AUTOMÓVEISComércio & Indústria

ES 90 eléctrico é o novo “crossover” da Volvo

Disponível nas versões Core, Plus ou Ultra, os preços dos ES 90 começam nos 72.945 euros, passam pelos 77.065 euros e chegam aos 85.368 euros.

FAUSTO MONTEIRO GRILO

O número 90 sempre identificou os topo de gama da marca sueca. Desta vez, o número 90 serve para identificar as dimensões de um “sedan” de cinco metros de comprimento, a funcionalidade de “hatchback” de cinco portas, e as cotas de habitabilidade semelhantes às de um “SUV” apesar da cota de altura estar 221 mm abaixo do maior SUV da gama. No entanto, no interior, o espaço para as pernas, cintura, ombros e cabeça, estão muito próximas do já conhecido XC 90.

No que diz respeito a motorizações eléctricas, as rodas posteriores garantem a passagem ao solo dos 245 kW, enquanto as versões de tracção integral podem registar 330 kW (130 na frente + 200 atrás) ou 500 kW (220 na frente + 280 atrás).

Face a outros parâmetros e em termos práticos, o “single motor” regista 6,9 segundos para chegar dos 0-100 km/h, enquanto o “twin motor” precisa de 5,5 segundos, e o “twin motor performance” despacha o registo dos 0-100 km/h em 4,0 segundos.

Com base na plataforma SPA2 já conhecida do EX, o novo ES 90 é apresentado com um visor central de 14,5” que permite visualizar todas as funcionalidades deste modelo, desde a conectividade (Google) ao potencial do mais evoluído e potente computador, até hoje apresentado num Volvo.

De acordo com os suecos, das tecnologias aplicadas ao novo modelo, resultam evidentes ganhos nos carregamentos e autonomias. Nas primeiras será possível adicionar 300 km de autonomia em 00:10 minutos, e alargar a autonomia até aos 700 km mediante ciclo WLTP.

Disponível nas versões Core, Plus ou Ultra, os preços dos ES 90 começam nos 72.945 euros, passam pelos 77.065 euros e chegam aos 85.368 euros.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *