VELOCIDADE

Josef Newgarden domina em Saint Petersburg

Piloto norte-americano venceu a primeira corrida do ano da NTT Indycar Series nas ruas de Saint Petersburg. De ressalvar que Kyffin Simpson foi o melhor Rookie na 14.ª posição e que Pietro Fittipaldi arrecadou o prémio de maior trepador, ao subir do 26.º lugar à partida e a acabar em 15.º.

DINIS DIAS (estagiário autolook.pt)

A NTT Indycar Series abriu uma nova temporada, mais uma vez, nas ruas de São Petersburgo. As já tradicionais 100 voltas ao circuito citadino da cidade do estado da Flórida ditaram que Josef Newgarden saísse vitorioso, numa corrida marcada por três intervenções do Safety Car e pela poupança de combustível.

O piloto norte-americano já tinha garantido o primeiro lugar na grelha de sábado à tarde, o qual manteve no início da corrida com um arranque a roçar a perfeição e ao defender-se da preção imposta pelo segundo colocado nas primeiras voltas.

À volta 27 ocorreu a primeira entrada do Safety Car em prova, graças ao acidente de Marcus Armstrong na curva 10. Esta situação culminou numa ida massiva às boxes algumas voltas antes da altura ideal para se realizar a primeira paragem, levando a que todos os pilotos tivessem de gerir combustível se quisessem chegar ao final só com mais um pitstop.

Esta também foi a única altura em que Newgarden viu o seu domínio posto em causa, ao perder duas posições para Felix Rosenqvist e Colton Herta, contudo o homem do Team Penske precisou de apenas duas voltas após o recomeço para voltar a impor a sua superioridade.

De seguida deu-se a segunda situação de bandeiras amarelas, com Sting Ray Rob a estacional o seu Dallara no final da reta da meta. A partir daqui a corrida seguiu tranquila até ao segundo momento de paragens, onde surgiram várias batalhas no meio do pelotão, uma delas trouxe a terceira e última intervenção do Safety Car, graças ao contacto entre Linus Lundqvist e Romain Grosjean, com o sueco a acabar por fazer um peão e o francês a admitir a culpa do acidente.

Contudo, nada disto interferiu Josef Newgarden no seu rumo tranquilo até à vitória, que viu a bandeira axadrezada com 7,9 segundos de vantagem sobre Pato O´Ward, o piloto da Arrow McLaren que foi o único não Team Penske no “top 4”, já que Scott McLaughlin fechou o pódio e Will Power acabou no 4.º lugar.

De ressalvar ainda que Kyffin Simpson foi o melhor Rookie na 14.ª posição e que Pietro Fittipaldi arrecadou o prémio de maior trepador, ao subir do 26.º lugar à partida e a acabar em 15.º.

A próxima corrida será a 24 de março e é uma completa novidade, visto que é a estreia do The Thermal Club no calendário da Indycar, como também é a primeira vez que se realizará uma prova extracampeonato, onde os pilotos não estarão a competir por pontos, mas sim pelo prémio monetário de 1 milhão de dólares.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *