Fórmula 3

Ivan Domingues: “preso” à ilimitação de progredir

O “rookie” leiriense do Mundial de Fórmula 3, Ivan Domingues, terminou a primeira corrida da carreira na categoria, no Grande Prémio da Austrália, com o 20.º lugar.

carlos.sousa@autolook.pt

Ivan Domingues em Melbourne, na Austrália

Numa jornada marcada pelos incidentes, que terminou inclusivamente com o “safety car” em pista, Ivan Domingues, que tinha registado o 27.º melhor tempo na qualificação, arrancou com bom ritmo, recuperou posições e entrou no “top 20”. Uma pequena saída, contudo, hipotecou a expetativa de um melhor resultado.

«Foi a típica corrida de F3, com muita competitividade e a habitual confusão, sobretudo no arranque. Recuperei posições no início, procurei também maximizar os incidentes adversários que foram acontecendo, mas, depois, uma ligeira saída impediu-me de terminar um pouco mais à frente. Nesta fase de adaptação, em que tudo é novo, carro, pista, o principal retorno está na experiência e nas voltas acumuladas. Vamos procurar continuar a evoluir e esse é o espírito também para “feature race” deste domingo», afirmou Ivan Domingues.

Ivan Domingues progride na Formula 3

O piloto da VAR Racing, que leva a bandeira de Portugal ao Mundial 12 anos depois do último português, António Félix da Costa, faz a segunda das duas corridas do fim de semana este domingo (sábado ao final da noite em Portugal).

Ivan Domingues nasceu em Leiria, em 5 de maio de 2006 e começou no karting, inspirado pelo pai e pelo irmão, quando tinha apenas 8 anos de idade. Aos 9 anos participou no primeiro campeonato de Portugal. Conquistou a Taça de Portugal de Karting e foi vice-campeão nacional em 2017, 2018 e 2019.

Ivan Domingues, piloto de Leiria na Van Amersfoort Racing

Aos 14 anos mudou-se para Itália, para profissionalizar a sua formação e dar o salto para a Fórmula 4. Na época passada, ou seja, em 2024, já na FRECA (Fórmula Regional Europeia by Alpine), Ivan Domingues destacou-se como um dos melhores estreantes (dois pódios e melhor rookie em três corridas).

Em 2025 deu o salto para o Campeonato FIA de Fórmula 3, uma das principais antecâmeras da Fórmula 1, cumprindo a época completa ao serviço da prestigiada Van Amersfoort Racing (VAR).

O jovem piloto leiriense tem como referências Ayrton Senna e Max Verstappen. Além dos automóveis, é um apaixonado por desporto e animais.

PROGRAMA DO GRANDE PRÉMIO DA AUSTRÁLIA EM FÓRMULA 3

DOMINGO

Feature Race – 23 voltas (09h:00-09h45)

Nota: Horário de Melbourne (menos 11h00 em Lisboa)

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *