Fórmula E

DS E-TENSE FE23 “Gen3” pra atacar a Fórmula E

A DS PENSKE apresenta o seu monolugar DS E-TENSE FE23 quando estamos a alguns dias do teste oficial de pré-época da temporada 9 do Campeonato do Mundo FIA de Fórmula E, que decorrerá em Valencia (Espanha) de 13 a 16 de dezembro. O DS E-TENSE FE23 é conduzido pelo campeão do mundo em título, Stoffel Vandoorne, e Jean-Éric Vergne, o único duplo campeão nesta categoria elétrica.

(auto.look2010@gmail.com)

A DS Automobiles prepara-se para um grande momento na sua história no Campeonato do Mundo FIA de Fórmula E. Na sequência de uma incrivelmente bem-sucedida segunda geração, que resultou na conquista de duplos títulos de Pilotos e Equipas entre 2019 e 2020, bem como numa série de recordes incomparáveis (10 vitórias, 15 “pole positions” e 28 pódios), o conjunto apoiado pela Stellantis desvenda, oficialmente, o seu DS E-TENSE FE23, carro com que vai competir na nona temporada (2022-23).

O monolugar 100% elétrico de terceira geração, com a sua reconhecível decoração a preto e dourado, assume, na perfeição, o caráter da DS Automobiles e é o testemunho do mais recente salto tecnológico da marca.

O FE23 integra um número significativo de alterações face ao seu antecessor. Os carros da “Gen3” são os mais rápidos de sempre no Campeonato do Mundo FIA de Fórmula E, alcançando uma velocidade máxima de 280 km/h, sendo também 60 kg mais leves do que os equivalentes da “Gen2”. Mas ainda mais importante é a questão da eficiência, com mais de 40% da energia usada numa corrida proveniente da regeneração em travagem.

Significativa é, também, a maior potência do DS E-TENSE FE23, monolugar que alcança os 350 kW, em comparação com os 250 kW do “Gen2”, bem como o facto de contar com tração às quatro rodas. Uma nova mecânica montada à frente junta 250 kW extra aos 350 kW do eixo traseiro, duplicando a capacidade de regeneração para um total de 600 kW. Por fim, graças ao novo grupo motopropulsor dianteiro, o “Gen3” é o primeiro monolugar de Fórmula E sem travões traseiros hidráulicos.

Desenvolvido pela DS Performance, divisão de competição da DS Automobiles, o DS E-TENSE FE 23 será a arma de eleição da equipa da DS PENSKE e dos seus pilotos, Stoffel Vandoorne, atual detentor do título de campeão do mundo de Fórmula E, e Jean-Éric Vergne, o único piloto na história da Fórmula E a ter conquistado o cetro por duas vezes.

Reforçada pela sua nova associação com a PENSKE AUTOSPORT, a DS Automobiles continua empenhada em garantir mais vitórias e títulos, bem como em alcançar novos recordes neste campeonato totalmente elétrico, que continua a ser um vetor de aceleração para o seu trabalho de investigação e desenvolvimento. Mais do que nunca, este compromisso é um projeto-chave para a DS Automobiles, marca que se tornará exclusivamente 100% elétrica a partir de 2024.

A nova temporada da Fórmula E promete ser uma das mais competitivas desde o início desta competição, em 2014, graças ao inovador novo carro de “Gen3” e a um plantel de onze equipas e regulamentos desportivos reformulados. As distâncias de corrida serão, a partir de agora, determinadas por séries de voltas, em vez de tempo em pista, passando as equipas a carregar rapidamente os seus “Attack Mode“ durante as paragens nas boxes.

 

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO DS E-TENSE FE23 GEN3

PERFORMANCE E EFICIÊNCIA

Grupo motopropulsor desenvolvido pela DS Performance

Potência máxima: 350 kW (476 cv)

Velocidade máxima: 280 km/h (otimizada para circuitos citadinos)

Travões: o novo grupo motopropulsor dianteiro oferece um adicional de 250 kW aos 350 kW gerados no eixo traseiro; sistema de travagem elétrico (do tipo brake-by-wire) em todas as rodas.

Potência energética recuperada em travagem: 600 kW

40% da energia usada durante as corridas deriva da regeneração em travagem.

SUSTENTABILIDADE

De acordo com o fornecedor, as baterias “Gen3” estão entre as mais avançadas e duráveis alguma vez fabricadas. São-no com minerais de fontes ambientalmente responsáveis, sendo as pilhas da bateria depois reutilizadas e recicladas no final do seu tempo de vida útil.

Linho e fibra de carbono reciclados serão usados, pela primeira vez, na construção da carroçaria da viatura. A fibra de carbono será reciclada a partir dos monolugares “Gen2” para reduzir a quantidade global de novas fibras de carbono criadas.

A pegada de carbono do “Gen3” foi medida desde a fase de conceção para documentar as medidas de poupança energética empreendidas, bem como o impacto ambiental global. Todas as emissões inevitáveis serão compensadas como parte do compromisso líquido de carbono zero da Fórmula E.

STOFFEL VANDOORNE

CAMPEÃO DO MUNDO DE FÓRMULA E EM TÍTULO

«Sou um grande fã da nova decoração e não podia estar mais entusiasmado por poder alinhar neste carro. Temos um ano de corridas extremamente emocionante pela frente e estou preparado para poder colocar a pressão sobre as outras equipas logo a partir do início da época, no México».

JEAN-ÉRIC VERGNE

CAMPEÃO DE FÓRMULA E EM 2018 E 2019

«Estou contente por fazer parte desta formação e gosto da imagem do novo carro. A decoração fá-lo parecer muito elegante, rápido e agressivo, que representa a nossa abordagem como equipa. Todos partilhamos a mesma paixão pelo nosso desporto e quando a paixão vai ao encontro da eficiência e do trabalho árduo, o sucesso nunca está muito longe. Mal posso esperar para elevar o nosso novo DS E-TENSE FE23 a novos êxitos».

PALMARÉS DA DS AUTOMOBILES DESDE A SUA ENTRADA NA FÓRMULA E

89 corridas

4 títulos de campeões

15 vitórias

44 pódios

22 “pole positions”

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *