RALISRegional

Espumante do Dão “reservado” a Carlos Matos

Piloto são-pedrense triunfou na prova do Clube Automóvel de Viseu à geral, superiorizando-se a Carlos Fernandes por 15,7 segundos. Armando Carvalho venceu para o Campeonato Centro de Ralis e Filipe Rodrigues para o Centro de Ralis 2RM.

CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt) – Fotos: PEDRO MONSERRAT

Pódio do Centro de Ralis

Carlos Matos e Ricardo Faria terminaram a prova promovida pela Promolafões com o tempo total de 33m48,8s, relegando para a segunda posição Carlos Fernandes e João Serôdio, em Porsche 911 GT3 Cup, com 15,7 segundos de diferença. Uma dupla que, no domínio da competição, ainda teve tempo de vencer a segunda passagem por Malvasia Fina e a terceira ronda por Cerceal Branco.

Refira-se, por outro lado, que o Rali Espumante do Dão, inserido na ExpoDão, ficou marcado pelo abandono de André Cabeças e Miguel Castro, em Citroën C3 Rally2, na terceira especial do dia, depois de ter sido o mais rápido na super-especial de abertura e de estar a somente 0,6 segundos de Carlos Matos.

Pódio do Centro de Ralis 2RM

O piloto de São Pedro do Sul já tinha assumido o comando na segunda especial, deixando o piloto da viatura da marca Chéquia mais confortável para vencer à geral a segunda prova do Campeonato Centro de Ralis.

«Foi uma prova muito difícil, mas estamos terminámos no primeiro lugar. Tive de apertar muito para conseguir este resultado, mas o mais importante foi alcançar Carregal do Sal no topo da classificação», admitiu Carlos Matos que, navegado por Ricardo Faria, conduziu o Skoda Fabia R5 ao sucesso.

Recorde-se que, no ano passado, o vencedor deste ano sofreu uma penalização de um minuto e caiu para a terceira posição. Precavido com a situação, Carlos Matos confidenciou que entrou «forte e com vontade de ganhar e, com o abandono prematuro de André Cabeças, limitei-me a dilatar a diferença e passar, à posterior, a controlar a prova».

Carlos Matos e Ricardo Faria (Skoda Fabia R5)

«Aproveito para deixar uma palavra de incentivo ao André Cabeças, bem como ao André Pereira, o meu conterrâneo face ao infortúnio que ambos vivenciaram – o jovem piloto são-pedrense desfez por completo a traseira do Citroën AX, na sequência de uma saída de estrada com a viatura da marca francesa – esperando voltar a encontra-los no próximo Rallye Constálica Viseu Dão Lafões, a 29 e 30 de agosto», sublinhou Carlos Matos.

Depois de muito porfiar, Armando Carvalho, navegado por Ana Santos, voltou a demonstrar que está em excelente forma física e anímica, conduzindo o Mitsubishi Lancer Evo IX ao lugar mais baixo do pódio à geral e primeiro no Campeonato Centro de Ralis.

Carlos Fernandes e João Serôdio (Porsche 997 GT3 Cup)

Para a dupla de Vila Nova de Poiares, o Rali Espumante do Dão traduziu-se num ganho suplementar, uma vez que dilatou a vantagem para o segundo classificado no que concerne ao campeonato em que está inserido.

Relativamente a Carlos Matos, o campeão em título do Centro de Ralis terminou a 1m01,3s mas, uma vez que os dois primeiros não roubam pontos aos envolvidos na competição e André Cabeças, que era o seu mais direto perseguidor renunciou devido a acidente, o poiarense “fugiu” aos rivais.

Armando Carvalho e Ana Santos (Mitsubishi Lancer IX)

Na quarta posição terminaram António Cruz Monteiro e Ana Cruz Monteiro, segundos no Campeonato Centro de Ralis. Os irmãos leirienses estiveram, por isso, em grande plano ao volante do Peugeot 208 T16, ficando a 1m21,7s dos vencedores e a 20,4 segundos da dupla de Poiares, não evitando uma dupla penalização de 10 segundos por mover uma chicane.

Por sua vez, João Marcelino, que faz equipa com Beatriz Pinto, encerrou o “top five” aos comandos de um Citroën DS3 R5m a 1m49,1s dos vencedores, regressando a casa com o estímulo do terceiro lugar no Campeonato Centro de Ralis.

António Cruz Monteiro e Ana Cruz Monteiro (Peugeot 208 T16)

Quem também esteve a um nível muito elevado foi a jovem formação de Coimbra, Filipe Rodrigues e Pedro Gambóias que, ao volante de um Ford Escort S, cotou-se a sexta mais rápida, a 1m50,5s de Carlos Matos e Ricardo Faria, quarto no Centro de Ralis e primeira nas 2RM.

A dupla da HRC Automorks relegou para a sétima posição os estreantes na competição esta temporada, Bruno Pedrosa e Tiago Silva, voltando a encantar com o Honda Civic, terminando a competição do Clube Automóvel de Viseu, apoiado pela autarquia de Carregal do Sal, a 7,9 segundos dos vencedores das 2RM, sofrendo uma penalização de 10 segundos por mover uma chicane.

Na oitava, nona e décima posição terminaram José Denis e Jorge Ferreira (BMW 320I), Henrique Correia e Tiago Barata (Ford Escort S) e Fábio Cruz e Gonçalo Cruz (Renault Clio RS), a 3m07,7s, a 3,13,1s e 3m37,3, respetivamente.

FICHA DA PROVA

Prova – Rali Espumante do Dão

Data – 23/24 de Maio

Organizador – Clube Automóvel de Viseu

Estrutura – 145,47 km divididos por três secções: Carregal do Sal – Carregal do Sal (17,27 km); Carregal do Sal – Carregal do Sal (53,44 km); Carregal do Sal – Carregal do Sal (74,6 km)

PC – 8 (1 + 4 + 3)

Extensão das PC – 60,20 km (4,20 km + 32,50 km + 23,50 km)

Percentagem das PC – 41,38 %

Inscritos – 40 (3 P3, 3 P2, 6 P1, 5 X5, 1 X3, 13 X2, 9 X1)

Participantes – 34 (2 P3, 1 P2, 4 P1, 5 X5, 1 X3, 13 X2, 8 X1)

Classificados – 28 (2 P3, 1 P2, 4 P1, 2 X5, 1 X3, 12 X2, 6 X1)

COMANDANTES SUCESSIVOS

Absoluto – André Cabeças, na 1.ª PC; Carlos Matos, da 2.ª à 8.ª PC

P3 – António Cruz Monteiro, da 1.ª à 8.ª PC

P2 – Vítor Hugo Matias, da 1.ª à 8.ª PC

P1 – Luís Martins, da 1.ª à 8.ª PC

X5 – André Cabeças, na 1.ª PC; Carlos Matos, da 2.ª à 8.ª PC

X3 – Armando Carvalho, da 1.ª à 8.ª PC

X2 – Filipe Rodrigues, da 1.ª à 8.ª PC

X1 – Daniel Pereira, na 1.ª André Pereira, da 2.ª à 4.ª PC; João Marques, da 5.ª à 8.ª PC

VENCEDORES

Absoluto – Carlos Matos/Ricardo Faria (Skoda Fabia R5)

P3 – António Cruz Monteiro/Ana Cruz Monteiro (Peugeot 208 T16)

P2 – Vítor Hugo Matias/Pedro Júlio (Kia Picanto GT

P1 – Luís Martins/Daniela Lopes (Peugeot 208 R2)

X5 – Carlos Matos/Ricardo Faria (Skoda Fabia R5)

X3 – Armando Carvalho/Ana Santos (Mitsubishi Lancer IX)

X2 – Filipe Rodrigues/Pedro Gambóias (Ford Escort MK2

X1 – João Marques/Hélder Fernandes (Citroën Saxo VTS)

CLASSIFICAÇÃO

POS. EQUIPA CARRO TEMPO
1.º Carlos Matos/Ricardo Faria Skoda Fabia R5 33’48,8”
2.º Carlos Fernandes/João Serôdio Porsche 997 GT3 Cup a 15,7”
3.º Armando Carvalho/Ana Santos Mitsubishi Lancer IX a 1’01,3”
4.º António Cruz Monteiro/Ana Cruz Monteiro Peugeot 208 T16 a 1’01,7”
5.º João Marcelino/Beatriz Pinto Citroën DS3 R5 a 1’49,1”
6.º Filipe Rodrigues/Pedro Gambóias Ford Escort MK2 a 1’50,5”
7.º Bruno Pedrosa /Tiago Silva Honda Civic a 1’58,4”
8.º José Denis/Jorge Ferreira BMW 320i a 3’07,7”
9.º Henrique Correia/Tiago Barata Ford Escort MK2 a 3’13,1”
10.º Fábio Cruz/Gonçalo Cruz Renault Clio III RS a 3’37,3”

OS MAIS RÁPIDOS

1.º 2.º 3.º 4.º 5.º 6.º
Carlos Matos 4 4 0 0 0 0
Carlos Fernandes 2 3 3 0 0 0
André Cabeças 1 1 0 0 0 0
Armando Carvalho 1 0 1 3 2 0
António Cruz Monteiro 0 0 4 2 1 1
João Marcelino 0 0 0 3 1 2
Bruno Pedrosa 0 0 0 0 2 2
Filipe Rodrigues 0 0 0 0 1 3
José Denis 0 0 0 0 0 1

Próxima prova – Rali de Coja – Portas do Açor, dias 6 e 7 de Junho, organizado pelo Clube Automóvel do Centro.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *