Carlos Matos “militante” do Rali Cidade Termal
Piloto de S. Pedro do Sul escreveu o seu nome pela terceira vez, em quatro possíveis, no livro dourado do Rali Cidade Termal, ao ser o mais rápido na edição deste ano, pontuável para os campeonatos Centro de Ralis e Centro 2RM de Ralis, primeira do Promolafões Rali Cup by Castrol, integrada no Termas Motorfest. André Cabeças amealhou todos os pontos para o campeonato.
carlos.sousa@autolook.pt
Apesar da recuperação efetuada por André Cabeças (Ford Fiesta R5), que venceu tantas especiais como Carlos Matos (Skoda Fabia R5), o piloto da marca checa garantiu a vitória no Rali Cidade Termal, impedindo o seu adversário de repetir o feito na Bairrada e somar a segunda vitória do ano.
A acelerar no seu “quintal” mas “parado” há vários meses, Carlos Matos, navegado por Ricardo Faria, mostrou que tem argumentos mais que suficientes para aumentar a lista de participantes em qualquer campeonato, mas “travado” pelos seus azares profissionais.
“Empurrado” pela legião de entusiastas da “casa” e da região, o piloto de S. Pedro do Sul teve de suar as estopinhas para superar o seu mais direto adversário, gastando 33m03,7s para cumprir as especiais em agenda da quarta edição do Rali Cidade Termal, na frente de André Cabeças e Miguel Castro, com 7,9 segundos de vantagem.
Contudo, o piloto de Cascais, navegado por Miguel Castro e que venceu o Rali Cidade Termal o ano passado, até foi o primeiro a liderar a pauta classificativa aquando da abordagem da primeira passagem por Aqva Termas, mas Carlos Matos, a acelerar no seu “habitat natural”, conseguiu, no segundo compromisso e efetuado já de noite, impor-se e ascender ao primeiro lugar para nunca mais o largar.
A prova viveu um duelo desmedido entre os dois protagonistas, com André Cabeças a aproximar-se e Carlos Matos a voltar a ganhar vantagem, com o primeiro a recuperar tempo precioso ao vencedor nas quatro classificativas do segundo dia, mas insuficiente para travar o triunfo do piloto de S. Pedro do Sul.
Porém, o piloto da viatura da marca oval foi quem colheu a totalidade do número de pontos para o Campeonato Centro de Ralis, uma vez Carlos Matos não está inscrito no campeonato, acabando por regressar a Cascais com o comando reforçado.
Na terceira posição terminaram os irmãos leirienses António Cruz Monteiro e Ana Cruz Monteiro, em Peugeot 208 T16, a 1m18,3s, depois de, logo na primeira prova de classificação do dia, ter desalojado Paulo Carvalheiro e Dércio Carvalheiro, ao volante de um Porsche 991 GT3 Cup, do terceiro lugar, posição que o piloto da viatura da marca alemã ocupava no final do primeiro dia de prova.
JOÃO MARCELINO TRIUNFOU
NAS DUAS RODAS MOTRIZES
A dupla proveniente do Louriçal ocupou a quarta posição, a 1m48,3s dos vencedores, à frente dos regressados aos ralis do Centro, Armando Carvalho e Ana Santos, em Mitsubishi Lancer Evo IX, a 2m23,8s de Carlos Matos e Ricardo Faria, e dos espanhóis Miguel Alonso e Letícia Alvarez Moreira, em viatura idêntica da formação de Vila Nova de Poiares., a 2m26,2s.
João Marcelino, de S. Pedro do Sul e filho de Carlos Matos, que faz equipa com o amarantino Valter Cardoso, conduziu o Renault Clio R3 Maxi ao sétimo lugar, derramando o néctar da vitória alusiva às Duas Rodas Motrizes (2RM), depois de ter comandado a categoria ao longo de toda a prova, secundado por Bruno Almeida e José Costa, em Peugeot 206 RC.
Referência para várias senhoras em prova, na qualidade de navegadoras, pese embora a única formação totalmente feminina que iniciou e terminou a prova seja Daniela Lopes e Sónia Pires. Aos comandos de um Peugeot 206, a piloto de Castelo Branco e a navegadora tiveram a “coragem” de assentar arraiais em S. Pedro do Sul para terminar o Rali Cidade Termal na 28.ª posição, ficando â frente de cinco duplas.
PROMOLAFÕES RALI CUP
BY CASTROL JÁ MEXE E REMEXE
Quando à primeira competição da Promolafões Rali Cup by Castrol, a vitória, à geral, ficou na posse de Carlos Matos e Ricardo Faria (175 euros), André Cabeças e Miguel Castro (125 euros) e António Cruz Monteiro e Ana Cruz Monteiro (75 euros).
Nas viaturas 4×4, o triunfo sorriu a André Cabeças e Miguel Castro (175 euros), seguidos por António Cruz Monteiro e Ana Cruz Monteiro (125 euros) e Armando Carvalho e Ana Santos (75 euros).
Nas 2RM, os primeiros foram João Marcelino e Valter Cardoso (175 euros), com Bruno Almeida e José Costa (125 euros) e José Gomes e Milene Guerreiro (75 euros), em segundo e terceiro lugar, respetivamente.
Finalmente, nas 2RM 1300cc, a dupla Miguel Paião e Maria Félix arrecadaram 175 euros pela vitória, secundados por Renato Correia e Márcio Carvalho, com 125 euros.
Refira-se que uma das principais características desta competição paralela que compreende quatro provas integradas no Campeonato Centro de Ralis e Campeonato Centro d2RM de Ralis (Rali Cidade Termal, Rali Espumante do Dão, Constálica Rallye Vouzela e Viseu e Águeda Rali Travocar) é o uso dos pneus Kumho.
Embora o uso da referida marca de pneumáticos na Promolafões Rali Cup continue a ser livre, garantindo total liberdade aos pilotos na escolha da sua marca. No entanto, aqueles que optarem por adquirir pneus Kumho terão acesso a um desconto direto de 100 euros na inscrição.
Na competição de abertura, foram oito as duplas que optaram por esta proposta, nomeadamente João Araújo/Luís Araújo, João Gago/Carlos Morgado, Fábio Cruz/Gonçalo Cruz, José Gomes/Milene Guerreiro, Daniela Lopes/Sónia Pires, André Pereira/Tiago Rodrigues, Bernardo Maia/Hélder Pinto e Daniel Ferreira/Tiago Silva.
Refira-se que a Promolafões Rali Cup by Castrol será um palco para, esperta-se, boa competição, mas também uma plataforma para dinamizar o desporto motorizado e a economia local. Este é mais um passo no assumido compromisso da Promolafões em valorizar o desporto e as diversas localidades por onde passa.
A Castrol, uma das marcas mais conceituadas a nível mundial no desenvolvimento de lubrificantes de alta performance, sempre se destacou pela histórica ligação ao desporto motorizado em todo o mundo. Também a Travocar, distribuidora oficial da Castrol, tem uma forte ligação à zona centro do país onde decorrerão as quatro provas do troféu.
A próxima prova do Campeonato Centro de Ralis e Campeonato Centro 2RM de Ralis terá lugar nos dias 4 e 5 de abril, com o Rali Terras de Auren organizado pelo Clube Automóvel da Marinha Grande.
FICHA DA PROVA
Prova – Rali Cidade Termal
Data – 15/16 de Março
Organizador – Clube Automóvel de Viseu
Estrutura – 117,25 km divididos por duas secções: São Pedro do Sul – São Pedro do Sul (30,24 km); São Pedro do Sul – São Pedro do Sul (87,01 km)
PC – 6 (1 + 3 + 1 + 1)
Extensão das PC – 54,12 km (11,02 km + 43,10 km)
Percentagem das PC – 46,15 %
Inscritos – 48 (1 P4, 3 P3, 6 P2, 5 P1, 3 X5, 4 X3, 16 X2,10 X1)
Participantes – 44 (1 P4, 3 P3, 6 P2, 5 P1, 2 X5, 3 X3, 15 X2, 9 X1)
Classificados – 34 (1 P4, 3 P3, 6 P2, 4 P1, 2 X5, 3 X3, 8 X2, 7 X1)
Comandantes sucessivos
Absoluto – André Cabeças, na 1.ª PC; Carlos Matos, da 2.ª à 6.ª PC
P4 – João Araújo, da 1.ª à 6.ª PC
P3 – André Cabeças, da 1.ª 6.ª PC
P2 – João Marcelino, da 1.ª à 6.ª PC
P1 – Luís Martins, na 1.ª e 2.ª PC; José Manuel Gomes, da 3.ª à 6.ª PC
X5 – Carlos Matos, da 1.ª à 6.ª PC
X3 – Miguel Alonso, na 1.ª e 2.ª PC; Armando Carvalho, da 3.ª à 6.º PC
X2 – Bruno Pedrosa, na 1.ª PC; Filipe Rodrigues, da 2.ª à 5.ª PC; Bruno Almeida, na 6.ª PC
X1 – Telmo Pedro, na 1.ª PC; David Pereira, na 2.ª e 3.ª PC; Pedro Duarte, da 4.ª à 6.ª PC
VENCEDORES
Absoluto – Carlos Matos/Ricardo Faria (Skoda Fabia R5)
P4 – João Araújo/Luís Araújo (Ford Fiesta N5)
P3 – André Cabeças/Miguel Castro (Ford Fiesta R5)
P2 – João Marcelino/Valter Cardoso (Renault Clio R3 Maxi)
P1 – José Manuel Gomes/Milene Guerreiro (Ford Fiesta R2)
X5 – Carlos Matos/Ricardo Faria (Skoda Fabia R5)
X3 – Armando Carvalho/Ana Santos (Mitsubishi Lancer IX)
X2 – Bruno Almeida/Miguel Costa (Peugeot 206 RC)
X1 – Pedro Duarte/Marisa Matos (Citroën Saxo Cup)
CLASSIFICAÇÃO
POS. | EQUIPA | CARRO | TEMPO |
1.º | Carlos Matos/Ricardo Faria | Skoda Fabia R5 | 33’03,7” |
2.º | André Cabeças/Miguel Castro | Ford Fiesta R5 | a 7,9” |
3.º | António Cruz Monteiro/Ana Cruz Monteiro | Peugeot 208 T16 | a 1’18,3” |
4.º | Paulo Carvalheiro/Décio Carvalheiro | Porsche 991 GT3 Cup | a 1’48,3” |
5.º | Armando Carvalho/Ana Santos | Mitsubishi Lancer IX | a 2’23,8” |
6.º | Miguel Alonso/Leticia Alvarez | Mitsubishi Lancer IX | a 2’26,2” |
7.º | João Marcelino/Valter Cardoso | Renault Clio R3 Maxi | a 2’55,9” |
8.º | João Araújo/Luís Araújo | Ford Fiesta N5 | a 3’15,8” |
9.º | Daniel Ferreira/Tiago Silva | Mitsubishi Carisma GT VI | a 3’37,9” |
10.º | Bruno Almeida/Miguel Costa | Peugeot 206 RC | a 3’43,1” |
OS MAIS RÁPIDOS
1.º | 2.º | 3.º | 4.º | 5.º | 6.º | |
Carlos Matos | 3 | 3 | 0 | 0 | 0 | 0 |
André Cabeças | 3 | 2 | 1 | 0 | 0 | 0 |
Paulo Carvalheiro | 0 | 1 | 0 | 3 | 1 | 1 |
António Cruz Monteiro | 0 | 0 | 5 | 0 | 1 | 0 |
Miguel Alosnso | 0 | 0 | 0 | 1 | 2 | 0 |
Armando Carvalho | 0 | 0 | 0 | 1 | 1 | 1 |
Filipe Rodrigues | 0 | 0 | 0 | 1 | 0 | 0 |
Bruno Pedrosa | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 | 0 |
João Marcelino | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 3 |
Daniel Ferreira | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 |
Bruno Almeida | 0 | 0 | 0 | 0 | 0 | 1 |