Edoardo Mortara no topo na Cidade do Cabo
É a primeira vez, na 9.ª temporada, que um dos carros da Maserati lidera uma sessão, apesar da equipa surgir bastante audaz nos testes de pré-temporada. O português António Félix da Costa foi o quarto mais rápido.
PEDRO RORIZ (auto.look2010@gmail.com)
Quando, ao fim de sete minutos da primeira sessão de treinos livres, o suíço Sébastien Buemi (Envision) bateu com força no muro, danificando o lado direito do monolugar, o que obrigou à interrupção da sessão, o tempo levado para retirar o carro do local levou a direcção de prova a prolongar por mais 10 minutos a sessão.
Uma segunda bandeira vermelha seria mostrada, quando o sul-africano Kelvin Van Der Linde (Cupra) ficou parado na pista – ao que tudo indica com uma avaria que fazia com que a energia chegasse aos eixos –, mas essa paragem foi mais curta e não houve novo acrescento de tempo.
Com os tempos a baixarem a cada passagem pela meta, fruto da “limpeza” da pista que os carros iam fazendo, acabou por ser Edoardo Mortara (Maserati) a fechar a sessão com o melhor tempo. O suíço ficou à frente do inglês Sam Bird (Jaguar), do francês Sacha Fenestraz (Nissan), que, na última volta, desalojou o português António Félix da Costa (Porsche) do terceiro lugar, beneficiando do facto de rodar atrás do piloto da marca alemã.
O alemão Pascal Wehrlein (Porsche), que comanda o campeonato, não foi além do 11.º tempo, enquanto o inglês Jake Dennis (Andretti), o seu mais directo perseguidor antes da corrida sul-africana, fez ainda pior, ao ser 15.º
Melhores tempos – Edoardo Mortara (Maserari), 1’09,700”; Sam Bird (Jaguar), 1’09,858”; Sacha Fenestraz (Nissan), 1’09,887”; António Félix da Costa (Porsche), 1’09,994”; Dan Ticktum (Nio), 1’10,021”; René Rast (McLaren), 1’10,138”; Max Gunther (Maserati), 1’10,139”; Sérgio Sette Câmara (Nio), 1’10,179””; Norman Nato (Nissan), 1’10,199”; Mitch Evans (Jaguar), 1’10,375”. Treinaram mais 12 pilotos.