Abril: PTRX com acelerações a mil

Já é conhecido o calendário de 2019 dos Campeonatos de Portugal de Ralicross, Kartcross e Super Buggy, e também da Taça de Portugal das especialidades.

CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt)

O Circuito de Lousada é o ponto de partida para 2019 do Campeonato de Portugal de Ralicross, Kartcross e Super Buggy (PTRX), reunindo pilotos, máquinas, equipas de assistência e público em geral nos dias 6 e 7 de Abril. O calendário desportivo anunciado pela Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK) é composto por oito provas, a última a 12 e 13 de Outubro, em Sever do Vouga, além da jornada alusiva à Taça de Portugal, este ano a ter lugar em Mação, nos dias 26 e 27 de Outubro.

Pelo meio registam-se passagens por Mação (27 e 28 de Abril), Castelo Branco (11 e 12 de Maio), Sever do Vouga (15 e 16 de Junho e 12 e 13 de Outubro), Montalegre (27 e 28 de Julho e 7 e 8 de Setembro) e Lousada (21 e 22 de Setembro).

Refira-se, por outro lado, que Portugal está fora do calendário do WRX para 2019. Depois de ter recebido o Campeonato do Mundo de Ralicross desde 2014, com sucesso, é com grande surpresa que a prova portuguesa não integra o calendário desportivo para a próxima temporada. Refira-se que Montalegre foi desde o início uma das provas mais elogiadas do calendário, quer ao nível organizativo, quer ao nível desportivo e parecia estar de pedra e cal no calendário do mundial, mas para espanto de muitos, a prova portuguesa não apareceu no calendário da Federação Internacional do Automóvel (FIA).

No entanto, o município de Montalegre vai substituir a prova do Mundial de Ralicross por uma jornada do Global Rallycross Europe, uma nova competição da FIA, disse recentemente o presidente da autarquia transmontana.

«Perdemos o Mundial apenas por uma questão de dinheiro, mas abriu-se outra porta e vamos integrar o Global Rallycrosse Europe», anunciou Orlando Alves. Este será o ano de estreia desta taça internacional, que promete «entre 60 a 80 participantes», segundo Orlando Alves, e cujas corridas são transmitidas pelo canal Eurosport. É uma prova «interessantíssima, que mobiliza muitos pilotos e não ficará muito atrás das expectativas do Mundial», frisou o autarca.

Partilhe

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever  
Notificação