Max Verstappen destemido garante vitória
O piloto neerlandês da Red Bull/Honda venceu hoje o Grande Prémio da Cidade do México, 19.ª corrida da temporada, e alcançou um novo recorde de triunfos numa mesma temporada, com 16.
PEDRO RORIZ E CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt)
Apesar de arrancar da segunda linha, mas tirando partido da longa reta que leva da meta à primeira curva, Max Verstappen (Red Bull/Honda) depressa conseguiu colocar-se entre os dois Ferrari. Autor de um arranque canhão, o piloto o neerlandês intrometeu-se entre os pilotos das viaturas da marca italiana eu partilhavam a primeira linha, que, ao não “fecharem” o corredor central, permitiram a cavalgada do campeão do mundo que assumiu o comando da corrida para só o perder quando parou para trocar os pneus.
Foi a 16.ª vitória do neerlandês que registou o maior número de triunfos numa só temporada. Além disso, conseguiu o seu 51.º triunfo mundial e igualou o número do francês Alain Prost e ficando a duas vitórias das 53 alcançadas pelo alemão Sebastian Vettel, que pode ser alcançado e ultrapassado ainda este ano.
Mas a travagem para a primeira curva liquidou as esperanças do mexicano Sergio Pérez (Red Bull/Honda), que já estava à frente do monegasco Charles Leclerc (Ferrari), que viu a sua roda traseira direita tocar na roda traseira esquerda do Ferrari.
O Red Bull/Honda levantou voo, aterrou com violência e seguiu para a escapatória, de onde seguiu para as “boxes” e abandonar, enquanto entrava em ação o “safety car” virtual, para que o asfalto fosse limpo dos destroços deixados pelo carro do mexicano.
A corrida estabilizou até ao momento das paragens para troca de pneus com, depois dos homens da frente terem efetuado a operação, Max Verstappen a manter o comando à frente de Charles Leclerc, do inglês Lewis Hamilton (Mercedes), que aproveitou a manobra para ultrapassar o espanhol Carlos Sainz (Ferrari), e do australiano Daniel Riccardo (Alpha Tauri/Honda), que fechava o lote dos cinco primeiros.
Só que na 33.ª volta, o dinamarquês Kevin Magnussen (Haas/Ferrari) teve um violento despiste, que começou por levar à exibição da bandeira amarela e pouco depois da bandeira vermelha, o que levou à interrupção da corrida.
No recomeço, Max Verstappen não deu hipóteses aos seus adversários a voou para a vitória, com Lewis Hamilton a conseguir ultrapassar Charles Leclerc, que completou o pódio, e a reduzir para 20 pontos o atraso em relação a Sergio Pérez, na luta pelo vice-campeonato.
O espanhol Carlos Sainz terminou em quarto à frente dos ingleses Lando Norris (McLaren/Mercedes) e George Russell (Mercedes) a ultrapassarem Riccardo Patrese, na segunda parte da corrida, e com o piloto da McLaren a conseguir superar o seu compatriota a cinco voltas do fim, para garantir o quinto lugar.
O australiano Oscar Piastri (McLaren/Mercedes), o tailandês Alexander Albon (Williams/Mercedes) e o francês Esteban Ocon (Alpine/Renault) completaram o lote de pilotos que terminou nos lugares pontuáveis.
FICHA DA PROVA
Prova – Grand Premio de la Ciudad de Mexico
Circuito – Autódromo Hermanos Rodriguez
Extensão – 305,354 km = 71 x 4,304 km
“Pole position” – Charles Leclerc (Ferrari SF-23/Ferrari), 1 volta (4,304 km), em 1’17,166” (200,793 km/h)
Grelha de partida – 1.ª linha: Carlos Sainz (Ferrari SF-23/Ferrari), 1’17,233”; 2.ª linha: Max Verstappen (Red Bull RB19/Honda), 1’17,263”; Riccardo Patrese (Alpha Tauri AT04/Honda), 1’17,382”; 3.ª linha: Sergio Perez (Red Bull RB19/Honda), 1’17,423”; Lewis Hamilton (Mercedes W14/Mercedes), 1’17,454”; 4.ª linha: Oscar Piastri (McLaren MCL60/Mercedes), 1’17,623”; George Russell (Mercedes W14/Mercedes), 1’17,674”; 5.ª linha: Valtteri Bottas (Alfa Romeo C43/Ferrari), 1’18,032”; Guanyu Zhou (Alfa Romeo C43/Ferrari), 1’18,050”; 6.ª linha: Pierre Gasly (Alpine A523/Renault), 1’18,521”; Nico Hulkenberg (Haas VF-23/Ferrari), 1’18,524”; 7.ª linha: Fernando Alonso (Aston Martin AMR23/Mercedes), 1’18,738”; Alexander Albon (Williams FW45/Mercedes), 1’19,147”; 8.ª linha: Esteban Ocon (Alpine A523/Renault), 1’19,080”; Kevin Magnussen (Haas VF-23/Ferrari), 1’19,163”; 9.ª linha: Lando Norris (McLaren MCL60/Mercedes), 1’21,554”; Yuki Tsunuda (Alpha Tauri AT04/Honda), sem tempo; 10.ª linha: Logan Sargeant (Williams (W14/Mercedes) sem tempo.
Nota – Lance Stroll (Aston Martin AMR23/Mercedes), 1’19,227”, pediu para largar da via das boxes
Comandantes sucessivos – Max Verstappen, da 1.ª à 19.ª volta; Charles Leclerc, da 20.ª à 31.ª volta; Max Verstappen, da 32.ª à 71.ª volta
Volta mais rápida – Lewis Hamilton (Mercedes W14/Mercedes) 1 volta (4,304 km), em 1’21,134” (190,503 km/h)
Vencedor – Max Verstappen (Red Bull RB19/Honda), 71 voltas (305,534 km), em 2.02’30,814” (149,544 km/h)
CLASSIFICAÇÃO
POS. | PILOTO | CARRO | MOTOR | TEMPO |
1.º | Max Verstappen | Red Bull RB19 | Honda | 2.02’30,814” |
2.º | Lewis Hamilton | Mercedes W14 | Mercedes | a 13,875″ |
3.º | Charles Leclerc | Ferrari SF-23 | Ferrari | a 23,124″ |
4.º | Carlos Sainz | Ferrari SF-23 | Ferrari | a 27,154″ |
5.º | Lando Norris | McLaren MCL60 | Mercedes | a 33,266″ |
6.º | George Russell | Mercedes W14 | Mercedes | a 41,020″ |
7.º | Daniel Riccardo | Alpha Tauri AT04 | Honda | a 41,750″ |
8.º | Oscar Piastri | McLaren MCL60 | Mercedes | a 43,104″ |
9.º | Alexander Albon | Williams FW45 | Mercedes | a 48,573″ |
10.º | Esteban Ocon | Alpine A523 | Renault | a 1’02,879″ |
11.º | Pierre Gasly | Alpine A523 | Renault | a 1’06,208″ |
12.º | Yuiki Tsunoda | Alpha Tauri AT04 | Honda | a 1’18,892″ |
13.º | Nico Hulkenberg | Haas VF-23 | Ferrari | a 1’20,309″ |
14.º | Valtteri Bottas | Alfa Romeo C43 | Ferrari | a 1’20,597″ |
15.º | Guanyu Zhou | Alfa Romeo C43 | Ferrari | a 1’21,676″ |
16.º | Logan Sargeant | Williams FW45 | Mercedes | a 1 volta |
CLASSIFICAÇÕES DOS “MUNDIAIS”
PILOTOS – 1.º, Max Verstappen, 491 pontos; 2.º, Sergio Perez, 240; 3.º, Lewis Hamilton, 220; 4.º, Carlos Sainz, 183; 5.º, Fernando Alonso, 183; 6.º, Lando Norris, 169; 7.º, Charles Leclerc, 166; 8.º, George Russell, 151; 9.º, Oscar Piastri, 87; 10.º Pierre Gasly, 56; 11.º, Lance Stroll, 53; 12.º, Esteban Ocon, 45; 13.º, Alexander Albon, 27; 14.º, Valtteri Bottas, 10; 15.º, Nico Hulkenberg, 9; 16.º, Yuki Tsunoda, 8; 17.º, Riccardo Patrese, 6; 18.º, Guanyu Zhou, 6; 19.º, Kevin Magnussen, 3; 20.º, Liam Lawson, 2; 21.º, Logan Sargeant, 1.
CONSTRUTORES – 1.º, Oracle Red Bull Racing, 731 pontos; 2.º, Mercedes AMG Petronas F1 Team, 371; 3.º, Scuderia Ferrari, 349; 4.º, McLaren F1 Team, 256; 4.º, Aston Martin Aramco Cognizant F1 Team, 236; 6.º, BWT Alpine F1 Team, 101; 7.º, Williams Racing, 28; 8.º, Scuderia Alpha Tauri, 16; 9.º, Alfa Romeo F1 Team ORLEN, 16; 10.º, MoneyGram Haas F1, 12.
PRÓXIMA PROVA – Rolex Grande Prémio de São Paulo, dia 5 de Novembro, no Autódromo José Carlos Pace.