Max Gunther triunfa nas ruas de Tóquio
O alemão venceu este sábado o primeiro E-Prix de Tóquio, oferecendo à Maserati a segunda vitória na Fórmula E. O português António Félix da Costa terminou em quarto.
PEDRO RORIZ E CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt)
O piloto alemão Max Gunther (Maserati) venceu a primeira corrida de Fórmula E realizada nas ruas de Tóquio, naquela que é a quinta vitória da sua presença na disciplina e tornou-se no quinto vencedor, em outras tantas corridas, esta temporada.
Foi o inglês Oliver Rowland (Nissan) a partir da “pole position”, depois de bater, na final dos duelos, o alemão e manter a posição na fase inicial da corrida, fazendo uma condução cautelosa, com o objectivo de poupar energia.
O duelo entre os dois durou toda a corrida, com trocas de lugar, quando optavam por ir ao “Attack Mode”, mas seria depois da entrada em ação do “Safety Car”, já na fase final da corrida para limpar a pista dos bocados de peças que tinham ficado espalhados em consequência de alguns “toques”, que tudo se decidiu.
Surpreendentemente Max Gunther ultrapassou Oliver Rowland de forma demasiado fácil, com o inglês a facilitar com o objectivo de recuperar alguma da energia, que tinha consumido em excesso, quando ocupava o primeiro lugar, mas o alemão não desperdiçou a oferta e não mais deixou o comando para garantir a vitória.
Confirmando a evolução vista em São Paulo, o português António Félix da Costa (Porsche) terminou em quarto, depois de, a duas voltas, quando estava em terceiro, ter tentado a ultrapassagem a Oliver Rowland, que defendeu a posição com sucesso e permitiu ao inglês Jake Dennis (Andretti) aproveitar a situação para ultrapassar o português e chegar ao pódio.
Quinto na corrida, o alemão Pascal Wehrlein (Porsche), companheiro de equipa de António Félix da Costa, regressou ao comando do campeonato, com dois pontos de avanço sobre o neo-zelandês Nick Cassidy (Jaguar), que foi nono e tinha chegado à capital japonesa no primeiro lugar do “Mundial” de pilotos.
CLASSIFICAÇÕES
CORRIDA – 1.º, Max Gunther (Maserati), 35 voltas (90,475 km), em 53’34,665”; 2.º, Oliver Rowland (Nissan), a 0,755”; 3.º, Jake Dennis (Andretti), a 1,405”; 4.º, António Félix da Costa (Porsche), a 1,822”; 5.º, Pascal Wehrlein (Porsche), a 3,897”; 6.º, Norman Nato (Andretti), a 4,573”; 7.º, Nico Muller (Cupra), a 4,983”; 8.º, Nick Cassidy (Jaguar), a 5,542”; 9.º, Robin Frijns (Envision), a 5,929”; 10.º, Sergio Sette Câmara (ERT), a 6,504”. Classificaram-se mais nove pilotos
CAMPEONATOS
PILOTOS – 1.º, Pascal Wehrlein, 63 pontos; 2.º, Nick Cassidy, 61 pontos; 3.º, Oliver Rowland, 54; 4.º, Jack Dennis, 53; 5.º, Max Gunther, 48; 6.º, Mitch Evans, 39; 7.º, Jean-Eric Vergne, 39; 8.º, Sam Bird, 37; 9.º, Robin Frijns, 23; 10.º, Sebastien Buemi, 20; 11.º, António Félix da Costa, 20; 12.º, Jake Hughes, 18; 13.º, Stoffel Vandoorne 18; 14.º, Sacha Fenestraz, 9; 15.º, Norman Nato, 9; 16.º, Nico Müller, 8; 17.º, Sérgio Sette Câmara, 4
EQUIPAS – 1.º, Jaguar TCS Racing, 100 pontos; 2.º, TAG Heuer Porsche Formula E Team. 83; 3.º, Andretti Formula E, 70; 3.º, Nissan Formula E Team, 63; 5.º, DS Penske, 57; 6.º, Neom McLaren Formula E Team, 55; 7.º, Maserati MSG Racing, 48; 8.º, Envision Racing, 41; 9.º, ABT Cupra Formula E Team, 6; 10.º, ERT Formula E Team, 4.
Próxima prova – Misano e-prix, dia 13 de Abril, no Circuito Marco Simoncelli.