SOUL EV dá novo impulso à KIA em 2019

Modelo foi apresentado em Los Angeles mas ainda está em fase adiantada de testes e, por isso, apenas no início de 2019 a marca irá divulgar a autonomia do modelo.

(auto.look2010@gmail.com)

Foi no Salão norte-americano de Los Angeles que a Kia deu a conhecer o novo Soul EV, um modelo que chega ao Velho Continente no primeiro semestre do próximo ano. Trata-se de uma proposta que conta com um conjunto de baterias de 64 kWh, a que se junta um sistema de carregamento rápido de série para um processo mais célere.

Embora tenha merecido honras de apresentação por terras do Tio Sam, personificação nacional dos Estados Unidos e um dos símbolos nacionais mais famosos do mundo, o modelo ainda está em fase de testes e, por isso, apenas no início de 2019 a marca irá divulgar a autonomia do modelo.

Refira-se que o Kia Soul Ev conta com patilhas no volante para gerir o sistema de regeneração de energia nos travões, sendo possível escolher entre quatro níveis de regeneração de energia através deste, de 0 a 3. Uma escolha que depende do que se pretende, se um pisar mais brando, mais apostado na eficiência ou na diversão em estrada.

“Brake and Hold” é a denominada opção para suster a viatura através das patilhas no volante enquanto o sistema aproveita a energia da travagem, sendo, por isso, controlado através de um mostrador, o Smart Eco Pedal Guide, que informa sobre o nível de energia da bateria baseado na aceleração. A isto junta-se o sistema telemático UVO, através do qual os utilizadores podem também receber notificações sobre o estado da bateria e de carregamento em tempo real.

Acrescente-se, por outro lado, que o novo Kia Soul possui 204 cv e 395 Nm de binário máximo, com a marca a referir que foi melhorado em termos de dinâmica e comportamento em estada, para o que contribui a adopção de uma suspensão traseira independente. À escolha há quatro modos de condução: Eco+, Eco, Comfort e Sport.

Segundo a marca, o modelo mantém a arquitectura, mas apresenta agora um design mais futurista. Incorpora novos pára-choques, dianteiro e traseiro, com enfoque na aerodinâmica. À frente o grande destaque são os finos faróis LED, que se unem e percorrem toda a largura do veículo, criando uma sensação de sofisticação.

Já na traseira, os faróis contornam quase na totalidade o pára-brisas posterior, marcando pela diferença e originalidade. A tudo isto juntam-se ainda as jantes de 17 polegadas. O exterior pode contar com carroçaria bi-tom: Gravity Grey com tejadilho em Platinum Gold, Cherry Black com tejadilho em Inferno Red e Neptune Blue com tejadilho em Cherry Black.

No interior o sistema de info-entretenimento conta com um ecrã tátil de 10.25 polegadas com câmara traseira e assistente de estacionamento. Nota também para a integração de telemóveis via Apple CarPlay e Android Auto e ligação bluetooth com reconhecimento de voz. O sistema de som Harman-Kardon é outro dos destaques.

Entre o alargado leque de sistemas de assistência à condução o Kia Soul EV conta com assistência ao arranque em subida, monitorização da pressão dos pneus, alerta de colisão dianteira, manutenção na faixa de rodagem, cruise control adaptativo com stop&go, aviso de colisão no ângulo morto ou aviso de tráfico na traseira.

Partilhe

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever  
Notificação