Fórmula E

Max Gunther triunfa nas ruas de Tóquio

O alemão venceu este sábado o primeiro E-Prix de Tóquio, oferecendo à Maserati a segunda vitória na Fórmula E. O português António Félix da Costa terminou em quarto.

PEDRO RORIZ E CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt)

Max Gunther (Maserati)

O piloto alemão Max Gunther (Maserati) venceu a primeira corrida de Fórmula E realizada nas ruas de Tóquio, naquela que é a quinta vitória da sua presença na disciplina e tornou-se no quinto vencedor, em outras tantas corridas, esta temporada.

Foi o inglês Oliver Rowland (Nissan) a partir da “pole position”, depois de bater, na final dos duelos, o alemão e manter a posição na fase inicial da corrida, fazendo uma condução cautelosa, com o objectivo de poupar energia.

O duelo entre os dois durou toda a corrida, com trocas de lugar, quando optavam por ir ao “Attack Mode”, mas seria depois da entrada em ação do “Safety Car”, já na fase final da corrida para limpar a pista dos bocados de peças que tinham ficado espalhados em consequência de alguns “toques”, que tudo se decidiu.

António Félix da Costa (Porsche)

Surpreendentemente Max Gunther ultrapassou Oliver Rowland de forma demasiado fácil, com o inglês a facilitar com o objectivo de recuperar alguma da energia, que tinha consumido em excesso, quando ocupava o primeiro lugar, mas o alemão não desperdiçou a oferta e não mais deixou o comando para garantir a vitória.

Confirmando a evolução vista em São Paulo, o português António Félix da Costa (Porsche) terminou em quarto, depois de, a duas voltas, quando estava em terceiro, ter tentado a ultrapassagem a Oliver Rowland, que defendeu a posição com sucesso e permitiu ao inglês Jake Dennis (Andretti) aproveitar a situação para ultrapassar o português e chegar ao pódio.

Quinto na corrida, o alemão Pascal Wehrlein (Porsche), companheiro de equipa de António Félix da Costa, regressou ao comando do campeonato, com dois pontos de avanço sobre o neo-zelandês Nick Cassidy (Jaguar), que foi nono e tinha chegado à capital japonesa no primeiro lugar do “Mundial” de pilotos.

CLASSIFICAÇÕES

CORRIDA – 1.º, Max Gunther (Maserati), 35 voltas (90,475 km), em 53’34,665”; 2.º, Oliver Rowland (Nissan), a 0,755”; 3.º, Jake Dennis (Andretti), a 1,405”; 4.º, António Félix da Costa (Porsche), a 1,822”; 5.º, Pascal Wehrlein (Porsche), a 3,897”; 6.º, Norman Nato (Andretti), a 4,573”; 7.º, Nico Muller (Cupra), a 4,983”; 8.º, Nick Cassidy (Jaguar), a 5,542”; 9.º, Robin Frijns (Envision), a 5,929”; 10.º, Sergio Sette Câmara (ERT), a 6,504”. Classificaram-se mais nove pilotos

CAMPEONATOS

PILOTOS – 1.º, Pascal Wehrlein, 63 pontos; 2.º, Nick Cassidy, 61 pontos; 3.º, Oliver Rowland, 54; 4.º, Jack Dennis, 53; 5.º, Max Gunther, 48; 6.º, Mitch Evans, 39; 7.º, Jean-Eric Vergne, 39; 8.º, Sam Bird, 37; 9.º, Robin Frijns, 23; 10.º, Sebastien Buemi, 20; 11.º, António Félix da Costa, 20; 12.º, Jake Hughes, 18; 13.º, Stoffel Vandoorne 18; 14.º, Sacha Fenestraz, 9; 15.º, Norman Nato, 9; 16.º, Nico Müller, 8; 17.º, Sérgio Sette Câmara, 4

EQUIPAS – 1.º, Jaguar TCS Racing, 100 pontos; 2.º, TAG Heuer Porsche Formula E Team. 83; 3.º, Andretti Formula E, 70; 3.º, Nissan Formula E Team, 63; 5.º, DS Penske, 57; 6.º, Neom McLaren Formula E Team, 55; 7.º, Maserati MSG Racing, 48; 8.º, Envision Racing, 41; 9.º, ABT Cupra Formula E Team, 6; 10.º, ERT Formula E Team, 4.

Próxima prova – Misano e-prix, dia 13 de Abril, no Circuito Marco Simoncelli.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *