DAKAR

Dakar dissimulado num “tabuleiro de xadrez”

O prólogo de hoje do Dakar, na Arábia Saudita, serviu apenas para “aquecer” e dar o tiro de partida da 47.ª edição da competição da francesa Amaury Sport Organisation (ASO) que promete ser um “osso duro de roer”…

PEDRO RORIZ E CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt)

A grande aventura começou às priemiras horas de hoje, em redor de Bisha, na Arábia Saudita. Os primeiros 29 km seletivos do Dakar permitiram a Daniel Sanders (KTM), nas motos, Henk Lategan/Grett Cummings (Toyota Hilux Overdrive), nos automóveis, Corbin Leaverton/Taye Perry (Taurus T3 Max), nos “Challenger”, Brock Heger/Max Eddy (Polaris RZR R Sport), nos SSV, e Mitchel van den Brink/Jarno van de Pol/Moises Torrallardona (Iveco Powerstar), nos camiões, serem os primeiros comandantes das respetivas categorias.

Num traçado curto, onde nada se ganha, face ao que há para percorrer, e tudo pode ser perdido, se se cometer um erro, apetece dizer que os candidatos ao trunfo optaram por um andamento “moderado” para evitarem riscos.

Um cenário que fez com que apareçam nas primeiras posições nomes que, com o andar da prova, irão descer na classificação, a menos que sejam uma das surpresas do ano.

Nas motos, o mais rápido foi o australiano Daniel Sanders (KTM), à frente do botsuano Ross Branch (Hero), apostado em dar à marca indiana a primeira vitória na prova, e do jovem espanhol Edgar Canet (KTM), uma das esperanças da marca austríaca, mas que com o passar dos dias irá pagando a sua inexperiência.

Vencedor o ano passado, o americano Richy Brabec (Honda) começou com o quarto tempo, o que lhe vai permitir, amanhã, sábado, guiar-se pelas marcas deixadas por aqueles que o antecedem.

HENK LATEGAN IMPÔS-SE NOS AUTOMÓVEIS

O sul-africano Henk Lategan (Toyota Hilux IMT Evo) impôs-se nos carros ao bater pela diferença mínima o sueco Mattias Ekström (Ford Raptor), com o qatari Nasser Al-Attiyah (Dacia Sandriders), um dos mais sérios candidatos à vitória final se o carro não acusar problemas de juventude na estreia na prova, completou o lote dos três primeiros.

Nos “Challenger”, o melhor tempo pertenceu ao americano Corbin Leaverton (Taurus T3 Max), com o português Gonçalo Guerreiro (Taurus T3 Max), navegado pelo brasileiro Cadu Sachs, a registar o segundo tempo, naquele que foi o melhor resultado dos pilotos lusos, à frente do argentino Nicolas Cavigliasso (Taurus T3 Max).

O americano Brock Heger (Polaris RZR Pro R Sport) foi o mais rápido nos “SSV”, à frente do argentino Jeremias Gonzalez Ferioli (BRP CAN-AM Maverick R), do francês Xavier de Soultrait (Polatis RZR Pro R Sport) e da americana Sara Price (BRP CAN-AM Maverick R), com os dois últimos a fazerem o mesmo tempo.

Finalmente, nos camiões vitória do neerlandês Mitchek van den Brink (Iveco Powerstar) que bateu o lituano Vaidotas Zala (Iveco Powerstar), navegador pelo português Paulo Fiúza, por sete segundos, com o checo Martin Macik (MM Technology Powerstar) a completar o pódio provisório.

No que diz respeito aos portugueses, nas motos o mais rápido foi o luso-alemão Sebastian Bühler (hero, que falhou o “top ten” por oito segundos, com os restantes pilotos colocarem-se na primeira metade da tabela.

Nos automóveis, João Ferreira (Mini JCW Rally 3.0D) começou com um prometedor quinto lugar, a 26 segundos do vencedor, o que é um bom indicador para o que está para vir.

Para além de Gonçalo Guerreiro, os portugueses estiveram em evidência nos “Challenger”, com Ricardo Porém (MPP Rally Raid) e Luís Portela Morais (Grallyteam OT3) a fecharem o lote dos 10 primeiros.

Tal como sucedeu nos “Challenger”, os portugueses estiveram em evidência nos “SSV”, com João Monteiro (BRP CAN-AM Maverick R) a registar o sexto tempo, enquanto Alexandre Pinto (BRP CAN-AM Maverick XRS Turbo RR) e João Dias (BRP CAN-AM Maverick XRS Turbo RR) falharam a entrada no “top ten” por cinco e 15 segundos, respetivamente.

Amanhã, a competição começa a “sério”, com um Setor Seletivo de 413 km, com a caravana a permanecer em Bisha, onde voltará depois de uma tirada que tem um piso variado, com uma zona no meio do percurso que vai exigir muita a atenção aos navegadores face aos inúmeros cruzamentos, com pistas ocasionais.

CLASSIFICAÇÕES

MOTOS

1.º Daniel Sanders (KTM), 16m51m

2.º Ross Branch (Hero), a 12s

3.º Edgar Canet (KTM), a 12s

4.º Ricky Brabec (Honda), a 18s

5.º Tosha Scharena (Honda), a 25s

6.º Pablo Quintanilla (Honda), a 27s

7.º Luciano Benavides (KTM), a 40s

8.º Adrien van Beveren (Honda), a 41s

9.º Michael Docherty (KTM), a 47s

10.º Skyler Howes (Honda), a 52s

11.º Sebastian Bühler (Hero), a 1m00s

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17.º Rui Gonçalves (Sherco), a 1s26s

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25.º António Maio (Yamaha), a 1m47s

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32.º Bruno Santos (Husqvarna), a 2m30s

AUTOMÓVEIS

1.º Henk Lategan/Brett Cummings (Toyota Hilux IMT EVO), 15m28m

2.º Mattias Ekström/Emil Bergkvist (Ford Raptor), a 1s

3.º Nasser Al-Attiyah/Edouard Boulanger (Dacia Sandriders), a 20s

4.º Rokas Baciuska/Oriol Mena (Toyota Hilux Overdrive), a 21s

5.º João Ferreira/Filipe Palmeiro (Mini JCW Rally 3.0D), a 26s

6.º Brian Baragwanath/Leonard Cremer (Century CR7), a 30s

7.º Sébastien Loeb/Fabian Lurquin (Dacia Sandriders), a 33s

8.º Lucas Moraes/Armand Monleon (Toyota GR DKR Hilux), a 35s

9.º Nani Roma/Alex Haro (Ford Raptor), a 35s

10.º Saaood Variawa/François Cazalet (Toyota Hilux IMT Evo), a 41s

“CHALLENGER”

1.º Corbin Leaverton/Taye Perry (Taurus T3 Max), 17m17m

2.º Gonçalo Guerreiro/Cadu Sachs (Taurus T3 Max), a 4s

3.º Nicolas Cavigliasso/Valentina Pertegarini (Taurus T3 Max), a 11s

4.º Dania Akeel/Stéphane Duple (Taurus T3 Max), a 19s

5.º Yasir Seaidan/Michael Metge (Taurus T3 Max), a 19s

6.º Paul Spierings/Jan Pieter van der Stelt (Taurus T3 Max), a 21s

7.º David Zille/Sebastian Cesana (Taurus T3 Max), a 24s

8.º Khalifa Al-Attiya/Bruno Jacomy (Taurus T3 Max), a 29s

9.º Ricardo Porém/Nuno Sousa (MMP Rally Raid), a 30s

10.º Luís Portela Morais/David Megre (Grallyteam OT3), a 33s

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14.º Rui Carneiro/Ola Floene (Grallyteam OT3), a 50s

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30.º Pedro Gonçalves/Hugo Magalhães (X-Raid YZX 1000R), a 2m55s

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32.º Maria Gameiro/José Marques (X-Raid Fenic), a 3m04s

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52.º Mário Franco/Rui Franco (X-Raid YZX 1000), a 49m19s

“SSV”

1.º Brock Heger/Max Eddy (Polaris RZR Pro R Sport, 17m’40s

2.º Jeremias Gonzalez Ferioli/Pedro Gonzalo Rinaldi (BRP CAN-AM Maverick R), a 19s

3.º Xavier de Soultrait/Martin Bonnet (Polaris RZR Pro R Sport), a 25s

3.º Sara Price/Sean Berriman (BRP CAN-AM Maverick R), a 25s

5.º Francisco Lopez Contardo/Juan Pablo Latrach (BRP CAN-AM Maverick R), a 39s

6.º João Monteiro/Nuno Morais (BRP CAN-AM Maverick R), a 44s

7.º Fernando Alvarez Castellano/Xavier Panseri (BRP CAN-AM Maverick R), a 47s

8.º Manuel Andujar/Bernardo Graue (BRP CAN-AM Maverick R), 59s

9.º Jerome de Sadeleer/Diego Ortega Gil (BRP CAN-AM Maverick XRS Turbo RR), a 1m04s

10.º Florent Vayssade/Nicolas Rey (Polaris RZR Pro R Sport), a 1m06s

11.º, Alexandre Pinto/Bernardo Sousa (BRP CAN-AM Maverick XRS Turbo RR), a 1m11s

12.º João Dias/Gonçalo Reis (BRP CAN-AM Maverick XRS Turbo RR), a 1m21s

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18.º Carlos Vento/Jorge Brandão (BRP CAN-AM Maverick XRS Turbo RR), a 2m16s

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20.º Enrico Gaspari/Fausto Mota (Polaris RZR Pro R Sport), a 2m21s

CAMIÕES

1.º Mitchel van den Brink/Jarno van de Pol/Moises Torrallardona (Iveco Powerstar), 18m03m

2.º Vaidotas Zala/Paulo Fiúza/Max van Grol (Iveco Powerstar), a 7s

3.º Martin Macik/Frantisek Tomasek/David Svanda (MM Technology Powerstar), a 23s

4.º Martin Soltys/Vlastimil Miksch/Tomas Sikola (Tatra Buggyra Evo3), a 23s

5.º Kees Koolen/Wouter de Graaff/Daniel Kozlovsky (MM Techonology Powerstar), a 35s

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