WRC

Thierry Neuville parte na liderança na Sardenha

Enquanto Oliver Solberg mantém viva a luta pelo título do Campeonato do Mundo de Ralis (WRC), o piloto belga da Hyundai Motorsport parte este sábado no topo da classificação do Rali da Itália Sardenha.

CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt)

Thierry Neuville ultrapassou o companheiro de equipa da Hyundai Motorsport, o francês Adrien Fourmaux, na última especial de ontem, sexta-feira, e parte hoje, sábado no comando do Rali da Sardenha. Por sua vez, Oliver Solberg manteve a pressão sobre os seus mais diretos opositores na disputa pelo título, efetuando uma corrida impressionante até o terceiro lugar.

Refira-se que as irregulares especiais de terra disputadas ontem alterou a ordem alguns procedimentos dos pilotos, aumentando a pressão no campeonato. Apenas 0,4 segundos separam os dois Hyundai i20 N Rally1 após um primeiro dia exaustivo, com Oliver Solberg apenas 12,3 segundos atrás ao volante de um Toyota GR Yaris Rally1.

Adrien Fourmaux liderava desde a terceira especial e parecia pronto para assumir uma pequena vantagem para este sábado, após manter a calma durante uma tarde repleta de pedras, furos e problemas com a gestão de pneus.

Mas Thierry Neuville tinha outros planos. O campeão mundial de 2024 venceu as duas últimas especiais da tarde de ontem, revertendo uma desvantagem de 4,7 segundos em Monti di Alà – Sa Conchedda – Lerno para terminar o dia na liderança.

«A nossa gestão e escolha de pneus deram resultado. Fiquei tentado a fazer uma escolha semelhante de Adrien Fourmaux, mas no final estava bastante confiante de que a minha sensação era a correta, e estou feliz com isso. É bom para a Hyundai e para o Adrien também, então é uma boa disputa e espero que possamos continuar no mesmo registo hoje.

Adrien Fourmaux, por sua vez, completou um dos melhores dias da sua carreira no Rally1, com o francês a vencer a segunda e a quinta especial e conduziu com cuidado pelas estradas cada vez mais exigentes durante o período da tarde para se manter firme na luta pela vitória.

«Muito satisfeito com o dia. Começamos bem. Acho que é bom também para a equipa, sublinhou Adrien Fourmaux. Atrás da dupla da Hyundai, Oliver Solberg apresentou mais uma atuação impressionante em busca do primeiro título mundial.

O sueco perdeu tempo com danos nos pneus na primeira especial de ontem, mas lutou bravamente para se recuperar, vencendo a quarta especial antes de realizar duas passagens particularmente fortes para fechar o dia. Oliver Solberg terminou o doa de ontem com 27,9 segundos de vantagem sobre o também candidato ao título, Sami Pajari, e 56,6 segundos à frente do líder do campeonato, Elfyn Evans, ambos em Toyora GR Yaris Rally1.

Dentro de pouco tempos as equipas regressam à estrada para mais seis especiais e 123,66 quilómetros cronometrados. Refira-se que o Campeonato Mundial de Rali é a principal série de ralis da FIA. A competição reúne carros de alto desempenho e os melhores pilotos do mundo aceleram em cenários impressionantes, desde o inverno rigoroso da Suécia até ao calor e as pistas rochosas do Quénia.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *