Maria Gameiro brilhou mas caiu na teia do erro
A piloto da Cascais, navegada por Rosa Romero, realizou uma exibição de grande nível na 38.ª edição da Baja TT Sharish Gin Reguengos/Mourão, mas uma penalização aplicada já após o final da prova, após uma falha técnica da equipa, retirou-lhe o segundo lugar entre os Ultimate no “Europeu”.
carlos.sousa@autolook.pt – Fotos: JORGE CUNHA/AIFA
A portuguesa Maria Luís Gameiro e a espanhola Rosa Romero concluíram a Baja TT Sharish Gin Reguengos/Mourão com sentimentos contraditórios. Na sua primeira prova de 2026 em solo nacional, a piloto portuguesa demonstrou competitividade, consistência e uma excelente capacidade de adaptação ao longo dos três dias de prova, terminando em pista na segunda posição entre os Ultimate para o Campeonato Europeu de Bajas.
A piloto de Cascais superou uma Baja particularmente exigente e de características pouco favoráveis ao MINI JCW T1+. O percurso alentejano premiou as viaturas mais leves e ágeis, mas a dupla manteve um andamento sólido desde o prólogo e foi ganhando posições ao longo das especiais disputadas entre Mourão, Portel, Amieira e Reguengos de Monsaraz.
Depois de uma primeira jornada consistente, Maria Luís Gameiro confirmou no sábado uma excelente prestação nas duas longas passagens de 150 quilómetros, conseguindo manter-se entre os principais protagonistas da categoria Ultimate.
Este domingo, a piloto portuguesa e Rosa Romero concluíram a prova com o segundo lugar da categoria assegurado, resultado que premiava o ritmo demonstrado, a boa gestão da mecânica e a eficácia do trabalho desenvolvido dentro do MINI JCW T1+.
Contudo, já após o final da prova, uma penalização alterou a classificação da dupla. A sanção retirou a Maria Luís Gameiro o segundo lugar entre os Ultimate conquistado em pista, deixando a piloto portuguesa no quarto posto da categoria em termos europeus (sétimo lugar da geral).
No final Maria Luís Gameiro destacou a qualidade da prestação da equipa, apesar da penalização que alterou o resultado: «Foi uma prova muito especial para mim, por ser a primeira vez que competi em Portugal este ano e estou muito satisfeita com aquilo que conseguimos fazer em pista».
«Era uma Baja que, pelas características do percurso, não seria à partida a mais favorável para o nosso MINI, mas fomos competitivas ao longo de todo o fim de semana e conseguimos terminar no segundo lugar entre os Ultimate para o Campeonato Europeu, no qual estou a competir», acrescentou a piloto Motivo.
«Infelizmente, a penalização de cinco minutos alterou completamente a nossa posição na classificação. É muito frustrante, porque o resultado conquistado em pista refletia o nosso esforço e a forma como abordámos toda a Baja. A frieza da posição final não faz jus ao que conseguimos na prova», concluiu Maria Luís Gameiro.
A classificação final não traduz aquilo que Maria Luís Gameiro e Rosa Romero conseguiram fazer em pista, mas a prestação alentejana reforça a evolução da piloto portuguesa e a competitividade da dupla.
Na primeira participação em solo nacional, Maria Luís deixou uma marca clara: mesmo perante um desafio pouco favorável ao MINI JCW T1+, teve capacidade para lutar pelas primeiras posições dos Ultimate no Europeu até ao final, encerrando assim o seu programa desportivo de 2026, passando, agora, a concentrar esforços exclusivamente no Dakar 2027.

