“Espumante do Dão” com segurança no asfalto
Antes de uma classificativa, existem inúmeros carros que passam para assegurar a segurança e regularidade dos troços, entre eles as denominadas viaturas “0”, “00” e “000”. Fique a saber quem os conduzem e os seus navegadores…
CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt)

O Rali Espumante do Dão, à semelhança de todas as outras provas, definiu as duplas para os denominados carros de segurança, também amplamente conhecidos por zeros. Trata-se de um procedimento que tem como objetivo de chamar a atenção do público para o aparecimento das viaturas de competição.
Aliás, antes de uma classificativa, há várias viaturas que passam para assegurar a segurança e regularidade dos troços. Depois do encerramento das estradas, a primeira viatura a passar é a da PSP ou GNR – em Carregal do Sal é a GNR – a fim de verificar se os postos de trânsito e de segurança estão em posicionamento.
Depois segue-se a viatura da cronometragem que procede à preparação final da cronometragem, bem como outras viaturas, uma das quais que leva uma mensagem sonora para o público, alertando para o facto de o rali estar prestes a começar, passando também indicações de segurança, bem como da própria organização e da estrutura federativa.

Dos carros zero, o primeiro a passar é o “000”, 30 minutos antes de começar o rali para verificar trajetórias e se as pessoas estão em segurança. O “00” passa 20 minutos antes do primeiro concorrente. Trata-se de um segundo alerta para a organização, de forma a saber se as pessoas estão bem posicionadas.
Finalmente, o “0” passa 10 minutos antes do primeiro concorrente e dá o “OK” final à organização. Este veículo já passa com alguma velocidade, até por se tratar de uma viatura de ralis, que informa se está tudo a postos e, se houver alguma anomalia, é resolvida no imediato.
No Rali Espumante do Dão, organizado pelo Clube Automóvel de Viseu, promovido pela Promolafões, com o apoio do Município de Carregal do Sal, o carro “000” terá Sandra Campos como piloto e Rafaela Matos como navegadora num Mercedes-Benz GLC Coupe.

O “00” é tripulado por Filipe Madureira, um piloto sobejamente conhecido, com vários anos de atividade, e que terá Cristina Silva, a sua esposa, também piloto e cirurgiã, no banco direito de um Toyota Yaris Cross cedido pela Caetano Toyota, em Vila Nova de Gaia.
Finalmente, a viatura “0”, um Mitsubishi Mirage Proto/Evo, é pilotado por Fernando Silva, navegado pelo experiente José Janela, que tem por missão andar um pouco mais rápido. Trata-se de uma viatura da marca nipónica dos três diamantes, com a qual André Cabeças destacou-se nos ralis, então preparado pela equipa Pardal Sport e assistência da Shore Rally. Uma viatura construída com base num chassis evoluído, motor grupo A desenvolvido em Portugal e caixa sequencial de 6 velocidades.

