WRC

Neuville mais rápido na especial e Ogier é líder

O piloto belga foi o mais célere na segunda especial do Rali da Europa Central, mas ficou a um segundo de Sébastien Ogier, que terminou o primeiro dia no topo da classificação geral.

PEDRO RORIZ E CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt

Thierry Neuville e Martijn Wydaeghe (Hyundai i20 N Rally1)

Mais rápido na “super-especial” de abertura do Rali da Europa Central, o francês Sébastian Ogier (Toyota GR Yaris Rally1) terminou o primeiro dia no comando da prova, com 0,9 segundos de vantagem sobre Thierry Neuville (Hyundai i20 N Rally1). O belga fez o melhor tempo na classificativa seguinte, depois de ter sido sétimo na que abriu as hostilidades.

Contudo, Thierry Neuville, navegado por Martijn Wydaeghe, deu um “toque” num fardo de palha, que marca uma das muitas “chicanes” existentes, danificando a frente e vai ser penalizado, em termos aerodinâmicos, uma vez que o Parque de Assistência é remoto e não é permitido mudar a frente do carro.

O norueguês Andreas Mikkelsen (Hyundai i20 N Rally1), que está de regresso ao campeonato, depois de ter ficado de fora na Letónia, Finlândia, Grécia e Chile, ocupa o terceiro lugar.

Sébastien Ogier e Vincent Landais (Toyota GR Yaris Rally1)

O piloto nórdico ficou à frente do japonês Takamoto Katsuta (Toyota GR Yaris Rally) que, ausente no Chile, está de volta como forma de preparação para o Rali do Japão, que fecha a temporada.

O estónio Ott Tänak (Hyundai i20 N Rally1), o único que pode impedir Thierry Neuville de suceder a Kalle Rovanpera na lista de campeões, é quinto.

Uma posição que beneficia o seu colega de equipa que deixou claro, antes da partida, que o objetivo era gerir a prova para assegurar a conquista do título, perseguido há anos, de forma antecipada, para poder ir para o Japão sem qualquer pressão.

Oliver Solberg/Elliott Edmondson (Skoda Fabia RS Rally2)

O polaco Mikolaj Marczyk (Skoda Fabia RS Rally2) surpreendeu, tudo e todos, ao ser o mais rápido entre os RC2, mas logo a seguir o sueco Oliver Solberg (Skoda Fabia RS Rally2), que faz equipa com Elliott Edmondson, ascendeu ao comando da categoria e viu um dos seus mais diretos adversários na luta pelo título, o francês Yohan Rossel (Citroën C3 Rally2), perder quase um minuto, por ter batido e ter perdido uma roda.

Amanhã, sexta-feira, os concorrentes têm pela frente uma dupla passagem, por três provas de classificação, uma delas a que fechou o dia de hoje e outra com 26,69 km, que é a mais extensa da prova.

CLASSIFICAÇÃO APÓS DUAS ESPECIAIS – 1.º, Sébastien Ogier/Vincent Landais (Toyota GR Yaris Rally1), 7’50,6”; 2.º, Thierry Neuville/Martijn Wydaeghe (Hyundai i20 N Rally1); a 0,9”; 3.º, Andreas Mikkelsen/Torstein Eriksen (Hyundai i20 N Rally1), a 1,7”; 4.º, Takamoto Katsuta/Aaron Johnston (Toyota GR Yaris Rally1), a 2,0”; 5.º, Ott Tänak/Martin/Järveoja (Hyundai i20 N Rally1), a 2,1”; 6.º, Adrien Fourmaux/Alexandre Coria (Ford Puma Rallly1), a 2,4”; 7.º, Elfyn Evans/Scott Martin (Toyota GR Yaris Rally1), a 3,1”; 8.º, Sami Pajari/Enni Mälkönen (Toyota GR Yaris Rally1), a 6,1”; 9.º, Grégoire Munster/Louis Louka (Ford Puma Rally1), a 9,5”; 10.º, Oliver Solberg/Elliott Edmondson (Skoda Fabia RS Rally2), a 24,9” (1.º RC2).

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *