A estreia da Fórmula E em território indiano
A cidade de Hyderabad, capital do estado de Telangana, no sul da Índia, recebe pela primeira vez a Fórmula E, abrindo a sucessão de novidades no calendário da competição que, a seguir viaja pela primeira vez para a África do Sul (Cidade do Cabo) e o Brasil (São Paulo).
PEDRO RORIZ (auto.look2010@gmail.com)
O traçado indiano tem um perímetro de 2,835 km e 18 curvas e pode provocar surpresas por ninguém ter referências, restando saber, qual das equipas encontra mais depressa as afinações ideais para um circuito que tem uma longa recta, propicia a ultrapassagens.
Vencedor das duas corridas em Diriyah, algo que é raro acontecer, o alemão Pascal Wehrlein (Porsche) chega à Índia com seis pontos de avanço sobre o inglês Jake Dennis (Andretti), que ganhou a corrida de abertura realizada no Autódromo Hermanos Rodriguez (México), cujo o carro utiliza o mesmo motor do de Pascal Wehrlein.
O início da temporada está a ser marcada pelo domínio da Porsche que na versão oficial ou cliente, somou triunfos em todas as corridas efectuadas, restando saber quem vai usar contrariar a superioridade da marca alemã.
Apesar de dispor de um carro igual ao do alemão, o português António Félix da Costa (Porsche), que vai alinhar pela 100.ª vez numa corrida da disciplina – sendo o quinto piloto com mais corrida, atrás do brasileiro Lucas Di Grassi (103), ao inglês Sam Bird (101), do suíço Sebastien Buemi (101) e do francês Jean-Eric Vergne (101) –, ainda não conseguiu estar na luta pelas primeiras posições, chegando ao traçado indiano no 12.º lugar do campeonato e já a 62 pontos do seu colega de equipa.
A Mahindra corre em casa e o brasileiro Lucas Di Grassi e o inglês Oliver Rowland quererão estar na luta pelas primeiras posições para satisfação do público local que não deixará de incentivar os pilotos da equipa da casa, que chega a Hyderabad no sexto lugar do campeonato, com o brasileiro a querer repetir, pelo menos, o que fez no México, onde partiu da “pole position”.
Sebastien Buemi (Envision), Sam Bird (Jaguar) e os pilotos da McLaren, o inglês Jake Hughes e o alemão René Rast, deverão ser os mais sérios opositores de Pascal Wehrlein e Jake Dennis, que ocuparam as duas primeiras posições do pódio nas três corridas.
CLASSIFICAÇÕES DOS CAMPEONATOS
PILOTOS – 1.º Pascal Werhlein, 68 pontos; 2.ºJake Dennis, 62; 3.º Sébastien Buemi, 31; 4.º Sam Bird, 28; 5.º Jake Hughes, 27; 6.º René Rast, 26; 7.º Lucas Di Grassi, 18; 8.º André Lotterer, 14; 9.º Mitch Evans, 11; 10.º Nick Cassidy, 10; 11.º António Félix da Costa, 6; 12.º Jean-Eric Vergne, 6; 13.º Sacha Fenestraz, 4; 14.º Edoardo Mortara, 2; 15.º Stoffel Vandoorne, 1; 16.º Dan Ticktum, 1.
EQUIPAS – 1.ª Avalanche Andretti Formula E, 76 pontos; 2.ª TAG Heuer Porsche Formula E, 74; 3.ª Neom McLaren Formula E Team, 53; 4.ª Envision Racing, 41; 5.ª Jaguar TCS Racing, 39; 6.ª Mahindra Racing, 18; 7.ª DS Penske, 7; 8.ª Nissan Formula E Team, 4; 9.ª Maserati MSG Racing, 2; 10.ª Nio 333 Racing, 1.