FÓRMULA 1

Serenada à chuva de Lando Norris na Austrália

Numa prova marcada pela chuva e pelos incidentes, o inglês bateu o tetracampeão Max Verstappen, que ficou a 0,895 segundos, enquanto o também britânico George Russell (Mercedes) fechou o pódio, ficando a 8,481 segundos.

PEDRO RORIZ E CARLOS SOUSA (carlo.sousa@autolook.pt)

Com a chuva a marcar presença, tal como estava previsto, o inglês Lando Norris (McLaren/Mercedes) foi o que se adaptou melhor às circunstâncias e nem um “susto”, a escassas voltas do fim, o impediu de ser o primeiro comandante do campeonato.

O neerlandês Max Verstappen (Red Bull/Honda), que costuma ser “rei” à chuva, recorde-se o que aconteceu em Interlagos o ano passado, não conseguiu tirar partido do estado da pista para superar o inglês, e George Russell (Mercedes), com uma corrida em que soube aproveitar as circunstâncias, completaram o pódio.

Ainda antes da partida, o número de carros diminuiu por o francês Isack Hadjar (VCARB/Honda) não ter evitado o contacto com os “rails”, na volta de formação, o mesmo sucedendo, pouco depois, ao espanhol Carlos Sainz (Williams/Mercedes) e ao australiano Jack Doohan (Alpine/Renault).

E se no arranque Lando Norris segurou o comando, já Max Verstappen conseguiu ultrapassar o australiano Oscar Piastri (McLaren/Honda) e lançou-se na perseguição do inglês situação que se manteve até o campeão do mundo cometer um erro, o que permitiu ao piloto da casa regressar ao segundo lugar.

A partir daí os dois carros da equipa de Woking foram-se afastando da concorrência, tendo o cuidado de não cometer erros para não desperdiçarem a oportunidade de começarem o ano com um 1-2.

Só que a 13 voltas do fim, quando acelerava para não deixar fugir o seu companheiro de equipa, quando o “safety car” regressava às “boxes”, Oscar Piastri teve menos sorte que Lando Norris, já que ambos saíram da pista, com o inglês a conseguir regressar ao comando.

Enquanto isso, o australiano foi relegado para o fundo do pelotão, de onde recuperou até ao nono lugar, depois de uma fantástica ultrapassagem ao inglês Lewis Hamilton (Ferrari), na derradeira volta.

O atraso de Oscar Piastri levou a McLaren a chamar Lando Norris às “boxes”, para montar pneus intermédios, o que Max Verstappen faria duas voltas mais tarde, com o neerlandês a rodar, nas derradeiras voltas, colado à traseira do McLaren mas sem conseguir concretizar a ultrapassagem.

Sem correr riscos e sabendo aproveitar as circunstâncias George Russell garantiu o terceiro lugar, à frente do italiano Kimi Antonelli (Mercedes), seu companheiro de equipa, recolocado no lugar em que cortou a meta, depois de lhe ter sido retirada uma penalização de cinco segundos, por ter prejudicado o alemão Nico Hulkenberg (Kick Sauber/Ferrari).

A Mercedes recorreu da penalização e com a exibição de novos vídeos demonstrou que tal não acontecera e Kimi Antonelli foi recolocado no quarto lugar, à frente do tailandês Alexander Albon (Williams/Mercedes), que confirmou as boas indicações deixada pela equipa de Grove, apesar do abandono prematuro de Carlos Sainz.

A Ferrari desiludiu, com o monegasco Charles Leclerc (Ferrari) a quedar-se pelo oitavo lugar, atrás, ainda do canadiano Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes) e de Nico Hulkenberg, e Lewis Hamilton, em décimo, com os dois pilotos a queixarem-se do comportamento do carro.

A atestar as dificuldades que os pilotos sentiram no asfalto, cujas condições de aderência alternaram entre o molhado e o seco, só 14 pilotos terminaram a corrida, um dos números mais baixos dos últimos tempos.

FICHA DA PROVA

Prova – Louis Vuitton Australian Grand Prix

Circuito – Albert Park Grand Prix Circuit

Extensão – 306,124 km = 58 x 5,278 km

“Pole position” – Lando Norris (McLaren MCL39/Mercedes), 1 volta (5,278 km) em 1’15,096’’ (253,020 km/h)

Grelha de partida1.ª linha: Lando Norris (McLaren MCL39/Mercedes), 1’15,096”; Oscar Piastri (McLaren MCL39/Mercedes), 1’15,180”; 2.ª linha: Max Verstappen (Red Bull RB21/Honda), 1’15,481”; George Russell (Mercedes W16/Mercedes), 1’15,546”; 3.ª linha: Yuki Tsunoda (VCARB02/Honda), 1’15,670”; Alexander Albon (Williams FW47/Mercedes), 1’15,737”; 4.ª linha: Charles Leclerc (Ferrari SF25/Ferrari), 1’15,755”; Lewis Hamilton (FerrariSF-25/Ferrari), 1’15,973”; 5.ª linha: Pierre Gasly (Alpine A525/Renault), 1’15,980”; Carlos Sainz (Williams FW47/Mercedes), 1’16,062”; 6.ª linha: Isack Hadjar (VCARB02/Honda), 1’16,175”; Fernando Alonso (Aston Martin AMR25/Mercedes), 1’16,435”; 7.ª linha: Lance Stroll (Aston Martin AMR25/Mercedes), 1’16,483”; Jack Doohan (Alpine A525/Renault), 1’16,863”; 8.ª linha: Gabriel Bortoletto (Kick Sauber C44/Ferrari), 1’17,520”; Kimi Antonelli (Mercedes W16/Mercedes), 1’16,525’’; 9.ª linha: Nico Hulkenberg (Kick Sauber C45/Ferrari), 1’16,579”; Liam Lawson (Red Bull RB21/Honda), 1’17,094”; 10.ª linha: Esteban Ocon (Haas VF-25/Ferrari), 1’17,147”

Nota – Oliver Bearman (Haas VF-25/Ferrari), autorizado a partir da via das “boxes”

Comandantes sucessivos – Lando Norris, da 1.ª à 43.ª volta; Max Verstappen, na 44.ª e 45.ª volta; Lewis Hamilton, na 46.ª volta; Lando Norris, da 47.ª à 57.ª volta

Volta mais rápida – Lando Norris (McLaren MCL39/Mercedes), 1 volta (5,278 km), em 1’22,167’’ (231,246 km/h)

Vencedor – Lando Norris (McLaren MCL39/Mercedes), 57 voltas (300,846 km), em 1.42’06,304’’ (176,786 km/h)

CLASSIFICAÇÃO

POS. PILOTO CHASSIS MOTOR TEMPO
1.º Lando Norris McLaren MCL39 Mercedes 1.42,06,304”
2.º Max Verstappen Red Bull RB21 Honda a 0,895”
3.º George Russell Mercedes W16 Mercedes a 8,481”
4.º Kimi Antonelli Mercedes W16 Mercedes a 10,135”
5.º Alexander Albon Williams FW47 Mercedes a 12,773”
6.º Lance Stroll Aston Martin AMR25 Mercedes a 17.413”
7.º Nico Hulkenberg Kick Sauber C45 Ferrari a 18,423”
8.º Charles Leclerc Ferrari SF-25 Ferrari a 19,826”
9.º Oscar Piastri McLaren MCL39 Mercedes a 20,448”
10.º Lewis Hamilton Ferrari SF-25 Ferrari a 22,473”
11.º Pierre Gasly Alpine A525 Renault a 26,502”
12.º Yuki Tsunoda VCARB02 Honda a 29,884”
13.º Esteban Ocon Haas VF-25 Ferrari a 33,161”
14.º Oliver Bearman Haas VF-25 Ferrari a 40,351”

CLASSIFICAÇÕES DOS “MUNDIAIS”

PILOTOS – 1.º, Lando Norris, 25 pontos; 2.º, Max Verstappen, 18; 3.º, George Russell, 15; 4.º, Kimi Antonelli, 12; 5.º, Alexander Albon, 10; 6.º, Lance Stroll, 8; 7.º, Nico Hulkenberg, 6; 8.º, Charles Leclerc, 4; 9.º, Oscar Piastri, 2; 10.º, Lewis Hamilton, 1.

CONSTRUTORES – McLaren F1 Team, 27 pontos; 2.º, Mercedes-AMG Petronas F1 Team, 27; 3.º, Oracle Red Bull Racing, 18; 4.º, Atlassian Williams Racing, 10; 5.º, Aston Martin Aramco F1 Team, 8; 6.º, Kick Sauber F1 Team, 6; 7.º, Scuderia Ferrari, 5.

Próxima prova – Heineken Chinese Grand Prix, no Shanghai International Circuit, dia 23 de Março.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *