Charles Leclerc garante “pole” no Mónaco
Em “casa”, o piloto monegasco conquistou a “pole position” do Grande Prémio do Mónaco de Fórmula 1, com uma volta em 1m10,210s, ficando muito perto do recorde de pista. Oscar Piastri e Carlos Sainz fecharam o pódio no principado.
PEDRO RIORIZ E CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt)
![](https://autolook.pt/wp-content/uploads/2024/05/Charles-300x218.jpeg)
Foi preciso esperar pela oitava qualificação para deixar de se ver o neerlandês Max Verstappen (Red Bull/Honda) na primeira posição da grelha. Para gáudio dos “tiffosi”, Charles Leclerc (Ferrari), que tinha sido o mais rápido nas três sessões de treinos livres, manteve a posição na qualificação.
Uma prestação notável do piloto monegasco que assegurou a 24.ª “pole position”, igualando os números do austríaco Niki Lauda e do brasileiro Nelson Piquet, nesse capítulo.
O duelo pela “pole” foi intenso, com Max Verstappen a comprometer as aspirações à conquista da oitava “pole”, ao tocar no “rail” em Saint Devote, na derradeira tentativa, o que o vai fazer partir da sexta posição da grelha, ao lado do inglês George Russell (Mercedes).
![](https://autolook.pt/wp-content/uploads/2024/05/Oscar-Piastri-300x200.jpg)
O australiano Oscar Piastri (McLaren/Mercedes) partilha a primeira linha da grelha com o monegasco, depois de ter sido, com o seu colega de equipa, o inglês Lando Norris (McLaren/Mercedes), um dos que mais luta deu a Charles Leclerc.
O domínio da Ferrari e da McLaren fez com que as duas primeiras linhas, com vantagem para os homens de Maranello, já que o espanhol Carlos Sainz (Ferrari) levou a melhor sobre o inglês.
O francês Pierre Gasly (Alpine/Renault) levou, pela primeira vez, esta temporada, um Alpine à Q3 e só foi o mais lento dos 10 participantes, por ter tocado no final da volta num “rail”, o que provocou um furo, no pneu traseiro esquerdo, que o fez a vantagem que trazia e que o podia ter colocado três lugares mais à frente.
O inglês Lewis Hamilton (Mercedes), o japonês Yuki Tsunoda (VACRB/Honda) e o tailandês Alexander Albon (Williams/Renault) completaram o lote de pilotos que chegaram à Q3.
Destaque para o facto do espanhol Fernando Alonso (Aston Martin/Mercedes) e o mexicano Sergio Perez (Red Bull/Honda) não terem passado da Q1, o que sucede ao espanhol pela segunda vez consecutiva.
Grelha de partida
Charles Leclerc | |
Ferrari SF-24/Ferrari | |
1’10,270″ | |
Oscar Piastri | |
McLaren MCL38/Mercedes | |
1’10,424″ | |
Carlos Sainz | |
Ferrari SF-24/Ferrari | |
1’10,518″ | |
Lando Norris | |
McLaren MCL38/Mercedes | |
1’10,542″ | |
George Russell | |
Mercedes W54/Mercedes | |
1’10,543″ | |
Max Verstappen | |
Red Bull RB20/Honda | |
1’10,567″ | |
Lewis Hamilton | |
Mercedes W15/Mercedes | |
1’10,621″ | |
Yuki Tsunoda | |
VCARB01/Honda | |
1’10,858″ | |
Alexander Albon | |
Williams FW46/Mercedes | |
1’10,948″ | |
Pierre Gasly | |
Alpine A524/Renault | |
1’11,311″ | |
Esteban Ocon | |
Alpine A524/Renault | |
1’11,285″ | |
Nico Hulkenberg | |
Haas VF-24/Ferrari | |
1’11,440″ | |
Daniel Riccardo | |
VCARB01/Honda | |
1’11,482″ | |
Lance Stroll | |
Aston Martin AMR24/Mercedes | |
1’11,563″ | |
Kevin Magnussen | |
Haas VF24/Ferrari | |
1’11,725″ | |
Fernando Alonso | |
Aston Martin AMR24/Mercedes | |
1’12,019″ | |
Logan Sargeant | |
Williams FW46/Mercedes | |
1’12,020″ | |
Sergio Perez | |
Red Bull RB20/Honda | |
1’12,060″ | |
Valtteri Bottas | |
Kick Sauber C44/Ferrari | |
1’12,512″ | |
Guanyu Zhou | |
Kick Sauber C44/Ferrari | |
1’13.028″ |