Porsche 911 Dakar prosperou fora de estrada…

Pedra, cascalho, areia e neve permitiu a este modelo ser o primeiro desportivo a oferecer excelentes capacidades TT. O motor do modelo é o “boxer” de seis cilindros com 3.0 litros biturbo com 480 cv e 570 Nm de binário. Assim, acelera dos 0-100 km/h em 3,5 segundos e tem a velocidade máxima limitada aos 240 km/h devido aos pneus todo-o-terreno.

(auto.look2010@gmail.com)

O Salão Automóvel de Los Angeles permitiu à Porsche revelar uma variante muito especial do icónico 911: o novo 911 Dakar. Será o primeiro carro desportivo de duas portas a oferecer excelentes capacidades todo-o-terreno.

O nome do modelo é um aceno para a primeira vitória global da Porsche no Rali Paris-Dakar. O triunfo revolucionário veio em 1984 num Porsche 911 modificado – que tinha sido equipado com um sistema de tração às quatro rodas pela primeira vez.

MAIS DE 10.000 QUILÓMETROS DE TESTES TODO-O-TERRENO

Ao testar o carro, os engenheiros de desenvolvimento em torno do General Project Manager Achim Lamparter não se limitaram apenas à utilização intensiva do campo de provas todo-o-terreno em Weissach. De facto, a equipa de desenvolvimento testou o 911 Dakar em todo o mundo, em condições extremas, na faixa de mais de meio milhão de quilómetros, incluindo mais de 10.000 quilómetros off-road.

A pista de ensaio do Château de Lastours no sul de França, por exemplo, foi utilizada para testar o comportamento do carro em percursos típicos de rali e afinar a suspensão. Quilómetro após quilómetro de superfícies soltas realmente põem o Porsche 911 Dakar à prova.

WALTER RÖHRL IMPRESSIONADO

COM O MANUSEAMENTO NA NEVE E NO GELO

O bicampeão mundial de ralis Walter Röhrl não conseguiu naturalmente resistir à oportunidade de colocar o Dakar 911 aos seus ritmos nos extensos campos de ensaio em Arjeplog, na Suécia. O gelo espesso dos lagos gelados oferece aos pilotos de testes Porsche a base ideal para uma superfície de neve compactada fechada de aproximadamente 90% – um cenário mais realista do que a pura camada de gelo.

Com o baixo coeficiente de fricção sobre a neve, tudo girava em torno da precisão da tração e da direção. Mesmo fora da estrada, um Porsche 911 tem de fornecer um feedback preciso. O embaixador da marca Porsche Röhrl ficou entusiasmado.

«O carro é incrivelmente divertido de conduzir. Tudo funciona de forma tão precisa e calma. Nenhum cliente da Porsche acreditará em todas as coisas que pode fazer com este carro antes de o ter conduzido ele próprio», disse o piloto germânico.

PROGRAMA DE TESTES INTENSIVOS

EM DESERTOS ROCHOSOS E ARENOSOS

O novo Dakar 911 também teve de se provar em pistas de areia rápida e dunas altas. No Dubai e em Marrocos, os condutores de testes conduziram impiedosamente o carro desportivo todo-o-terreno em dunas íngremes de 50 metros, com temperaturas de até 45 graus Celsius vezes sem conta.

«O Porsche 911 Dakar ofereceu um desempenho de comando mesmo no deserto. Especialmente aqui, o 911 Dakar pode tirar o máximo partido das suas vantagens conceptuais – a combinação de baixo peso, maior distância ao solo, um potente motor montado na traseira e a curta distância entre eixos fazem uma experiência de condução estimulante. Eu próprio pude experimentá-lo num test-drives no deserto do Sahara», sustentou Frank Moser, vice-presidente da Linha Modelo 911/718.

O Porsche 911 Dakar está equipado com pneus Pirelli Scorpion All Terrain Plus (245/45 ZR 19 à frente e 295/40 ZR20 atrás) com uma banda de rolamento com 9 mm de profundidade. Obviamente que pode comprar os pneus Pirelli PZero para o Verão e Inverno. Mas como opção pois os Scorpion são os pneus de série.

O Porsche 911 Dakar lembra que a casa de Weissach já venceu o Paris-Dakar com o 911 e que os clientes Porsche estão sempre disponíveis para versões “fora da caixa”. Este 911 Dakar custa 264.041 euros e o pacote Rallye Design fica por 26. 937 euros. Em Portugal já pode ser encomendado e, quem o comprar, pode combinar o seu carro com o relógio da Porsche Design denominado “911 Dakar Rallye Design Edition”. Mas só há 2.500 unidades, o que faz dele um modelo colecionável e um investimento que renderá dividendos rapidamente.

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