WRC

Thierry Neuville mais próximo do título

O Rali do Centro da Europa começa esta quinta-feira na Chéquia (Hradcany), com a realização das duas primeiras especiais, com o piloto belga a surgir com a ambição de inscrever, pela primeira vez, o seu nome na lista de campeões do Campeonato do Mundo de Ralis (WRC).

PEDRO RORIZ E CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt)

Thierry Neuville (Hyundai i20 N Rally1)

Falhada a tentativa da Toyota de conservar os títulos mundiais, com recurso ao francês Sébastian Ogier (Toyota GR Yaris Rally1) que, ao capotar na “power stage”, no Chile, comprometeu a possibilidade de conquistar o ceptro.

Já o belga Thierry Neuville (Hyundai i20 N Rally1) tem tudo a seu favor para inscrever, pela primeira vez, o seu nome na lista de campeões, bastando para isso ficar à frente do seu colega de equipa, o estónio Ott Tanak (Hyundai i20 N Rally1).

Contudo, sabendo-se que o belga lida mal com a pressão, resta saber como vai gerir a prova, que sendo em asfalto, não é penalizante para quem abre a estrada, como sucede no primeiro dia quando decorre em pisos de terra.

Ott Tanak (Hyundai i20 N Rally1)

A marca sul-coreana faz regressar à estrada o norueguês Andreas Mikkelsen (Hyundai i20 N Rally1), afastado desde o Rali da Polónia, enquanto a Toyota, na tentativa de conservar, pelo menos, o título de Construtores, recorre a Sami Pajari (Toyota GR Yaris Rally1).

O piloto finlandês já conduziu, pela terceira vez, uma viatura do WRC, que se junta a Sébastien Ogier, ao inglês Elfyn Evans (Toyota GR Yaris Raly1) e ao japonês Takamoto Katsuta (Toyota GR Yaris Rally).

Naturalmente que a aposta da marca nipónica recai no francês e no finlandês, já que o inglês falhou o objetivo com que iniciou o campeonato, a conquista do título, e o japonês não tem capacidade para discutir os primeiros lugares.

Sébastian Ogier (Toyota GR Yaris Rally1)

Na Ford, o grego Jourdan Serderidis (Ford Puma Rally1), um “gentleman driver”, junta-se ao francês Adrien Fourmaux (Ford Puma Rally1) e ao luxemburguês Grégoire Munster (Ford Puma Rally1), mas, como de costume, deverá ser batido pelos mais rápidos RC2.

Entre os RC2, o sueco Oliver Solberg (Skoda Fabia RS Rally2) e o francês Yohan Rossel (Citroën C3 Rally2), que partem separados por 12 pontos, vão continuar a luta pelo título, que o sueco pode conquistar se ganhar 13 pontos ao francês.

Como consequência de ter sido “promovido” ao WRC, Sami Pajari, que dista 15 pontos de Oliver Solberg, deverá ter perdido as hipóteses de conquistar o título, a menos que os seus adversários fiquem em branco.

O Rali do Centro da Europa começa na Chéquia (Hradcany), esta quinta-feira, com a realização das duas primeiras especiais, para, amanhã, rumar à Alemanha (Karpfham) com os concorrentes a cumprirem uma dupla passagem por duas especiais, uma delas já percorrida na véspera e outra a ser a mais extensa (26,69 km) da prova.

A situação repete-se no sábado para, no domingo, haver apenas duas classificativas, também feitas por duas vezes, antes da chegada a Passau, local do controlo final.

CLASSIFICAÇÕES

ABSOLUTO

PILOTOS – 1.º, Thierry Neuville, 207 pontos; 2.º, Ott Tänak, 178; 3.º, Sébastien Ogier, 166; 4.º, Elfyn Evans, 161; 5.º, Adrien Fourmaux, 140; 6.º, Kalle Rovamperä, 114; 7.º, Takamoto Katsuta 80; 8.º, Dani Sordo, 44; 9.º, Sami Pajari, 41; 10.º, Esapekka Lappi, 33. Estão classificados mais 20 pilotos.

NAVEGADORES – 1.º, Martijn Wydaeghe, 207 pontos; 2.º, Martin Järveoja, 178; 2.º, Vincent Landais, 166; 4.º, Scott Martin, 161; 5.º, Alexandre Coria, 140; 6.º, Jonne Halttunen, 114; 7.º, Aaron Johnstone, 80; 8.º, Cândido Carrera, 44; 9.º, Enni Mälkkönen, 41; 10.º, Janne Ferm, 33. Estão classificados mais 21 navegadores.

EQUIPAS – 1.º, Hyundai Shell Mobis World Rally Team, 482 pontos; 2.º, Toyota Gazoo Racing World Rally Team, 445; 3.º, M-Sport Ford World Rally Team, 245.

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