Nissan Fórmula E Team na nova era de eletrificação
Uma impressionante decoração de flor de cerejeira destaca a marca para a 9.ª temporada. Com nova designação e dois novos pilotos, a nova imagem celebra os começos para a era Gen3. A Fórmula E é uma plataforma emocionante que mostra as capacidades da Nissan nos VE e atua como catalisador para promover a estratégia de eletrificação da marca.
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A Nissan arranca para a 9.ª temporada do Campeonato do Mundo de Fórmula E da ABB FIA, com a revelação, em Madrid, da sua nova decoração no Nissan e-4ORCE 04. Com 85 anos de história no automobilismo e mais de uma década de experiência em VEs, a participação da Nissan na Fórmula E é a montra perfeita do seu compromisso com a eletrificação à medida que a empresa acelera para um futuro alinhado com os seus objetivos de sustentabilidade.
Apresentando um atraente padrão de flor de cerejeira, a escolha da equipa para incorporar a flor nacional do Japão na sua 9.ª temporada não é apenas uma referência ao seu ADN japonês, mas também simboliza e celebra um novo começo.
«A 9.ª temporada marca uma nova era para a participação da Nissan no campeonato. Será a nossa quinta época na Fórmula E, mas a nossa primeira como equipa. Temos uma longa história na competição e também gostamos de nos atrever a fazer o que os outros não fazem. A nossa nova decoração celebra a nossa herança japonesa e estou certo de que o design vai sobressair na pista como nunca até agora», disse Ashwani Gupta, COO da Nissan.
O próximo campeonato marca também o início da tão esperada era Gen3. Com 40% mais potência do que a homologação do ano passado e com mais de 320 km/h de velocidade máxima, o novo automóvel de competição da Gen3 traz um nível de entusiasmo à eletrificação nunca antes experimentado.
«A Fórmula E representa o auge da tecnologia VE e estamos confiantes que a próxima série de nova geração irá proporcionar inovação e entusiasmo dentro e fora de pista», disse Guillaume Cartier, presidente da Nissan AMIEO (África, Médio Oriente, Índia, Europa e Oceânia).
«Com mais de metade das corridas a decorrer dentro da diversificada região AMIEO, a nossa capacidade de implementar o intercâmbio de conhecimentos na estrada e na pista contribuirá diretamente para o desenvolvimento das nossas tecnologias eletrificadas e motorizações elétricas, para oferecer o melhor aos nossos clientes», afirmou Guillaume Cartier.
Tommaso Volpe, diretor-geral da Nissan Fórmula E e diretor do Nissan Formula E Team, também referiu que «a próxima temporada é um grande momento para a série, com a introdução dos automóveis da Gen3». «Mas também é fundamental para nós na Nissan, com a equipa a correr com o seu novo nome à medida que tomamos o controlo total de todas as nossas operações na Fórmula E. Todos nós, na Nissan, estamos muito entusiasmados com este novo começo, muito motivados para enfrentar este novo desafio e muito ansiosos por começar», acrescentou Tommaso Volpe.
A Fórmula E é o primeiro desporto neutro em carbono do mundo e, em conformidade com os seus regulamentos sustentáveis, a Nissan Formula E Team recebeu a classificação de três estrelas no Programa de Acreditação Ambiental, uma certificação de sustentabilidade da Federação Internacional do Automóvel (FIA).
NOVA DUPLA DE PILOTOS
PARA A NISSAN FÓRMULA E TEAM
A Nissan Formula E Team também tem uma nova formação de pilotos para a próxima temporada, misturando experiência e juventude, com o vencedor de provas de Fórmula E, Norman Nato e o vice-campeão da Super Fórmula 2022, Sacha Fenestraz, ambos a estrearem-se na equipa. O francês Norman Nato vai competir no Nissan n.º 17, enquanto o franco-argentino Sacha Fenestraz vai estar ao volante da máquina n.º 23.
«Gosto muito da nova decoração, é diferente e vai definitivamente destacar-se na pista. O design de flor de cerejeira é um grande toque. Esta temporada também é um novo começo para mim e estou extremamente entusiasmado», disse Norman Nato.
