DAKAR

Santag Racing em estreia no Rali Dakar 2025

A aventura começa esta sexta-feira, na Arábia Saudita, com a dupla lusitana formada por João Dias e Gonçalo Reis. O primeiro objetivo será terminar todos os dias, com uma estratégia que seja capaz de nos levar até ao pódio final no dia 17 de janeiro.

carlos.sousa@autolook.pt

A 47.ª edição do Rali Dakar de todo-o-terreno, que se realiza na Arábia Saudita, a partir desta sexta-feira, 3 de janeiro e até dia 17 de janeiro, vai contar com a estreia do piloto português João Dias, que terá como navegador Gonçalo Reis.

A dupla portuguesa vai alinhar na prova com uma viatura da categoria SSV T4, preparado pela Santag Racing, que faz também a estreia como equipa naquela que é considerada a prova rainha do Todo-o-Terreno mundial.

«É para nós uma enorme satisfação estar aqui e trazer o João Dias e o Gonçalo Reis para esta edição do Dakar», sublinha David Vieira, manager da Santag Racing, que realça o facto de esta estreia ser «mais um passo» naquilo que tem sido o projeto de crescimento que a equipa tem feito enquanto estrutura de apoio a pilotos no Todo-o-Terreno.

João Dias, campeão nacional e europeu T3 com as cores da Santag Racing, esteve no Dakar em 2023 mas no camião de assistência mecânica da X-Raid: «Dizem que quem vem, ou se apaixona e volta, ou odeia e nunca mais quer ouvir falar». «Estou de volta, porque este é um sonho por realizar» disse o piloto.

João Dias, que terá a companhia de Gonçalo Reis, navegador que já tem experiência na prova e que acompanhou o piloto nas últimas corridas, na Jordânia e no Dubai, está preparado para esta longa aventura.

Questionado sobre o enorme desafio que tem pela frente, João Dias não hesita na resposta: «O Dakar é a prova rainha, é chegar ao topo. Queremos terminar e só pensamos em chegar ao fim de cada etapa, dia-a-dia. Sabemos que a corrida é muito dura logo na primeira semana, com etapas maratona e sem assistência, e queremos sobreviver nessa fase para depois tentar algo marcante e que nos orgulhe a todos», sustentou.

David Vieira realça as muitas qualidades do piloto, em quem confia para fazer um bom Dakar: «O primeiro objetivo será terminar todos os dias, com uma estratégia que seja capaz de nos levar até ao pódio final no dia 17 de janeiro», destaca.

A 47.ª edição do Rali Dakar de todo-o-terreno, que se realiza na Arábia Saudita, promete ser, segundo a organização, «a mais dura» de sempre. Os pilotos têm pela frente cerca de 7.700 quilómetros de percurso, 5.100 deles serão disputados ao cronómetro, que começa a contar já esta sexta-feira, 3 de janeiro, com um prólogo em Bisha.

Seguem-se 12 especiais de classificação que vão levar os pilotos por entre as areias do deserto saudita até Shubaytah, onde no dia 17 de janeiro se fará a consagração dos vencedores, mas também de todos aqueles que ousaram fazer este enorme desafio.

«Queremos concluir todos os dias. É o nosso foco», dizem David Vieira e João Dias, ao lado do Can Am com o número 424 já depois do último teste ao carro e concluídas as verificações técnicas.

A Santag Racing leva três mecânicos, dois camiões e um carro de assistência rápida para garantir o melhor apoio a João Dias e Gonçalo Reis e ao carro que vão pilotar neste Dakar de 2025.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *