Katsuta emerge do caos para liderar no Safari
O drama de sábado deixa o piloto nipónico à beira da sua primeira vitória no Campeonato do Mundo de Ralis, partido para o último dia no topo da classificação do Rali Safari do Quénia.
carlos.sousa@autolook.pt

Takamoto Katsuta está prestes a conquistar a sua primeira vitória no Campeonato Mundial de Rali (WRC) da FIA, após um dia de desgaste sem precedentes no Rali Safari do Quénia, que deixou o piloto da Toyota Gazoo Racing com uma vantagem de 1m25,5s para a final de amanhã, domingo.
Num rali conhecido pela sua brutalidade, a etapa deste sábado apresentou um nível de caos raramente visto na era moderna do WRC. O que começou como uma dobradinha dominante da Toyota, desfez-se completamente durante uma especial brutal pela manhã, abrindo caminho para Takamoto Katsuta herdar uma vantagem inesperada, que defendeu com sucesso durante uma tarde traiçoeira.

O panorama do rali foi completamente reescrito durante o notório troço de 31 km do Sleeping Warrior e a sua subsequente especial de estrada. O líder do campeonato, Elfyn Evans, foi a primeira grande baixa, abandonando no meio da especial com danos irreparáveis na suspensão traseira direita do Toyota GR Yaris Rally1. Minutos depois, o evento sofreu uma reviravolta completa durante a ligação de volta ao parque de assistência de Naivasha.
O líder do rali, Oliver Solberg, que tinha acabador de atravessar a lama profunda do Sleeping Warrior praticamente às cegas, após ficar sem fluido do lavador do pára-brisas, sucumbiu a uma falha no alternador. A incrível arrancada matinal de seu companheiro de equipa, Sébastien Ogier, também chegou ao um fim abrupto com um problema semelhante na mesma especial, eliminando os três primeiros classificados de uma só vez.

Esses abandonos inesperados colocaram Takamoto Katsuta na liderança à geral. O piloto japonês havia adotado deliberadamente uma abordagem cautelosa, priorizando a sobrevivência, durante a manhã, após sofrer um duplo furo na especial de Elmenteita e completar o restante do percurso sem pneus reservas.
A sua estratégia rendeu frutos, já que o piloto japonês herdou uma vantagem de mais de um minuto sobre o pelotão, enquanto as equipes sobreviventes regressaram, cambaleando, para o parque de assistência do meio-dia.
A tarde não ofereceu trégua para o pelotão castigado. Thierry Neuville, da Hyundai Motorsport, que havia começado a prova em segundo lugar na classificação geral e apesar ter enfrentado problemas de superaquecimento durante toda a manhã, abandonou na segunda passagem por Soysambu após sofrer um triplo furo sem ter pneus sobressalentes disponíveis.

Isso permitiu que o seu companheiro de equipa, Adrien Fourmaux, aproveitasse a confusão para conquistar o segundo lugar. O francês venceu a especial em Soysambu e concentrou-se totalmente em proteger seu Hyundai i20 N Rally1, terminando o dia a 1m25,5s atrás de um nervoso Takamoto Katsuta, que admitiu estar a evitar «cada pedra» para garantir a sua primeira vitória.
Sami Pajari ocupa uma incrível terceira posição na classificação geral, apesar de um pneu estourar em alta velocidade na especial de Elmenteita, na manhã deste sábado, que custou ao jovem finlandês mais de cinco minutos e causando danos significativos à carroceria.
O jovem piloto recuperou brilhantemente para vencer a passagem da tarde na mesma especial, ultrapassando Esapekka Lappi, também da Hyundai Motorsport, e conquistando a última posição do pódio.
Esapekka Lappi terminou a etapa em quarto lugar, após uma tarde difícil com subviragem e um furo no pneu dianteiro esquerdo, acabando por declarar, sem rodeios, que não estava mais preocupado com os resultados e que seu único objetivo era terminar a prova.
Jon Armstrong, da M-Sport Ford, teve uma tarde complicada, lutando contra alertas de temperatura da água e um furo no pneu dianteiro direito, enquanto seu companheiro de equipa, Josh McErlean, também sofreu com um problema persistente no motor. Ambos os pilotos estão fora do top 10.
Na categoria WRC2, Robert Virves administrou seu ritmo perfeitamente para terminar o dia com uma vantagem confortável de 55,3 segundos na classe e um impressionante quinto lugar na classificação geral. Gus Greensmith ocupa a segunda posição na sua classe, enquanto Fabrizio Zaldivar, Andreas Mikkelesen, Diego Dominguez e Daniel Chwist completam o top 10 provisório.
A etapa de sábado acabou por ficar encerrada prematuramente quando a organização cancelou a segunda passagem pelo Sleeping Warrior, considerando os sulcos profundos e alagados muito difíceis para os veículos no resgate após a forte chuva da tarde.
O Campeonato Mundial de Ralis é a principal série de ralis da FIA. O evento apresenta carros de alto desempenho e os melhores pilotos do mundo competindo em cenários impressionantes, que vão do inverno rigoroso da Suécia ao calor e às pistas rochosas do Quénia. Os participantes disputam os títulos de pilotos e de fabricantes em 14 ralis.
CLASSIFICAÇÃO APÓS SÁBADO
1º. T Katsuta / A Johnston JPN Toyota GR Yaris Rally1 2h41m00,2s
2º. A Fourmaux / A Coria FRA Hyundai i20 N Rally1, a 1m 25,5s
3º. S Pajari / M Salminen FIN Toyota GR Yaris Rally1 a 5m29,1s
4º. E Lappi / E Mälkönen FIN Hyundai i20 N Rally1, a 6m18,5s
5º. R Virves / J Viilo EST Škoda Fabia RS Rally2, a9m42,1s
6º. G Greensmith / J Andersson GBR Toyota GR Yaris Rally2, a 10m37,4s

