Salão Motorclássico na Cordoaria Nacional
Certame apresenta inúmeros expositores de vários países ligados aos veículos clássicos, com o Adamastor Furia, o primeiro supercarro português, a ser revelado ao público, em que não faltam outros preciosidades, como a celebração dos 70 anos da Alpine, Citroën DS e FIAT 600.
carlos.sousa@autolook.pt – Fotos: MANUEL PORTUGAL; CARRIS E ADAMASTOR
A Cordoaria Nacional já abriu as portas ao Salão Motorclássico, um dos maiores eventos dedicados ao universo dos automóveis e motos clássicas e desportivas em Portugal, com organização a cargo do Museu do Caramulo.
Ao longo de três dias, o evento junta mais de uma centena de expositores de vários países, distribuídos ao longo dos cinco pavilhões da Cordoaria Nacional – assim como das zonas exteriores – abrangendo desde entidades comerciais, que vendem automóveis, motos, livros, peças ou artigos de coleção, a entidades institucionais, como clubes, associações ou museus, fazendo do Salão Motorclássico um evento não só para aficionados do mundo dos clássicos, mas também para o público em geral.
Como já é habitual, o evento conta com várias celebrações, destacando-se os 70 anos do lançamento de dois automóveis que se tornariam verdadeiros ícones da história do universo a motor: o popular FIAT 600 e o divinal Citroën DS. A estas juntar-se-á a comemoração das sete décadas da Alpine, com destaque para os automóveis que evocam a sua rica herança, e que refletem também o seu olhar voltado para o futuro.
A celebração dos 80 anos sobre o final da Segunda Guerra Mundial terá também lugar de destaque, com uma exposição temática que inclui um conjunto de veículos muito especiais e em estreia absoluta no nosso país, em representação do lado do Eixo e dos Aliados.
O cinquentenário do Portaro, o primeiro todo-o-terreno português, contará com a presença do protótipo original e a participação de Hipólito Pires, o seu criador, nas Motor Talks, na comemoração deste que é um importante marco na história da indústria automóvel portuguesa.
Paralelamente, o Salão Motorclássico acolhe a estreia absoluta do Adamastor Furia, o primeiro superdesportivo português. Pela primeira vez, o automóvel pensado, desenvolvido e produzido em Portugal será revelado ao público, encontrando-se em exposição no espaço do Museu do Caramulo ao longo dos três dias do evento.
Entre muitos outros momentos imperdíveis, o Salão Motorclássico recebe ainda a celebração dos 40 anos da primeira vitória de Ayrton Senna na Fórmula 1, que a 21 de Abril de 1985, sob chuva incessante no Autódromo do Estoril, dominava as traiçoeiras 67 voltas, vendo a bandeira de xadrez em primeiro lugar, e levando à estreia do entretanto célebre “Ayrton Senna do Brasil”.
No Salão Motorclássico, o público poderá ver de perto o mítico Van Diemen RF81 em que Senna fez a sua estreia oficial em monolugares na Inglaterra em 1981, e com o qual seria campeão da Fórmula Ford 1600 em dois campeonatos diferentes.
A programação do Salão Motorclássico incluirá igualmente as Motor Talks, durante as quais serão realizadas entrevistas a figuras históricas e especialistas do meio, passeios e concentrações de clássicos, lançamentos de livros, entre outras atividades.
Em destaque está, igualmente, o espaço Jornal dos Clássicos, dedicado a apresentações e à exibição das diversas séries produzidas pelo único jornal online, diário e em português para os apaixonados por veículos clássicos.
O Salão Motorclássico oferece um parque de estacionamento gratuito, junto do Museu Nacional dos Coches, para todos os visitantes que se queiram deslocar ao evento no seu automóvel clássico, promovendo assim a exposição dos seus clássicos junto do público e fomentando o ambiente de partilha que só um evento como este permite criar e vivenciar. Ainda à chegada ao Salão Motorclássico, encontra-se o autocarro Daimler Victory de 1967 da Carris, que não deixa ninguém indiferente, e dará as boas-vindas a todos os visitantes.
Por fim, e num esforço de contínua melhoria da experiência de todos aqueles que visitam o evento, o Salão Motorclássico estreou nesta edição um serviço de transferes gratuito e contínuo a partir do estacionamento do Centro de Congressos de Lisboa, a 600 metros de distância da Cordoaria Nacional, e que estará em funcionamento nos dois sentidos durante todo o horário do evento.