AUTOLOOKNotícias Várias

Joaquim Santos deu nome ao museu de Penafiel

A cerimónia de atribuição do nome está marcada para a sede do Clube Penafidelense dos Automóveis Antigos, entidade que gere o museu. O momento conta com a presença de familiares do antigo campeão e representantes da entidade federativa de automobilismo, entre outros convidados.

carlos.sousa@autolook.pt

O Museu dos Automóveis Antigos de Penafiel vai passar a designar-se Museu Joaquim Santos, numa homenagem ao antigo campeão nacional de ralis, natural daquele concelho e falecido no ano passado, foi hoje revelado.

A cerimónia de atribuição do nome teve lugar este sábado, na sede do Clube Penafidelense dos Automóveis Antigos, entidade que gere o museu. O momento contou com a presença de familiares de Joaquim Santos e representantes da entidade federativa de automobilismo, entre eles o presidente Ni Amorim, entre outros convidados.

O museu apresenta uma exposição com viaturas de competição conduzidas pelo antigo campeão nacional, incluindo, naturalmente, o Ford Escort da equipa Diabolique, com o qual venceu vários campeonatos nacionais. No espaço vão ser exibidos dezenas de troféus conquistados por Joaquim Santos, fotografias e vídeos do piloto.

Desde 2017, Penafiel organiza anualmente o evento “Penafiel Racing Fest”, que inclui no seu programa um rali nas estradas do concelho, designado Taça Joaquim Santos, que homenageia o antigo campão. Joaquim, Santos, cidadão honorário de Penafiel, morreu com 71 anos, no dia 18 de março de 2024.

Na sua carreira destacam-se várias conquistas, sobretudo quatro títulos de Campeão Nacional de Ralis (1982, 1983, 1984 e 1992). Joaquim Santos detém também o recorde de vitórias no Campeonato Nacional de Ralis.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *