Fórmula E

Sacha Fenestraz faz história na estreia-se da “pole”

O jovem piloto francês (Nissan) fez história como o primeiro a conquistar a “pole position” do ePrix da Cidade do Cabo de Fórmula E. O português António Félix da Costa (Porsche), chegou a ocupar a primeira posição, mas parte da 13.ª posição.

PEDRO RORIZ (auto.look2010@gmail.com)

António Félix da Costa

Com uma volta fantástica na discussão da “pole position”, tendo como adversário o alemão Max Gunther (Maserati), o francês Sacha Fenestraz (Nissan), que tem, desde o início dos treinos, mostrado um enorme à vontade do traçado desenhado nas ruas da Cidade do Cabo, garantiu a primeira “pole” da carreira, sendo o único a chegar ao segundo “7” no traçado sul-africano.

Mais rápido no seu grupo, o francês começou por eliminar o seu compatriota Jean-Eric Vergne (DS), depois o neo-zelandês Nick Cassidy (Envision) e por fim Max Gunther, que vai largar da segunda posição da grelha.

A qualificação ficou marcada, no segundo grupo, com René Rast (McLaren) a ser o mais rápido, pelo despiste, a escassos segundos do final da sessão, do suíço Edoardo Mortara (Maserati), com o inglês Sam Bird (Jaguar), que vinha atrás a não evitar um violento embate no Maserati, havendo dúvidas se as duas equipas vão conseguir recuperar os carros para a corrida, que tem lugar às 14 horas.

Em consequência dos problemas sentidos, durante a sessão de treinos livres de ontem, Cupra e Mahindra não permitiram aos seus pilotos participar na qualificação e há também dúvidas quanto à sua presença na corrida.

Quanto ao português António Félix da Costa (Porsche), que integrou o primeiro grupo, chegou a ocupar a primeira posição, mas acabaria a sessão em sétimo, o que o coloca, em princípio na 13.ª posição da grelha de partida.

Grelha de partida1.ª linha: Sacha Fenestraz (Nissan), 1’07,848”; Max Gunther (Maserati), 1’08,270”; 2.ª linha: Nick Cassidy (Envision), 1’08,465”; Mitch Evans (Jaguar), 1’08,568”; 3.ª linha: Jean-Eric Vergne (DS), 1’08,520”; Pascal Wehrlein (Porsche), 1’08.598”; 4.ª linha: Sebastien Buemi (Envision), 1’11,937”; Dan Ticktum (Nio), 1’09,171; …; 7.ª linha: António Félix da Costa (Porsche), 1’09,441”; Stoffel Vandoorne (DS), 1’09,500”. Alinham mais oito pilotos.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *