Maria Luís Gameiro já está a cumprir o sonho
Ao volante de um X-Raid 1000R Turbo da categoria T3.1, a piloto, que faz equipa com José Marques, completou os primeiros quilómetros daquilo que poderia ter sido uma utopia, mas não o é, concluindo o Prólogo que marcou o arranque do Dakar em Bisha, na Arábia Saudita.
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Começou a grande aventura para Maria Luís Gameiro e José Marques, dupla portuguesa que iniciou hoje o rali mais duro do mundo. Foram os primeiros 29 km contra o cronómetro, de uma prova que conta com mais de 5000 km, divididos em 12 desafiantes etapas, que colocarão à prova pilotos, navegadores e máquinas.
Maria Luís Gameiro, a primeira portuguesa a competir no Dakar em 15 anos, voltou aos comandos do X-Raid 1000R Turbo da categoria T3.1, que tão boas sensações deixara na Baja Jeddah, na Arábia Saudita, onde conseguiu um lugar no “top 10”.
Depois de uma primeira amostra entusiasmante, é agora tempo de enfrentar a grande prova, o Dakar, um sonho que se torna realidade. Nas próximas duas semanas a piloto lusa e o seu navegador vão tentar chegar ao fim de todas as especiais, tentando sempre ser o mais competitivo possível.
O arranque não foi propriamente fácil para Maria Luís Gameiro, ainda a recuperar de uma constipação que a afetou bastante e que trouxe dificuldades extra a nível físico nestes primeiros dias. Assim, os quilómetros inaugurais do Dakar foram de gestão e de descoberta. Mas as primeiras indicações voltaram a ser positivas, rubricando o 31.º tempo da sua categoria, mesmo usando uma toada cautelosa, sem exageros.
No final do Prólogo, Maria Luís Gameiro estava satisfeita com o resultado obtido e entusiasmada para o que se segue: «Estou muito feliz por ter disputado a minha primeira etapa do Dakar. O sonho torna-se enfim realidade e as primeiras sensações são boas. Apesar de ainda estar a recuperar de uma constipação que me afetou sobremaneira, tornando os últimos dias muito difíceis, consegui um resultado positivo no Prólogo, ficando à porta do top 30», afirmou a piloto.
«Diverti-me, consegui adotar um bom ritmo e senti que não estava a correr riscos. Devo destacar que o Prólogo era bastante rápido, prova disso é o facto de ter demorado pouco mais de 20 minutos para cumprir menos de 30 quilómetros, com um carro limitado a 135 km/h de velocidade máxima. A máquina continua a dar bons sinais e a dar agradáveis surpresas. Amanhã, teremos uma especial de 400 km que vai exigir perícia e, seguramente, muita inteligência», acrescentou.
A Etapa 1 do Dakar 2025 começa e termina em Bisha, com 413 km contra o cronómetro mais 83 km de ligações. Os competidores enfrentarão vários tipos de superfícies, exceto areia, exigindo ajustes constantes de velocidade, especialmente em áreas com pedras e rochas. No meio do percurso, os navegadores terão que usar toda a sua capacidade e experiência para sair de um labirinto de pistas. Atenção e sangue-frio serão fundamentais.