FÓRMULA 1

Estados Unidos testa o poderio de Verstappen

O Circuito das Américas no Texas provou ser um dos melhores numa cidade considerada a casa da Fórmula 1 nos Estados Unidos. Este fim de semana teremos a oportunidade de ver se a vantagem de Verstappen será, ou não, reduzida no Grande Prémio dos Estados Unidos.

PEDRO RORIZ E CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt)

Max Verstappen

A Fórmula 1 viaja para o continente americano, onde, em três fins-de-semana consecutivos, vai dos Estados Unidos (Austin) ao Brasil (São Paulo), com paragem no México (Cidade do México). Apesar de ter visto a sua vantagem sobre o inglês Lando Norris (McLaren/Mercedes) diminuir para 52 pontos, quando faltam seis Grandes Prémios, três deles (Austin, São Paulo e Qatar) antecedidos de corridas “Sprint”, Max Verstappen (Red Bull/Honda) ainda dispõe de alguma vantagem.~

Contudo, o piloto neerlandês precisa de voltar às vitórias, o que não sucede há oito corridas ou, pelo menos, de ficar à frente do seu opositor. Em termos de Construtores a McLaren tem 41 pontos de avanço sobre a Red Bull, cujos responsáveis já admitiram a incapacidade de conservar o respetivo título.

Além da superioridade que a equipa de Woking tem demonstrado, com quatro vitórias nas últimas oito corridas, Oscar Piastri (McLaren/Mercedes), que já revelou a disponibilidade para ajudar o seu colega de equipa de chegar ao ceptro.

Lando Norris

O certo é que o australiano tem sido muito mais eficaz do que o mexicano Sergio Perez (Red Bull/Honda), de quem se fala que pode terminar a carreira no final da temporada, com o japonês Yuki Tsunoda a ser apontado como seu eventual sucessor, como companheiro de Max Verstappen.

Mesmo não estando na luta pelo título, face ao atraso pontual acumulado, os pilotos da Ferrari e da Mercedes, todos eles já vencedores este ano, podem ser determinantes para a decisão final, em consequência dos pontos que “roubarem” aos candidatos.

Recorde-se que Lando Norris triunfou por três vezes, Oscar Piastri, Lewis Hamilton (Mercedes) e Charles Leclerc (Ferrari) por duas e Carlos Sainz (Ferrari) e George Russell (Mercedes) por uma.

Charles Leclerc

Ao contrário de outros traçados, o circuito de Austin tem vários pontos de ultrapassagem, pelo que partir da “pole”, embora dê jeito, não é tão importante como sucede noutros locais, como Monte Carlo ou Singapura.

Porém, a luta pela primeira posição da grelha, para as duas corridas do fim de semana, vai ser intensa, como sucederá nas corridas.

A Aston Martin deverá continuar a ser a primeira do segundo pelotão, enquanto espera que, para o ano, com a entrada de muitos elementos vindos da Red Bull, haja uma enorme evolução no carro a usar em 2025 e assim entrar na discussão das vitórias, fator que contribuiu para a permanência do espanhol Fernando Alonso (Aston Martin) desejoso de poder voltar aos triunfos.

HORÁRIO

SEXTA-FEIRA (18 DE OUTUBRO)

18h30 / 19h30 – Treino livre 1

22h30 / 23h14 – Qualificação Sprint

SÁBADO (19 DE OUTUBRO)

19h00 / 20h00 – Sprint

23h00 / 00h00 – Qualificação

DOMINGO (22 DE OUTUBRO)

20h00 – Corrida

CLASSIFICAÇÕES DOS “MUNDIAIS”

PILOTOS – 1.º, Max Verstappen, 331 pontos; 2.º, Lando Norris, 279; 3.º, Charles Leclerc, 245; 4.º, Oscar Piastri, 237; 5.º, Carlos Sainz, 190; 6.º, Lewis Hamilton, 174; 7.º, George Russell, 155; 8.º, Sergio Perez, 144; 9.º, Fernando Alonso, 62; 10.º, Lance Stroll, 24; 11.º, Nico Hulkekberg, 24; 12.º Yuki Tsunoda, 22; 13.º, Alexander Albon, 12; 14.º, Daniel Riccardo, 12; 15.º Pierre Gasly, 8; 16.º, Oliver Bearman, 7; 16.º, Kevin Magnussen, 6; 18.º, Esteban Ocon, 5; 19.º, Franco Colapinto, 4.

CONSTRUTORES – 1.º, McLaren F1 Team, 516 pontos; 2.º, Oracle Red Bull Racing, 475; 3.º, Scuderia Ferrari, 441; 4.º, Mercedes AMG Petronas F1 Team, 329; 5.º, Aston Martin Aramco F1 Team, 86; 6.º, Visa Cash App RB F1 Team, 34; 7.º, MoneyGram Haas F1 Team, 31; 8.º, Williams Racing, 16; 9.º, BWT Alpine F1 Team, 13.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *