Finlandês Sami Pajari imbatível na Estónia
Jovem piloto nórdico da Toyota Gazzo Racing terminou esta sexta-feira na liderança do Rali da Estónia, nona prova do Campeonato do Mundo de Ralis, depois de vencer as sete classificativas do primeiro dia.
PEDRO RORIZ (auto.look2010@gmail.com)

Para que não houvesse dúvidas quanto à justiça de terminar o primeiro dia de competição no comando da prova, o finlandês Sami Pajari (Toyota GR Yaris Rally1) foi o mais rápido nas sete classificativas efetuadas e terminou o dia com 14,7 segundos de vantagem sobre o sueco Oliver Solberg (Toyota GR Yaris Rally1), que ocupa o segundo lugar desde a segunda especial.
O francês Adrien Fourmaux (Hyundai i20 N Rally1, segundo na prova de classificação de abertura, foi superado pelo sueco, logo a seguir, mas manteve o derradeiro lugar do pódio até ao final da etapa, tendo 7,5 segundos de avanço sobre o belga Thierry Neuville (Hyundai i20 N Rally1).
Estas diferenças nada significam, uma vez que as médias são muito elevadas, como demonstra o facto de Sami Pajari ter percorrido os 103,42 km competitivos à média de 124,8 km/h.
Dos Rally1 só ficou pelo caminho o japonês Takamoto Katsuta (Toyota GR Yaris Rally1) que viu explodir um pneu na penúltima classificativa, o que o levou a abandonar, com o piloto a confessar que tinha apanhado um enorme susto.
Entre os Rally2, o estónio Robert Virves (Skoda Fabia RS Rally2), a tirar partido de “jogar em casa”, terminou o dia na frente, com 2,5 segundos de vantagem sobre o finlandês Teemu Suninen (Toyota GR Yaris Rally2), que tem a mesma vantagem sobre o seu compatriota Roope Korhonen (Toyota GR Yaris Rally2), pelo que a luta promete ser intensa nos dois dias que faltam.
Para este sábado, os concorrentes têm pela frente uma dupla passagem por quatro provas de classificação, com o dia a voltar a terminar numa curta Super Especial, diferente da percorrida hoje.
CLASSIFICAÇÃO, APÓS SETE ESPECIAIS – 1.º, Sami Pajari/Marko Salminen (Toyota GR Yaris Rally1), 49’43,5’’; 2.º, Oliver Solberg/Elliott Edmondson (Toyota GR Yaris Rally1), a 14,7’’; 3.º, Adrien Fourmaux/Alexandre Coria (Hyundai i20 N Rally1), a 16,5’’; 4.º, Thierry Neuville/Martijn Wydaeghe (Hyundai i20 N Rally1), a 24,0’’; 5.º, Sébastien Ogier/Vincent Landais (Toyota GR Yaris Rally1), a 33,3’’; 6.º, Martins Sesks/Renars Francis (Ford Puma Rally1), a 44,7’’; 7.º, Esapekka Lappi/Enni Mälkönen (Hyundai i20 N Rally1), a 46,5’’; 8.º, Josh McErlean/Eoin Treacy (Ford Puma Rally1), a 46,6’’; 9.º, Elfyn Evans/Scott Martin (Toyota GR Yaris Rally1), a 49,8’’; 10.º, Jon Armstrong/Shane Byrne (Ford Puma Rally1), a 1’04,3’’.

