TODO TERRENO

Reis e Maio são campeões na Baja Oeste

Tiago Reis vence a prova dos automóveis, Bruno Santos estreou-se no Oeste com vitória nas motos, António Maio fez segundo e conquistou o oitavo título nacional, Tomás Paulo é o vencedor absoluto nos quads e João Monteiro vence e passa para a frente do campeonato.

carlos.sousa@autolook.pt

O fim de semana de competição com a Baja Oeste de Portugal foi de decisões. Tiago Reis e Valter Cardoso, nos carros, e António Maio, nas motos, saíram do Cadaval, cidade que este ano foi o centro nevrálgico da prova, como campeões nacionais de TT.

Mas, se nos automóveis os vencedores foram o piloto e o co-piloto da Toyota Hilux 587, nas motos, o grande vencedor da prova foi Bruno Santos que se estreou na prova aos comandos da sua Husqvarna. Nos quads, Tomás Paulo foi quem venceu, enquanto nos SSV, João Monteiro e Nuno Morais alcançaram a vitória e ascenderam, desta forma, à liderança do campeonato.

Nos automóveis, o muito público, que não se atemorizou com as temperaturas anormalmente elevadas para esta época do ano, assistiu a um embate renhido entre os mais rápidos das classes T1+ e T3.

Neste particular, e depois de um grande andamento evidenciado por Pedro Carvalho e Romeu Martins – que acabaram por ficar pelo caminho devido ao sobreaquecimento do motor do Can Am Maverick X3 –, foi a dupla Tiago Reis e Valter Cardoso que se impôs.

A equipa da Toyota Hilux nem precisava de vencer esta etapa do campeonato, mas assegurou a conquista do título com mais uma vitória.

«Desde o primeiro dia que disse que era necessário encararmos esta prova com muita cautela porque os furos, em anos anteriores, foram dramáticos. O nosso objetivo era não furar e, por isso, tínhamos de entrar cautelosos para alcançarmos o objetivo final. Foi o que fizemos. Continuámos com essa postura, sem cometer erros. Não estávamos preocupados em saber se estávamos em primeiro ou em segundo. Queríamos gerir e foi o que fizemos», afirmou o vencedor da Baja Oeste de Portugal.

João Ramos e Jorge Carvalho sabiam que não tinham vida fácil no Cadaval, mas deram o máximo até ao último quilómetro. O segundo lugar não foi, ainda assim, suficiente para evitarem a decisão do título a favor dos seus adversários.

Se as duas primeiras posições foram ocupadas por carros T1+, o terceiro posto foi entregue a Ricardo Sousa e Jorge Brandão – BRP Can Am Maverick X3. A equipa andou sempre a lutar pelos primeiros lugares e superiorizou-se a Nuno Madeira e José Janela que teve de se contentar com o quarto posto.

Destaque, ainda, para Armindo Araújo e Luís Ramalho. A formação do BRP Can Am Maverick X3 atrasou-se muito no primeiro sector devido a um furo e ficou de fora da luta pelo pódio. Mas na última etapa, piloto e co-piloto apresentaram um grande andamento que lhes valeu a vitória no sector.

No T8, Nuno Matos e Ricardo Claro (Opel Mokka Proto) regressaram à categoria para alcançar novo triunfo, enquanto Rui Sousa e Carlos Silva (Isuzu D-Max) foram os melhores na categoria T2. Rui Farinha e Rui Pita (BRP Can Am Maverick 3) venceram em T4.

BRUNO SANTOS VENCE MESMO COM PENALIZAÇÃO

Ser o melhor no prólogo e no segundo sector seletivo garantiu a Bruno Santos, que se estreou na Baja Oeste de Portugal – falhou as duas primeiras edições por lesão –, o triunfo na prova organizada pela Escuderia Castelo Branco.

O piloto da Husqvarna ainda estabeleceu a melhor marca no primeiro sector seletivo, mas viria a perder esse estatuto devido a uma penalização de um minuto por ter excedido a velocidade numa zona com limite de 30 km/h.

Apesar deste contratempo, Bruno Santos entrou no derradeiro dia de competição com muita vontade de chegar ao triunfo que tanto ambicionava. E foi isso mesmo que conseguiu alcançar após os quase 150 quilómetros do SS2.

O piloto tinha em António Maio o seu principal adversário. Porém, o homem da Yamaha tinha vindo à região Oeste com um propósito diferente: ser campeão nacional. A acontecer, seria o oitavo título da sua carreira e, para isso, bastava ficar entre os dez primeiros.

Por isso, Maio entrou neste último dia a gerir o seu andamento. Cedeu cerca de um minuto para Santos no sector. Com isso, caiu para o segundo lugar mas o principal objetivo estava garantido. António Maio sagrou-se, assim, campeão nacional de TT pela oitava vez.

O terceiro lugar também mudou durante a realização do derradeiro sector competitivo. Bernardo Megre saiu do parque de assistência nessa posição mas, apesar de ter garantido a vitória na sua classe, acabou para cair para o quarto lugar, por troca com Fábio Magalhães que assegurou, assim, um pódio.

«Esta é a minha região. Vivo perto daqui. Estou muito contente porque consegui a vitória. Comecei por ser o mais rápido no prólogo. No primeiro sector, voltei a ser o mais rápido mas perdi a liderança devido a uma penalização. Nunca deixei de acreditar e, no segundo setor seletivo, consegui recuperar o tempo perdido para o António Maio. Tivemos um duelo muito interessante e o sector correu-me muito bem. Estou muito feliz porque esta é a primeira vitória depois de ter recuperado de uma lesão», explicou Bruno Santos junto ao parque fechado.

TOMÁS PAULO FOI O MELHOR DOS QUADS

A corrida dos quads foi ganha por Tomás Paulo que, no final, deixou toda a concorrência a mais de cinco minutos de distância. Uma análise breve à tabela de classificação é, no entanto, enganadora porque a história da Baja Oeste de Portugal para os quads teve, nos dois primeiros dias de competição, outro dominador, João Vale.

Este chegou ao final da primeira etapa no comando da classificação, lugar que perdeu devido a penalizações por excesso de velocidade em várias zonas com limite. O piloto acabou por não arrancar para a derradeira etapa e Tomás Paulo, que tinha herdado a vitória no primeiro setor seletivo, viu abrir-se a porta da vitória. Ainda assim, o piloto do Yamaha não baixou o ritmo. Venceu o derradeiro sector e selou, deste modo, uma vitória que se tornou muito clara.

Fernando Cardoso, em também em Yamaha, fechou a sua participação na Baja Oeste de Portugal, enquanto Rafael Carvalho fez com que a marca japonesa tenha ocupado todos os lugares do pódio ao ser terceiro. Com este resultado, Carvalho aproximou-se da liderança do campeonato.

MONTEIRO VENCE E SOBE A PRIMEIRO NO CAMPEONATO DE SSV

João Monteiro e Nuno Morais venceram a Baja Oeste de Portugal na categoria dos SSV. Piloto e co-piloto tinham um objetivo muito claro para a Baja Oeste de Portugal. A equipa do Can Am X3 XRS sabia que era essencial ficar à frente dos então líderes do campeonato, Roberto Borrego e André Lopes (Can Am X3) para se manterem na luta pelo título nacional.

Quando estes tiveram problemas, Monteiro e Morais aproveitaram a oportunidade e forçaram ainda mais o andamento. Com tremenda prestação no primeiro setor seletivo, saltaram para a frente da prova e de lá mais não saíram.

Pedro Santinho Mendes e Mário Falé Ourives (Bombardier Can Am) foram os mais lestos em SSV, mas não conseguiram chegar à primeira posição. Essa ficou reservada para os novos líderes do campeonato. Tiago Guerreiro e Daniel Silva ( completam o lote dos três primeiros, mas a mais de 11 minutos dos primeiros classificados.

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