AUTOMÓVEISComércio & Indústria

Bigster: grande no volume e pequeno no preço

O Bigster, que se assume como um SUV, é o “irmão” mais musculado do Duster, o modelo mais conhecido da Dacia que permite à marca romena do Grupo Renault entrar no segmento C, o mais importante em matéria de vendas do mercado europeu, que evidencia muito estilo.

carlos.sousa@autolook.pt

O novo Bigster oferece mais Dacia. Um automóvel totalmente novo, que reforça a presença da marca no segmento C-SUV. Mais estilo, com um design que vai direto ao essencial, robusto e espaçoso, com uma gama de caraterísticas adicionais para os clientes mais exigentes, incluindo a cor da carroçaria bi-tom e as jantes de 19 polegadas.

Mais tecnologia, com grupos propulsores eletrificados, um ecrã tátil central de 10,1″, um painel de instrumentos digital e a porta da bagageira elétrica. Mas também oferece mais conforto, com um excecional espaço interior, apoio dos bancos, um isolamento acústico otimizado e ar condicionado de duas zonas com saídas de ar traseiras.

O Bigster destaca-se de um teto de abrir panorâmico, assim como o banco do condutor elétrico, bem como um sistema multimédia com seis altifalantes e som Arkamys 3D. E, sem esquecer, o sistema inteligente YouClip.

A capacidade de carga é muito maior, com uma bagageira espaçosa, barras de tejadilho modulares e um banco que pode ser rebatido na proporção 40/20/40 para transportar objetos longos, mesmo com quatro ocupantes a bordo. Mais versatilidade, com verdadeiras capacidades todo-o-terreno e uma unidade de tração 4X4 para os clientes ainda mais exigentes.

DACIA MANTÉM-SE FIEL AOS SEUS VALORES

Com o novo Bigster, a Dacia mantém-se fiel aos seus valores, continuando a oferecer a melhor relação qualidade/preço do segmento C-SUV. O Bigster é o “irmão” mais musculado do Duster, o modelo mais conhecido da Dacia, que permite à marca romena do Grupo Renault entrar no segmento C, o mais importante em matéria de vendas do mercado europeu.

Assume-se como um SUV que respeita a mais recente linguagem estilística do construtor, mas cresce em dimensões, exteriores e interiores, oferece versões com duas e quatro rodas motrizes e promete um preço muito competitivo, ainda que provavelmente não tão baixo quanto os 25 mil euros já anunciados para muitos países europeus, devido à fiscalidade portuguesa.

Tal como foi anunciado no plano estratégico Renaulution, em janeiro de 2021, a Dacia pretende reforçar ainda mais a sua posição no segmento C. A Dacia, que já é a marca líder do segmento B na Europa, aumenta agora a sua oferta no segmento C-SUV, com o Bigster, um automóvel totalmente novo que ilustra os valores da Dacia – Essencial, mas Cool, Eco-Smart, Robusto e Outdoor.

O novo Bigster foi concebido de acordo com as necessidades específicas de um mercado em constante crescimento. Os custos em crescendo são um problema para muitos compradores do segmento C-SUV, que querem comprar um automóvel novo, sem comprometer o conforto, o desempenho e o espaço.

INTERIOR MAIS ESPAÇOSO,

MELHOR ERGONOMIA E CONFORTO

O design do novo Bigster demonstra o seu estilo robusto e a sua capacidade de apoiar os clientes nas suas atividades, sejam profissionais, de lazer ou familiares. As dimensões generosas são acentuadas por formas geométricas estilizadas e volumes cujas linhas simples vão diretamente ao essencial. As grandes asas sobre as rodas e a posição dos faróis e dos farolins traseiros, nos extremos da carroçaria, reforçam a postura assertiva do Bigster na estrada.

O capot esculpido e horizontal foi concebido para proporcionar ao condutor uma visão clara da estrada. O estilo do novo Bigster vai direto ao essencial, sem esquecer o toque cool que também faz parte dos valores da marca e das expectativas dos clientes de um C-SUV.

Mas a Dacia está a apostar num estilo cool à sua maneira. Os elementos de design gráfico acrescentam um toque de elegância casual, na parte da frente e nas portas, bem como por cima da matrícula traseira. E em vez de seguir a tendência do preto brilhante, os designers da Dacia optaram por uma mistura de preto brilhante e mate, criando um acabamento mais robusto e resistente.

Nos níveis de equipamento mais elevados, os clientes podem optar por um tejadilho preto, criando um acabamento em dois tons que sublinha as linhas de design do automóvel – uma novidade para a Dacia.

Está também disponível uma nova cor de carroçaria, o azul indigo. Exclusiva do novo Bigster, esta tonalidade metálica confere um toque de elegância, sugerindo um carácter estatutário, sem deixar de ser simples. No interior do novo Bigster, os designers concentraram-se no essencial: espaço, ergonomia e conforto. O painel de bordo elevado e vertical aumenta o espaço disponível para os passageiros da frente.

Para maior simplicidade e eficácia, as informações de condução estão agrupadas num painel de instrumentos digital de 7″ ou 10″ (consoante a versão), enquanto as informações associadas ao sistema multimédia são apresentadas no ecrã tátil central de 10,1″ (de série em todos os modelos Bigster). Uma elegante linha verde passa entre os dois ecrãs, integrando-os visualmente no tablier.

ENTREGAS EM MAIO POR PREÇOS BAIXOS

A Dacia vai abrir as encomendas para o novo Bigster em janeiro de 2025, prevendo que as primeiras unidades sejam entregues aos condutores nacionais em maio, incluindo as quatro versões que foram apresentadas.

O novo modelo da Dacia foi anunciado com um preço inferior a 25 mil euros na generalidade dos mercados europeus, mas o Grupo Renault não estava a contar com as especificidades do mercado português e o seu complexo sistema fiscal automóvel.

Ao incrementar a capacidade do motor a gasolina da versão full hybrid, os 200cc adicionais vão exigir à marca um esforço para absorver o incremento nos custos, ou implicar um incremento de preço para os clientes.

O Bigster é proposto em quatro níveis de equipamento, dois mais acessíveis, respetivamente o Essential e o Expression, e outros dois mais sofisticados e atraentes, denominados Extreme e Journey.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *