MotoGP

Jorge Martin dominou treino na Tailândia

O piloto espanhol da Ducati, da equipa Pramac, foi o mais rápido da sessão de treinos do Grande Prémio da Tailândia de MotoGP, ao fazer a melhor volta em 1m29,826s, batendo Maverick Viñales (Aprilia) por 98 milésimos, com Aleix Espargaró (Aprilia) em terceiro, a 160 milésimos.

PEDRO RORIZ E CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt)

Batido, no passado fim-de-semana, na Austrália, onde, na derradeira volta, “caiu” de primeiro para quinto, o espanhol Jorge Martin (Ducati) chegou à Tailândia nada afetado pelo sucedido e impôs-se nas duas sessões de treinos de MotoGP, assegurando a entrada direta na Q2.

Os seus compatriotas Maverick Viñales (Aprilia), que ocupou a segunda posição nas duas sessões, e Aleix Espargaro (Aprilia) foram os únicos que tal como Jorge Martin chegaram ao segundo “29”, com os pilotos oficiais da Aprilia Racing a levarem a melhor sobre os restantes pilotos da Ducati, o que pode ser uma boa indicação para a qualificação e para a corrida.

O italiano Francesco Bagnaia (Ducati), que comanda o campeonato, registou o sétimo tempo, enquanto o português Miguel Oliveira (Aprilia) foi o mais lento nas duas sessões.

Miguel Oliveira manifestou as mesmas dificuldades da sessão da manhã, mesmo que o seu time attack tenha sido comprometido pelas bandeiras amarelas, à semelhança dos outros pilotos, mas era pouco crível que, face ao ritmo demonstrado anteriormente, conseguisse entrar nos dez mais rápidos. O luso esperará agora por algumas mudanças na moto que melhorem a performance para os dias seguintes.

A exemplo do que sucedera em Moto3, também em Moto2, foi o mesmo piloto, o espanhol Pedro Acosta (Kalex), que comanda o campeonato, a registar o melhor tempo nas duas sessões, tendo, com o seu compatriota Marcos Ramirez (Kalex), sido um dos dois pilotos da a chegar ao segundo “35”, depois de na sessão de abertura nenhum piloto ter baixado do segundo “36”.

E a semelhança com as sessões de Moto3 manteve-se com o italiano Tony Arbolino (Kalex), o mais directo perseguidor de Pedro Acosta, a registar a 10.º posição tal como sucedera com Ayumu Sasaki, na categoria inferior.

Mais rápido na primeira sessão de Moto3, o espanhol Jaume Masia (Honda) voltou a sê-lo na segunda, embora tenha piorado o seu tempo um milésimo, indicativo que, desde o início do dia, que estava muito próximo dos limites.

O seu rival na luta pelo título, o japonês Ayumu Sasaki (Husqvarna), fechou o lote dos 10 mais rápidos, com a particularidade das quatro primeiras quatro posições terem sido ocupadas por pilotos que tripulam motos de outras tantas marcas, com a GasGas, pelas mãos do japonês Ryo Yamanaka (GasGas), a ser o primeiro construtor a ter aa segunda moto na tabela de tempos.

TEMPO DOS TREINOS

MOTOGP – Jorge Martin (Ducati),1’29,826”; Maverick Viñales (Aprilia), 1’29,924”; Aleix Espargaro (Aprilia), 1’29,986”; Johann Zarco (Ducati), 1’30,006”; Luca Marini (Ducati), 1’30,025”; Marco Bezzecchi (Ducati), 1’30,034”; Francesco Bagnaia (Ducati), 1’30,069”; Fabio Quartararo (Yamaha), 1’30,074”; Brad Binder (KTM), 1’30,121”; Augusto Fernandez (KTM), 1’30,130”; …; Miguel Oliveira (Aprilia), 1’31,104.

MOTO2 – Pedro Acosta (KTM), 1’35,985”; Marcos Ramirez (Kalex), 1’35’999”; Fermin Aldeguer (Boscoscuro), 1’36,005”; Somkiat Chantra (Kalex), 1’36,194”; Aron Canet (Kalex), 1’36,240”; Jake Dixon (Kalex), 1’36,283”; Ai Ogura (Kalex), 1’36,312”; Manuel Gonzalez (Kalex), 1’36,354”; Dennis Foggia (Kalex), 1’36,423”; Tony Arbolino (Kalex), 1’36’585”. Treinaram mais 20 pilotos

MOTO3 – Jaume Masia (Honda), 1’42,318”; David Alonso (GasGas), 1’42,430”; Diogo Moreira (KTM), 1’42,555”; Collin Veijer (Husqvarna), 1’42,628”; Ryo Yamanaka (GasGas), 1’42,745”; Deniz Öncü (KTM), 1’42,873”; Riccardo Rossi (Honda); 1’43029”; Ayumu Sasaki (Husqvarna), 1’43,060. Treinaram mais 20 pilotos.

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