António Maio oficial(izado) no sexto Dakar
Aos comandos de uma WR450F Rally, com o número 30, o piloto e major da GNR prepara-se para alinhar na prova rainha do todo-o-terreno mundial com o apoio da Franco Sport que proporciona todas as condições logísticas necessárias para os desafios na Arábia Saudita.
carlos.sousa@autolook.pt
O piloto António Maio já fez as verificações para o Rally Dakar que se realizaram esta quinta-feira em Bisha e está preparado para o início da corrida que arranca esta sexta-feira com um prólogo de 29 km. O português parte para este Rally Dakar com o dorsal número 30 e já ultimou os detalhes para poder estar na sua melhor forma e conseguir alcançar as metas definidas para esta edição da prova rainha do todo-o-terreno mundial.
«Hoje foi o dia em que realizámos as verificações técnicas e administrativas da prova. Estivemos a tratar de toda a documentação da mota e a rever as questões de segurança. Amanhã vamos cumprir o prólogo, uma curta especial de apenas 29 km que pretende atribuir posições para a partida para a primeira etapa», sustentou o piloto e major da GNR.
«Estamos todos prontos para dar início a mais um Dakar e mais uma vez vou dar o meu melhor para alcançar um bom resultado. Sinto que estou bem preparado e que posso fazer uma boa corrida», acrescentou António Maio que tem sido regularmente o melhor ou um dos melhores entre os que não são pilotos profissionais.
O piloto da Yamaha está muito motivado para mais uma participação na prova rainha do todo-o-terreno mundial que vai contar uma vez mais com uma lista de inscritos muito competitiva onde vão marcar presença alguns dos nomes mais sonantes da modalidade como são Ross Branch, Daniel Sanders, Pablo Quintanilla, Adrien Van Beveren ou Skyler Howes.
A 47.ª edição do Rally Dakar arranca esta sexta-feira, com o prólogo de 29 km, com partida e chegada a Bisha. Do percurso fazem parte largas pistas de terra e cascalho intercaladas com seções técnicas.
Refira-se que o Rally Dakar 2025 disputa-se de 3 e 17 de janeiro. O percurso de quase 8.000 quilómetros de Bisha a Shubaytah compreende um prólogo e 12 etapas, sendo que mais de 5.000 km serão disputados ao cronometro.
Pela frente são 14 dias da mais pura adrenalina, incluindo uma etapa crono de 48 horas. O dia de descanso será a 10 de janeiro, em Hail, e terá lugar entre a 5.ª e a 6.ª etapa.
Na segunda semana, Shubaytah brilhará ao longe como um farol aguardando pelos participantes que conseguirem domar as dunas do EmptyQuarter. O pódio está à espera dos que conseguirem terminar no dia 17 de janeiro.