Leclerc superou dupla da McLaren na Austrália
Charles Leclerc foi o mais rápido no segundo treino livre para o Grande Prémio da Austrália, etapa de abertura da temporada 2025 da Fórmula 1, que acontece neste fim de semana no circuito do Albert Park, em Melbourne.
PEDRO RORIZ E CARLOA SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt)

O Albert Park Circuit, em Melbourne, foi palco do primeiro confronto da temporada de 2025, depois dos dias de testes no Bahrain, pelo que havia a curiosidade de ver se as indicações deixadas eram confirmadas no traçado australiano.
O inglês Lando Norris (McLaren/Mercedes) foi o mais rápido na sessão de abertura, à frente do espanhol Carlos Sainz (Williams/Mercedes), que confirmou as boas indicações deixadas nos testes de pré-temporada, do monegasco Charles Leclerc (Ferrari), batido pelo seu anterior colega de equipa, e pelo australiano Oscar Piastri (McLaren/Mercedes) numa confirmação da eficácia dos carros da equipa de Woking, já patente nos testes.
O dia começou mal para o inglês Oliver Bearman (Hass/Ferrari) que bateu, forte, a meio da sessão, o que levou à sua interrupção, com os estragos a serem significativos, o que levou a que nem tivesse saído para a pista na segunda, por os mecânicos não terem tido tempo de reparar os estragos.

Contudo, acabaria por ser Charles Leclerc a registar o melhor tempo do dia, à frente dos dois pilotos da McLaren, com o australiano a levar a melhor sobre o inglês. O japonês Yuki Tsunoda (VCAR/Honda) registou um surpreendente quarto tempo, à frente do inglês Lewis Hamilton (Ferrari), 12.º na sessão de abertura, e do francês Isack Hadjar (VCAR/Honda).
A Ferrari e McLaren perfilaram-se como potenciais candidatos ao triunfo na corrida de abertura e com a VCAR a surpreender, ficando de saber se confirma as boas indicações ao longo do fim-de-semana.
O campeão do mundo, o neerlandês Max Verstappen (Red Bull/Honda), não foi além do sexto tempo, no final, do dia, confirmando as dificuldades que a Red Bull tinha demonstrado no Bahrain.
Tempos dos treinos
PILOTO | CHASSIS | MOTOR | TREINO 1 | TREINO 2 |
Charles Leclerc | Ferrari SF-25 | Ferrari | 1’17,461” | 1’16,439” |
Oscar Piastri | McLaren MCL39 | Mercedes | 1’17,670” | 1’16,563” |
Lando Norris | McLaren MCL39 | Mercedes | 1’17,252” | 1’16,580” |
Yuki Tsunoda | VCARB02 | Honda | 1’18,061” | 1’16,784” |
Lewis Hamilton | Ferrari SF-25 | Ferrari | 1’18,071” | 1’16,859” |
Isack Hadjar | VCARB02 | Honda | 1’17,847” | 1’17,019” |
Max Verstappen | Red Bull RB21 | Honda | 1’17,696” | 1’17,063” |
Nico Hulkenberg | Kick Sauber C45 | Ferrari | 1’18,586” | 1’17,161” |
Lance Stroll | Aston Martin AMR25 | Mercedes | 1’18,057” | 1’17,279” |
George Russell | Mercedes W16 | Mercedes | 1’17,716” | 1’17,282” |
Alexander Albon | Williams FW47 | Mercedes | 1’17,713” | 1’17,302” |
Carlos Sainz | Williams FW47 | Mercedes | 1’17,401” | 1’17,302” |
Fernando Alonso | Aston Martin AMR25 | Mercedes | 1’17,736” | 1’17,330” |
Jack Doohan | Alpine A525 | Renault | 1’18,232” | 1’17,394” |
Pierre Gasly | Alpine A525 | Renault | 1’18,505” | 1’17,493” |
Kimi Antonelli | Mercedes W16 | Mercedes | 1’18,390” | 1’17,634” |
Liam Lawson | Red Bull RB21 | Honda | 1’18,455” | 1’17,640” |
Gabriel Bortoleto | Kick Sauber C45 | Ferrari | 1’18,438” | 1’17,847” |
Esteban Ocon | Haas VF-25 | Ferrari | 1’19,139” | 1’18,034” |
Oliver Bearman | Haas VF-25 | Ferrari | 1’19,312” | sem tempo |