«Agora, temos de nos concentrar em prepararmo-nos para a temporada que se avizinha, desenvolver o automóvel e construir relações dentro da equipa, para estarmos preparados para a primeira prova, no México. Os testes estão a chegar e vamos procurar aproveitar o nosso tempo em Valência para melhorar e desenvolver a nossa compreensão do novo bólide da Gen3, para estar no nosso melhor para o início da 9.ª temporada», acrescentou o piloto francês.
Já Sacha Fenestraz também comentou que «o automóvel está bonito, adoro a ideia da flor de cerejeira». «É a primeira vez que vemos algo assim na Fórmula E e é ótimo celebrar a herança japonesa da equipa. Mal posso esperar para estar na pista e estou muito entusiasmado para chegar a Valência e começar a testar, em breve».
«É um grande passo para mim correr na Fórmula E e sentir que o profissionalismo e dedicação da equipa está a pressionar-me para alcançar os melhores resultados possíveis. Estamos a preparar-nos bem para a temporada, no simulador, a ajustar e a desenvolver o automóvel para iniciar a temporada de uma forma positiva», finalizou o piloto franco-argentino.
Os pilotos da Nissan Fórmula E Team terão as suas primeiras saídas no recém-construído automóvel da Gen3 durante o teste oficial de pré-temporada no Circuito Ricardo Tormo, em Valência, nos dias 13 a 16 de dezembro.
A 9.ª temporada deverá ser a mais longa da Fórmula E até à data, com um recorde de 17 corridas planeadas, incluindo visitas de estreia à Índia, África do Sul e Brasil, antes de terminar o ano no E-Prix de Londres.
SHELL E THE WOOLMARK COMPANY
EM PARCERIA COM A NISSAN FORMULA E TEAM
Para a próxima temporada, a Nissan Formula E Team contará com o valioso apoio de dois fortes parceiros técnicos. A equipa continuará a trabalhar em estreita colaboração com a sua parceira de longa data, a Shell, ao mesmo tempo que se orgulha de anunciar uma nova e excitante colaboração com a The Woolmark Company.
A Shell continuará a sua parceria com a equipa na 9.ª Temporada, demonstrando o seu compromisso com a Fórmula E. A parceria apoia a Shell no desenvolvimento contínuo dos seus fluidos especializados Shell E, projetados para otimizar a eficiência dos VEs e a sua rede de carregamento Shell Recharge, em expansão, uma vez que pretende tornar-se líder global em serviços de carregamento VE.
István Kapitány, vice-presidente executivo global da Shell Mobility afirmou que «através da nossa parceria com a Nissan na Fórmula E, estamos a tirar experiência adquirida na pista e a usá-la para criar melhores produtos e serviços para os nossos clientes de VE na estrada». «A Fórmula E é um importante campo de testes para o desenvolvimento e produção de produtos energéticos mais limpos, incluindo a Shell Recharge, os fluídos E da Shell e outros novos produtos energéticos», sustentou.
A Woolmark Company junta-se à Nissan Formula E para a 9.ª temporada como seu parceiro técnico para desenvolver um equipamento para a equipa de alto desempenho usando lã Merino. Macia na pele, a lã Merino oferece uma gestão imbatível da humidade, termoregulação e propriedades de respiração, tornando-a perfeita para um ambiente de alto desempenho. Pela primeira vez, a lã Merino é posta à prova através dos fatos da Nissan Formula E Team.
«As nossas equipas técnicas trabalharam lado a lado para elaborar um fato para a equipa orientado para o desempenho, impulsionando ofertas inesperadas de produtos graças às credenciais técnicas e ecológicas inerentes à fibra», afirmou o diretor-geral da Woolmark Company, John Roberts.
«A natureza inovadora da lã Merino está em paralelo com a tecnologia por trás da Fórmula E graças às técnicas de fabrico e engenharia desenvolvidas entre as nossas equipas», sublinhou John Roberts.
Comentando os parceiros da Nissan Formula E Team para a 9.ª temporada, Volpe acrescentou: «Para nós, na Nissan, é muito importante fazer parcerias com empresas que partilham os mesmos valores, prioridades e objetivos de longo prazo que nós, especialmente no que diz respeito à sustentabilidade e eletrificação».
«Orgulhamo-nos de ter o apoio da Shell e da Woolmark Company e de colaborar com dois parceiros líderes que, como nós, estão empenhados em construir um futuro mais sustentável através da tecnologia e da inovação», concluiu a Volpe.