NacionalRALIS

Kris Meeke comanda após o primeiro dia de prova

Piloto da Hyundai Portugal é o primeiro classificado no Rali de Castelo Branco. Os cinco primeiros estão separados por menos de 20 segundos.

carlos.sousa@autolook.pt

Kris Meeke e James Fulton foram os mais rápidos no primeiro dia do Rali de Castelo Branco. A dupla da Hyundai Portugal estabeleceu a melhor marca em todas as classificativas da etapa inaugural da ronda do Campeonato de Portugal de Ralis.

Na prova organizada pela Escuderia Castelo Branco, os líderes partem para o segundo dia de prova no comando da classificação geral com 8,4 segundos de vantagem sobre os segundos classificados, Ricardo Teodósio e José Teixeira, também em Hyundai i20 Rally 2. Na terceira posição surge Bernardo Sousa e José Janela que, ao volante de um Citroën C3 Rally 2, estão a 12,8 segundos dos líderes.

As temperaturas desceram ligeiramente face aos dias anteriores, mas, ainda, assim, o calor não deu tréguas aos concorrentes do Rali de Castelo Branco. Foi bem cedo que os concorrentes entraram em ação. Primeiro, participaram na Free Practice e, posteriormente, correram na Qualifying para definir a ordem de partida para a estrada.

Já à tarde, Kris Meeke, que tinha sido o mais veloz na Qualifying, começou a ditar as regras ao estabelecer a melhor marca no primeiro troço, Santo André das Tojeiras 1. Seguiu-se Ricardo Teodósio, a 3,2 segundos, e Armindo Araújo, em Skoda, que ficou a 3,4 segundos.

Na especial seguinte, Vila Velha de Ródão, Meeke voltou a ser o mais rápido mas, desta vez, foi secundado por Araújo, a 3,1 segundos, e por Bernardo Sousa, que fez o terceiro tempo, a 3,8 segundos.

Concluídas as duas especiais de classificação da tarde, a caravana rumou a Castelo Branco, onde disputou a super-especial Reconquista, um troço espetáculo que cada equipa percorreu por duas vezes com o resultado a surgir do somatório nas duas passagens.

Aí, Kris Meeke, voltou a mostrar que, apesar de não fazer uma prova de asfalto há algum tempo, continua muito rápido. Com milhares de pessoas a assistir à passagem das estrelas dos ralis nacionais, Ricardo Teodósio foi sempre o segundo e, na terceira posição ficaram, Armindo Araújo, primeiro, e Bernardo Sousa a seguir.

O campeão nacional acabou por perder mais tempo na segunda passagem devido a um pião que o fez terminar o dia no quarto posto, a 3,3 segundos de Bernardo Sousa, terceiro, e com  uma vantagem de 3,5 segundos sobre o quinto classificado, José Pedro Fontes, em Citroën C3 Rally 2.

O líder do Campeonato de Portugal de Ralis, Miguel Correia, que alinha ao volante de um Skoda Fabia Rally 2 evo, é apenas sexto, a quase 40 segundos de Kris Meeke.

«Estou bastante satisfeito, para ser sincero. É o primeiro rali em asfalto nos últimos quatro anos. Voltar a descobrir estas sensações em estradas novas é bom, é interessante. O carro esteve muito bem, o comportamento do chassis é muito bom. Tivemos alguns problemas com os travões nos troços da tarde, mas conseguimos um bom ritmo. Os troços são desafiantes. Fazem-nos abrir os olhos. Permitem-nos andar muito depressa», afirmou o líder do Rali de Castelo Branco, Kris Meeke.

No Campeonato de Portugal de Ralis 2RM, está tudo ainda mais renhido. Ricardo Sousa, em Peugeot 208 Rally4, comanda, mas tem apenas 2,9 segundos de vantagem sobre o segundo classificado, Hugo Lopes, também em Peugeot, que é o líder entre os concorrentes do Campeonato de Portugal de Ralis Júnior. Gonçalo Henriques, em Renault Clio Rally4, é o terceiro classificado, a 3,8 segundos.

Nos Clássicos, Luís Mota (Mitsubishi) está na frente, e Adruzilo Lopes comanda nos Promo. Entre os concorrentes dos Promo Centro, Fernando Teotónio (Mitsubishi) é o melhor no final do dia inaugural do Rali de Castelo Branco 2023.

Entre os FPAK Júnior Team, a liderança está nas mãos de Alexandre Cordeiro, em Kia Picanto GT e no Campeonato Start Centro, Telmo Pedro coloca o seu Citroën Saxo Cup no topo da classificação.

Para este sábado, realiza-se a segunda e derradeira etapa da primeira ronda de asfalto do Campeonato de Portugal de Ralis. O dia é longo com um total de oito classificativas. O primeiro a sair para a estrada arranca para a especial que marca o reinício da competição, Sarzedas 1, às 10h41, enquanto a derradeira classificativa, Castelo Branco (Power Stage) tem início marcado para as 21h48.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *