João Ferreira com arranque positivo no Dakar
Para primeiro dia não se podia pedir melhor. João Ferreira e Filipe Palmeiro garantiram o quinto melhor tempo do Prólogo do Dakar Rally 2025.
carlos.sousa@autolook.pt
Ao volante do Mini John Cooper Works 3.0d da X-Raid e movido a combustível 100% renovável da Repsol Portugal, o piloto de Leiria conseguiu intrometer-se entre os diversos candidatos à vitória da prova, garantindo uma boa posição de partida para a longa etapa de amanhã que volta a ter início e final do Start Camp, em Bisha.
«Foi um prólogo muito rápido e com uma navegação complicada. É o Dakar. O Filipe esteve muito bem e conseguimos ser rápidos. O grande objetivo era fugir aos problemas e não cometer erros e esse objetivo foi cumprido. Este sábado enfrentamos uma etapa muito longa e a nossa posição de partida deixa-nos confortáveis para este arranque. Estes primeiros dias vão ser desafiadores e, por isso, vai ser importante estarmos tranquilos», afirmou confiante o jovem piloto de Leiria.
A etapa deste sábado terá como grande tarefa para os pilotos a adaptação aos diversos tipos de terreno. Com exceção feita à areia, os participantes correrão em todos os tipos de superfícies, exigindo que ajustem a sua velocidade regularmente, especialmente quando as rochas e as pedras aparecem no seu caminho.
A meio da tirada, os navegadores terão de usar as suas capacidades de raciocínio para encontrar o caminho para sair de um labirinto de trilhos, onde o trabalho mental e nervos de aço serão fundamentais.