FÓRMULA 1

Cadillac no Mundial de Fórmula 1 em 2026

A GM anunciou em 2023 que se registou na Federação Internacional do Automóvel (FIA) para ser fornecedora de motores na Fórmula 1 a partir de 2028. A Fórmula 1 acaba de confirmar que a Cadillac será a 11.ª equipa no Mundial da prova rainha de velocidade a partir de 2026.

carlos.sousa@autolook.pt

A 25 de novembro de 2024 os promotores da Fórmula 1 tinham anunciado um “princípio de acordo” com General Motors (GM), que competirá com a equipa Cadillac. A candidatura da GM foi aprovada após um longo processo negocial que permitiu constatar a viabilidade da participação «na sequência da avaliação comercial e da decisão tomada pela Fórmula 1 em janeiro de 2024», quando foi rejeitada a entrada da Andretti Formula Racing, por ser considerado que não acrescentaria valor à categoria ao não ser competitiva.

A chegada da GM à principal competição automobilística internacional vai ter impacto a outros níveis, já que a Fórmula 1 planeia que a empresa norte-americana seja a «futura fornecedora» de motores. A GM anunciou em 2023 que se registou na Federação Internacional do Automóvel (FIA) para ser fornecedora de motores na Fórmula 1 a partir de 2028.

«Com os contínuos planos de crescimento nos Estados Unidos, sempre acreditámos que receber uma marca como a GM/Cadillac na grelha e a GM como futura construtora poderia trazer valor e interesse ao desporto. Reconhecemos o progresso significativo na sua preparação para entrar na Fórmula 1. Estamos entusiasmados por avançar com o processo de inscrição da equipa no campeonato em 2026», declarou Greg Maffey, diretor-executivo da Liberty Media, detentora dos direitos da competição.

Mas, de 2026 até 2028, será a Ferrari a fornecer motores e caixas de velocidades da Cadillac. Além dos motores e caixas de velocidades, a escuderia vai assegurar igualmente «colaboração técnica», segundo o diretor de equipa da Ferrari, Frédéric Vasseur.

Este acordo permitirá à Ferrari manter-se como fornecedora de duas das equipas do Mundial de Fórmula 1, a Cadillac e a Haas, após deixar de fornecer a Sauber a partir desta época. Em janeiro de 2023, a FIA decidiu permitir que potenciais novos participantes ingressassem no campeonato a partir de 2025 ou 2026.

«O compromisso da General Motors e da Cadillac com este projeto é uma demonstração importante e positiva da evolução do nosso desporto. Estamos ansiosos por acompanhar o progresso e o desenvolvimento desta candidatura, confiantes na colaboração e no apoio total de todas as partes envolvidas», regozijou-se Stefano Domenicali, presidente e diretor-executivo da Fórmula 1. O Mundial de Fórmula 1 volta assim a ter 11 equipas, o que acontece pela primeira vez desde 2016.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *