Enduro

Portugal entra nos ISDE a encerrar o “top 10”

Começou esta segunda-feira, em Espanha, a 98.ª edição dos International Six Days Enduro, com ambas as seleções nacionais a terminarem o dia no top 10.

carlos.sousa@autolook.pt

Parque Fechado

A 98.ª edição do histórico International Six Days Enduro (ISDE), competição mais antiga disputada sob a égide da FIM, começou esta segunda-feira em Silleda, na Galiza, em Espanha, com a seleção sénior de Portugal a acabar o dia inaugural no 10.º posto entre as formações do Troféu Mundial, Já o trio júnior instalou-se na 7.ª posição entre as seleções concorrentes ao Troféu Júnior.

Com um dos homens da “casa”, o espanhol Josep Garcia, a ser o mais rápido neste primeiro dia, batendo o seu habitual rival do Mundial, o britânico Steve Holcombe, por 8,96 segundos, acabou por ser a mais homogénea formação francesa a instalar-se no comando do Troféu Mundial, com os seus pilotos a ocuparem o 3.º, 4.º, 5.º e 6.º lugares da geral individual.

Por equipas, os Estados Unidos, detentores do Troféu, ocupa o 2.º posto, à frente da Espanha. Seguem-se a Austrália, República Checa, Chile, Bélgica, Áustria e Canadá, com Portugal no 10.º posto, a menos de um minuto da equipa canadiana.

Frederico Rocha

A Grã-Bretanha e a Itália descem para os 17.º e 18.º lugar devido aos azares sofridos por duas das suas “estrelas”, respetivamente Harry Edmonson e Andrea Verona, este último a abandonar com problemas mecânicos.

Os pilotos portugueses enfrentaram este primeiro dia numa toada mais cautelosa, um dia em que, contrariando as previsões, acabou por não chover. Luís Oliveira foi o melhor colocado entre as cores nacionais, em 60.º da geral (24.º da classe E2) a 3m50s do primeiro, seguido de perto por Bruno Charrua (25.º E2) e Renato Silva (28.º E2).

O melhor piloto posicionado da equipa júnior dá-se pelo nome de Rúben Ferreira, em P75 (24.º da classe E1) a 4m49s, e depois Gonçalo Reis (36.º E2) e os restantes dois pilotos juniores, Frederico Rocha (32.º E1) e Francisco Leite (41.º E1), este último aos comandos de uma 125 cc.

SUÉCIA LIDERA NOS JUNIORES

O Troféu Júnior é liderado pela Suécia, seguida por França e Estados Unidos. Portugal está no 7.º lugar entre as 13 seleções júnior presentes nestes ISDE. Também aqui uma das favoritas, a Itália, está desde já arredada dos primeiros lugares, devido ao abandono de Manuel Verzeroli.

Para esta terça-feira repete-se o percurso de hoje, com duas voltas de 127 km desenhadas a noroeste de Silleda, perto de Santiago de Compostela, e somente uma ligeira alteração numa das especiais.

Mas, caso a chuva venha a surgir, com o piso já massacrado pela passagem esta segunda-feira de quase cinco centenas de meia de concorrentes em duas voltas, espera-se uma jornada com dureza acrescida face à do dia de hoje.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *