WRC

Arábia Saudita no Mundial de Ralis em 2025

A Arábia Saudita vai acolher uma prova do Mundial de Ralis a partir de 2025, anunciou este domingo o promotor do Campeonato do Mundo (WRC), à margem do Rali da Sardenha.

carlos.sousa@autolook.pt

O Promotor do WRC anunciou este domingo, oficialmente, um acordo inovador de 10 anos com a Arábia Saudita, garantindo a posição da nação do Médio Oriente no calendário do Campeonato Mundial de Ralis da FIA (WRC) a partir de 2025, embora sujeito à aprovação do Conselho Mundial de Automobilismo da FIA.

Revelado à margem do Rali da Sardenha, sexta ronda da temporada de 2024 do WRC, este acordo significa o regresso do WRC ao Médio Oriente pela primeira vez desde o Rally da Jordânia de 2011. Mais do que apenas uma medida estratégica, o acordo sublinha o compromisso do WRC em proporcionar aos fãs de todo o mundo uma experiência nova e emocionante.

«Estamos entusiasmados por acolher o Campeonato do Mundo de Ralis pela primeira vez em 2025», frisou o príncipe Khalid Al-Faisal, presidente da Federação Saudita de Automobilismo e Motociclismo.

«A partir de 2025, teremos orgulho em receber a Fórmula 1, a Fórmula E, a Extreme E, o Rally Dakar e agora o WRC e o Rally da Arábia Saudita no Reino, um feito extraordinário. Ao aumentar o nosso portfólio do desporto motorizado e aumentar ainda mais o nosso compromisso em acolher grandes provas do desporto motorizado, como o WRC, no Reino, permanecemos fiéis aos objetivos da visão 2030, que visa melhorar a vida de todos os sauditas», sublinhou Khalid Al-Faisal

«Usaremos a experiência que adquirimos ao realizar tantos eventos de automobilismo de classe mundial para garantir que a edição saudita no calendário do WRC seja um dos eventos de destaque da temporada de 2025», acrescentou.

Para o presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem, «este é um grande momento para o automobilismo no Médio Oriente». «Já passou mais de uma década desde que o Campeonato Mundial de Ralis da FIA visitou a região pela última vez e, pela minha própria experiência, conheço muito bem os desafios únicos que os pilotos e co-pilotos enfrentarão quando o Rally da Arábia Saudita começar em 2025».

«Será uma grande oportunidade para os pilotos nacionais e regionais mostrarem os seus talentos no cenário mundial, e estou muito grato ao príncipe Khalid bin Sultan Al-Faisal por continuar a avançar e desenvolver o nosso desporto na Arábia Saudita», sustentou Mohammed Ben Sulayem.

O diretor-geral do Promotor do WRC, Jona Siebel, mostrou-se igualmente entusiasmado com o facto de o campeonato adicionar a Arábia Saudita ao seu calendário: «Estamos entusiasmados com a oportunidade de estar de volta ao Médio Oriente e a um país com uma orgulhosa tradição de ralis. Cada dia oferecerá desafios muito distintos aos pilotos e destacará tudo o que a Arábia Saudita tem para oferecer, desde paisagens urbanas ao deserto e das montanhas ao oceano. Estamos confiantes de que este é um rali que irá adicionar uma identidade única ao campeonato».

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *