÃO – 1.º, Aleix Espargaro (Aprilia), 12 voltas (55,884 km), em 20’01,478” (167,4 km/h); 2.º, Marc Marquez (Ducati), a 0,892”; 3.º, Pedro Acosta (KTM), a 1,169”; 4.º, Jorge Martin (Ducati), a 2,147”; 5.º, Enea Bastianini (Ducati), a 2,980”; 6.º, Fabio Di Giannantonio (Ducati), a 4,623”; 7.º, Jack Miller (KTM), 8,084”; 8.º, Maverick Viñales (Aprilia), a 8,245”; 9.º, Marco Bezzecchi (Ducati), a 8,643”; 10.º, Fabio Quartararo (Yamaha), a 9.241”. Classificaram-se mais oito pilotos.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *